O Que é Percepção de Risco?

A percepção de risco deve ser trabalhada no ambiente de trabalho com o objetivo de prevenir evitar possíveis acidentes.

A segurança no trabalho é algo essencial para o bom funcionamento de uma empresa. Diversos fatores podem gerar acidentes de trabalho, como instalações mal higienizadas, falta de equipamentos de proteção adequados, falta de conhecimento por parte do trabalhador, entre outros.

E a percepção destes riscos é algo fundamental para manter a segurança dos funcionários no local de trabalho. O treinamento dos funcionários é o que deve ser feito para que a percepção de riscos no ambiente possa acontecer de maneira natural.

Através da educação para a segurança, a percepção de riscos é desenvolvida e aprimorada nos trabalhadores e gestores, ampliando a segurança de trabalho no local e melhorando o desempenho de toda a equipe. Ela atua na causa dos acontecimentos, ou seja, o porquê de um acidente acontecer. As consequências do ocorrido são retratadas pela percepção de riscos e a educação de segurança no trabalho.

Veja Também: Barreiras Mais Comuns Para Implantar a Cultura de Segurança

O que é percepção de risco

Como trabalhar a percepção de risco

Para que a percepção de risco possa ser consolidada no pensamento dos funcionários, deve-se, primeiramente, analisar e conhecer todas as ameaças que o ambiente de trabalho pode oferecer. Tomar atitudes de risco e suas consequências devem ser tópicos de estudo para a segurança trabalhista.

A importância das consequências destas ações de risco deve ter um peso maior do que realizar a atitude em si, equilibrando a consciência e a segurança em momentos onde uma decisão de risco deveria ser tomada.

Isso serve para que o estado de atenção seja ampliado e controlado pelo empregado. Ele garante a principal maneira de evitar situações de risco para a segurança. Se o psicológico do empregado estiver abalado por qualquer motivo, provavelmente o seu estado de atenção será drasticamente reduzido. Para evitar isso, é necessário que os gestores proporcionem recursos e estratégias para melhorar este ponto do trabalhador.

Veja Também: APR – Análise Preliminar de Risco

Fatores de risco

Os fatores que podem piorar o estado de atenção do trabalhador e, por consequência, diminuir a segurança no local de trabalho são a desatenção, descumprimento de um procedimento de segurança ou importante para o processo, falta de cuidado, soluções práticas e inseguras para eventuais problemas e principalmente a retirada de equipamentos de proteção em locais proibidos.

Estes fatores podem ser evitados com educação de segurança trabalhista. Ensinar um funcionário que a sua luva de segurança ao manipular materiais nocivos pode assegurar que ele tenha outras chances de andar de mãos dadas com seus filhos ao passear no parque, por exemplo, garante com que o valor de segurança oferecido pelos equipamentos de segurança seja maior do que o conforto momentâneo ao retirar a luva ou qualquer outro item de segurança ao realizar tarefas inseguras.

A obrigação de educar os funcionários para este tipo de situação é da empresa, e o líder é fundamental para que estes valores sejam assimilados. Ele deve ser o exemplo para seus funcionários, sempre respeitando as normas de proteção.

Veja Também: O papel do RH e Gestores com a Segurança do Trabalho

A autoconfiança é um fator importante para os empregados, pois garante com que façam o trabalho seguros de si mesmo, mas também pode ser a causa de acidentes, pois pessoas muito seguras de si tendem a realizar tarefas com menos proteção, já que aparentemente são tão experientes que não precisam dos equipamentos. É dever do líder e da empresa mudar este pensamento.

Autor

Rafael Lobo

Fundador e sócio-diretor na Conceito Zen, Bombeiro Civil com aperfeiçoamento em Segurança do Trabalho, Técnico em Massoterapia e vencedor do Prêmio Reconhecimento Senac, atua desde 2008 com palestras e atividades voltadas para SIPAT e Qualidade de Vida no Trabalho.

Comentários

  1. Leonicio :

    Sempre é bom nós estarmos atentos às segurança no local de trabalho. A percepção nos ajuda muito nesse requisito de segurança.

    • Rafael Lobo :

      Olá Leonicio.

      Concordo contigo. Que bom que gostou do conteúdo.

      Abraços,
      Rafael

  2. Willis Correia de Lima :

    Boa tarde!
    Excelente artigo na área de Gestão de Riscos. Costumo dizer que a Percepção de Riscos é uma visão além do alcance! Fala muito conhecida dos Thundercats quando seu líder acionava a espada de Thadera. Parabéns!

    • Rafael Lobo :

      Olá Willis.
      Fico feliz que tenha gostado do conteúdo. Adorei a referência rs

      Abraços,
      Rafael

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado – Campos obrigatórios estão marcados com *

O Que é Percepção de Risco na Segurança do Trabalho?