O que é o Programa 5S?

O programa 5S é de extrema importância para empresas que querem promover um ambiente de trabalho muito mais organizado.

Se você trabalha em uma empresa e não está satisfeito com os rumos que a produção tem tomado, talvez aplicar o programa 5S seja uma solução. Com ele o ambiente ficará mais organizado, assim como os colaboradores poderão entender melhor quais as suas funções especificas.

Aqui explicaremos tudo sobre o sistema 5S que tem sido aplicado nas maiores empresas da Ásia e que pode nos ensinar muito sobre organização no ambiente de trabalho. Confira!

O que é programa 5s?

Desenvolvido primeiramente no oriente, principalmente no Japão, o programa 5S consiste em uma metodologia que busca a manutenção da ordem e organização no local de trabalho. Define-se ainda técnicas voltadas para a disciplina no ambiente de trabalho. É considerado um programa de qualidade, mesmo assim existe algumas questões contrárias a sua aplicação.

Explicação do programa 5S

Vantagens do programa 5s

A maior vantagem do programa 5S que a empresa terá envolve a cultura da disciplina por parte do quadro de funcionários. O desenvolver do programa, o japonês Hiroyuki Hirano, recomenda que o local de trabalho seja fotografado antes e depois da aplicação do 5S. Além das mudanças físicas, as relações comportamentais também irão ganhar com isso.

Desvantagens do programa 5s

Uma das principais desvantagens do programa 5S é a aceitação por parte dos colaboradores, já que o 5S busca incessantemente a qualidade. Caso os funcionários não eliminem tudo o que é desnecessário logo no primeiro “S”, o ambiente ficará sobrecarregado e dificultará ainda mais a aplicação. Para acabar com esses problemas, os líderes da empresa devem se engajar no programa. Também é preciso que o 5S possua um coordenador.

Veja Também: Barreiras Mais Comuns Para Implantar a Cultura de Segurança

Sabendo então sobre a vantagem e desvantagem do programa 5S, vamos ver agora na prática o significado de cada S da metodologia 5S.

Primeiro S

O primeiro S é chamado de Seiri, sendo o senso de organização e utilização. Nele, todo o local de trabalho deve ser avaliado entre importante e supérfluo, mantendo apenas o que for relevante. É importante ficar atento para questões como:

  • O que deve ser jogador fora?
  • O que guardar?
  • Pode ser útil par outra pessoa?

Neste primeiro S deve-se seguir o lema “É útil hoje? Conserve! Não é útil? Descarte”.

Segundo S

Chamado por Seiton, é o senso de ordem. É o momento de organizar os itens que foram mantidos. Se importa com temas envolvendo o lugar para os materiais que sobraram.

Neste segundo S segue-se o lema “Organizar traz mais espaço, mais conforto e mais tranquilidade!”.

Terceiro S

Conhecido por Seisô, é o senso de limpeza. Após tudo estar organizado, é importante conferir a limpeza, para que os materiais sejam utilizados da melhor maneira possível. Aponta para os cuidados que os membros da equipe precisam ter, como não deixas os itens sujos no momento de guardá-los.

Neste terceiro S segue-se o lema “Limpe a sujeira e encontre um destino certo para o lixo!”.

Quarto S

Conhecido por Seiketsu, é o senso de padronização, saúde e higiene. Aqui serão definidos padrões para a aplicação dos itens citados nos três S acima.

Neste quarto S segue-se o lema “Quem não cuida bem de si mesmo, não merece credibilidade!”.

Veja Também: O que é Higiene do Trabalho ou Ocupacional

Quinto S

Chamado de Shitsuke, é o senso de disciplina e autodisciplina.  Tudo o que foi colocado em prática deve se tornar disciplina, criando uma nova cultura organizacional.

Neste quinto S segue-se o lema “Faça o que tem que ser feito mesmo que ninguém veja! “.

E na sua empresa, os ensinamentos sobre o programa 5S também são desenvolvidos? Conte-nos sua experiência.

O que é o Programa 5S?
5 (100%) 1 vote
0
0
facebook

Autor

Rafael Lobo

Fundador e sócio-diretor na Conceito Zen, Bombeiro Civil com aperfeiçoamento em Segurança do Trabalho, Técnico em Massoterapia e vencedor do Prêmio Reconhecimento Senac, atua desde 2008 com palestras e atividades voltadas para SIPAT e Qualidade de Vida no Trabalho.

Comentários

  1. Maria Clara Piazza Bergamini :

    Parabéns, pela publicação dos 5S, gostei muito. Conhecer as práticas orientais de cuidado com as pessoas e o ambiente é muito importante.
    O conceito dos 5S, tem para mim os mesmos príncipios da MTC e suas práticas, mas numa linguagem moderna e ocidental, direcionada ao mundo do trabalho.

    Gostei muito, vou levar adiante, nos meus novos projetos de trabalho.

    Abraços

    Maria Clara

    • Rafael Lobo :

      Oi Clara, minha eterna mestre!
      Fico feliz que o artigo tenha lhe ajudado.

      Abraços,
      Rafael

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado – Campos obrigatórios estão marcados com *