O que é EPC? – Equipamento de Proteção Coletiva

O que é EPC e qual a sua importância para a segurança os trabalhadores nas empresas brasileiras.

É fundamental que todos os envolvidos com a segurança no trabalho saibam o que é EPC e entendam qual a importância do EPC para os colaboradores na empresa.

EPC é a sigla para Equipamento de Proteção Coletiva e serve para garantir a saúde e segurança dos trabalhadores nas empresas.

O trabalhador merece toda a proteção obrigatória para poder fazer suas atividades com tranquilidade e produzir com eficácia.

Os Equipamentos de Proteção Coletiva são uma ferramenta muito importante para evitar acidentes de trabalho e garantir a saúde de todos os funcionários.

Os Equipamentos de Proteção Coletiva – EPC são dispositivos e sistemas que auxiliam na segurança do trabalhador dentro do local da empresa. Eles protegem de forma geral, atingindo todos os funcionários.

Enquanto que alguns tipos de EPI (Equipamento de Proteção Individual) protegem o funcionário individualmente, o EPC ajuda a manter todos os profissionais saudáveis, protegidos e orientados sobre as medidas de segurança.

Homem e mulher em frente a uma casa discutindo o que é EPC (Equipamento de Proteção Coletiva)

Quais são os EPC’s?

Existem diversos tipos de EPC e eles variam de acordo com o tipo de trabalho que é exercido.

Mas, podemos citar alguns exemplos para facilitar seu entendimento, como sinalização em máquinas, sinalização nos corredores de risco, proteção de partes das máquinas que podem se mover, escadas com corrimão e capelas químicas são alguns deles.

Vantagens dos EPC’s

Os Equipamentos de Proteção Coletiva – EPC auxiliam na diminuição de acidentes, já que mantém os colaboradores protegidos quanto aos mesmos.

Eles ajudam a melhorar as condições de trabalho, possuem um custo menor do que os protetores individuais e ainda ajudam a aumentar a produtividade.

Isso acontece porque um funcionário saudável, seguro e satisfeito só tende a se cuidar mais.

Outra vantagem desse tipo de equipamento é que ele ajuda a proteger não só os colaboradores, mas também toda pessoa que visita a fábrica da empresa e não precisa ser trocado com tanta frequência já que sua durabilidade é maior.

Qual a importância do EPC?

O Brasil se encontrou em um dos primeiros lugares entre os países com maior número de acidentes de trabalho.

Depois da divulgação desse dado, as coisas começaram a mudar, mesmo que ligeiramente, e os Equipamentos de Proteção Coletiva ajudaram nisso.

O seu uso ajuda a diminuir expressivamente o número de acidentes, isso porque eles orientam e proteger o trabalhador durante todo o expediente.

Por mais diferente que pareça, o uso dos equipamentos de proteção ajudam a manter o colaborador motivado, porque ele se sente seguro para trabalhar e sabe que a empresa se importa com sua saúde.

E as empresas que não usam EPC?

O descumprimento da norma que regulamenta a segurança do trabalhador gera multas para o empregador.

Essas multas vão ser de pelo menos, o descumprimento da regra obrigatória. Além disso, se ocorrer algum acidente, a empresa pode ser responsabilizada pelo ocorrido.

Se você trabalha em uma empresa que não oferece os equipamentos de segurança obrigatórios, é possível fazer denúncias ao Ministério do Trabalho ou ao sindicado da sua categoria para resolver.

Dentro da própria empresa é possível também conversar com a CIPA ou o SESMT para regulamentação.

Qual a diferença entre EPC e EPI?

O significado de EPI é Equipamento de Proteção Individual, portanto, a diferença entre EPI e EPC é que o EPI são dispositivos que protegem cada colaborador separadamente, diferente do que protege coletivamente.

Ainda, os equipamentos coletivos podem ser também sistemas e formas de proteger os colaboradores em geral.

Veja Também: Importância do Uso de EPI

Agora que você já conhece os equipamentos e sabem toda sua importância, observe no seu trabalho quais são os utilizados e não deixe de seguir as orientações prescritas pela segurança do trabalho.

Sobre o Autor

Rafael Lobo

Fundador e sócio-diretor na Conceito Zen, Bombeiro Civil com aperfeiçoamento em Segurança do Trabalho, Técnico em Massoterapia e vencedor do Prêmio Reconhecimento Senac, atua desde 2008 com palestras e atividades voltadas para SIPAT e Qualidade de Vida no Trabalho.

Comentários (10)

  1. Rayane Tavares :

    Qual a data da publicação?

    • Rafael Lobo :

      Olá Rayane. Tudo bem?

      O artigo foi publicado em 05/12/2017.

      Abraços,
      Rafael

  2. Jorge Luiz :

    Muito bom. Atendeu tudo que eu quero pra um funcionário ter eficiência no desempenho do trabalho.

    • Rafael Lobo :

      Olá Jorge.
      Fico feliz que tenha gostado do nosso material.

      Abraços,
      Rafael

  3. Nilton Jorge Pinto Conceição :

    Exelente o curso

    • Rafael Lobo :

      Obrigado pelo feedback Nilton.

      Abraços,
      Rafael

  4. Luciano Costa :

    É verdade que EPC, são equipamentos de proteção esporádicos que permitem ao trabalhador elaborar o seu trabalho em condições mínimas de segurança ?

    • Rafael Lobo :

      Olá Luciano.
      A Sigla EPC significa equipamentos de proteção COLETIVA e seu uso é obrigatório em determinadas funções.

      Grato,
      Rafael

  5. Edson de jesus :

    O curso exelente.
    Muito bom.

    • Rafael Lobo :

      Olá Edson.

      Fico muito feliz que tenha gostado do nosso artigo sobre o que é EPC.

      Grato,
      Rafael

Deixe seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *