Motivação no Ambiente de Trabalho

A motivação deve ser alimentada todos os dias para nutrir nossos desejos e objetivos de vida, tantos as pessoais quanto as profissionais.

Motivação significa “motivo para a ação”. Quando temos alguma necessidade biológica, desejo ou sonho, somos motivados para realiza-los. Se o corpo precisa de nutrientes, nós sentimos fome para poder comer. Se queremos muito um carro novo, somos motivados a trabalhar para comprar o carro.

A motivação é natural em todos nós, porém, no ambiente corporativo, ela necessita ser “alimentada” constantemente para que as pessoas não fiquem presas à zona de conforto.

Quando falamos sobre motivação no trabalho o cuidado com os funcionários também deve ser avaliado pelos seus empregadores. Vivemos em uma época em que não basta o colaborador apenas fazer só o que é ordenado, ele precisa ser pró ativo.

Os desafios diários os obrigam a sempre buscarem novas soluções para velhos problemas, e a competitividade no mercado acaba exigindo que o funcionário se destaque, fazendo além do que lhe é previsto. Pro atividade é um pré-requisito em quase 100% dos cargos existentes hoje.

Motivação no Ambiente de Trabalho

Um funcionário desmotivado dificilmente vai atender a esses requisitos. Imagine por um momento: Você não está feliz com a sua atual posição na empresa, está com problemas familiares, e além de tudo isso já está sentindo o peso de trabalhar a semana toda. Consegue imaginar seu rendimento aqui? Esse cenário é mais comum do que se pode imaginar, e virar as costas é comprometer a saúde do sua empresa e de seus colaboradores.

Dicas para manter seus funcionários motivados

Para manter uma equipe motivada se faz necessário atenção em dois fatores: Internos e externos (que também são chamados de higiênicos). Os fatores externos envolvem a estrutura da empresa, treinamento, suporte, ferramentas de trabalho, ambiente corporativo, ou seja, tudo aquilo que afeta a rotina diária do colaborador. Os internos englobam a ambição, reconhecimento, realização pessoal com as tarefas desenvolvidas, etc.

Veja Também: Como Vencer a Procrastinação no Trabalho

Muitas vezes a motivação não virá sozinha, portanto as empresas precisam aplicar alguns métodos para levantar o ânimo da equipe. Um dos mais utilizados, e muito eficiente, são as palestras motivacionais.

Como palestras motivacionais podem ajudar os funcionários?

As palestras motivacionais estão cada vez mais presentes nos eventos corporativos. Elas quebram a rotina dos colaboradores, e literalmente tiram eles daquele ambiente estressante, que por sinal é um grande vilão para a motivação.  Porém, isso não é feito de qualquer maneira. Existem estratégias por trás que visam expor os objetivos da empresa e motivar os funcionários a alcança-los.

Não trate a palestra motivacional como mero momento de descontração. Ela é uma potente ferramenta de capacitação para sua empresa. Todo conteúdo apresentado deve estar relacionado aos reais objetivos da organização, os temas precisam ser cuidadosamente escolhidos para que se conectem, e o palestrante deve ser capaz de motivar os ouvintes.

O palestrante é peça chave. Ele precisa expressar bom humor, estar comprometido com os resultados da empresa, ter influência sobre a plateia, ser capaz de descontrair e proporcionar uma boa interação entre todos. O objetivo aqui é fazer com que os ouvintes despertem todo o potencial que está adormecido.

Se você quer conhecer como funciona a palestra de motivação da Conceito Zen que é uma das mais apreciadas pelos nossos clientes, clique aqui e confira todo o conteúdo abordado.

Em resumo, para manter os funcionários motivados no trabalho, é necessário avaliar todo o ambientes em que eles convivem, e também promover o desenvolvimento da equipe através de palestras, por exemplo.

Autor

Iara Pereira

Psicóloga pós graduada em Gestão de Negócios com formação em Personal & Professional Coaching. Sócia-diretora da Conceito Zen, com mais de dez anos de experiência em Treinamentos e Recursos Humanos, atuou em grandes empresas como TNG, Grupo Mapfre Seguros, Bunge Alimentos e Saint-Gobain do Brasil.

Comentários

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado – Campos obrigatórios estão marcados com *

Motivação no Ambiente de Trabalho - Conceito Zen