Como Vencer a Procrastinação no Ambiente de Trabalho

Veja dicas práticas para acrescentar no seu dia a dia para evitar a procrastinação e ser muito mais produtivo em seu dia.

A procrastinação no ambiente de trabalho é mais comum do que você pensa. Com as grandes cobranças que recebemos o tempo todo, somadas às inúmeras distrações no local de trabalho, é difícil manter o bom rendimento durante todo o expediente.

Procrastinar é quando deixamos nossas tarefas para depois. Mas não por um motivo plausível: a procrastinação acontece quando realizamos outras atividades que não acrescentam em nada ao trabalho. E ela acaba gerando estresse, sensação de culpa e queda na produtividade, podendo gerar consequências maiores, como um transtorno de ansiedade.

Neste artigo iremos abordar um pouco mais sobre os motivos da procrastinação e dicas práticas sobre como se tornar muito mais produtivo não só no trabalho, mas em sua vida pessoal também. Confira!

Homem procrastinando no trabalho

Por que procrastinamos no trabalho?

Existem alguns fatores que podem contribuir para a falta de produtividade do funcionário. Veja quais são eles:

Falta de tempo: às vezes não percebemos a quantidade de tempo que gastamos com atividades irrelevantes no trabalho. Elas acabam tomando o tempo destinado às tarefas que deveriam estar sendo feitas;

Dúvida: muitas pessoas acabam deixando para depois as tarefas que não sabem fazer, ao invés de procurar auxílio. Então, a atividade só é realizada quando está muito próxima ao prazo de entrega;

Dificuldade: tarefas que exigem demais do trabalhador costumam ser adiadas. O que demanda muito tempo e empenho acaba ficando no final da lista de prioridades;

Emocional: cansaço acumulado, tensão, estresse e razões emocionais geram procrastinação. A produtividade cai muito, porque não é fácil separar os seus problemas pessoais do ambiente de trabalho.

Leia Também: Dicas para Encarar a Desmotivação no Trabalho

Como evitar a procrastinação?

Não existe uma fórmula correta para acabar com o péssimo hábito de procrastinar. Cada pessoa funciona de um modo, e isso pode variar de acordo com os motivos do problema. No entanto, trouxemos algumas dicas que podem ajudar na hora de recuperar a produtividade no trabalho. Certamente alguma delas irá ajudar na sua situação:

Defina algumas metas diárias: adotar esse hábito pode impedir que você acumule grandes volumes de trabalho. O método também pode funcionar para conciliar suas obrigações pessoais com as obrigações do trabalho. Para isso, conte com um aplicativo de celular ou uma agenda. Isso ajudará no controle e no cumprimento das tarefas. Lembre-se de fazer uma programação com antecedência de pelo menos um dia, para que o seu tempo seja otimizado. Com objetivos fixos, fica mais fácil cumprir as suas tarefas;

Fuja das distrações: com as redes sociais em ascensão, ganhamos uma distração gigantesca no nosso dia a dia. A tecnologia é uma das maiores causas da procrastinação na atualidade. Por isso, é importante tentar afastá-las do ambiente de trabalho. Essa pode ser uma tarefa difícil, porque o celular pode ser necessário na sua jornada laboral. No entanto, existem muitas ferramentas que podem separar os recursos de entretenimento e conversas que não sejam relacionadas ao trabalho;

Mantenha a sua rotina organizada: manter atividades regulares pode ser muito saudável para o seu organismo, inclusive para uma melhor adaptação ao trabalho. Ter períodos de sono, horários de refeições e tempo de trabalho bem definidos auxiliam na disposição do corpo. Organize a sua rotina para ter momentos de lazer com uma válvula de escape;

Permita-se algumas recompensas: estabeleça um sistema onde você recebe uma pequena recompensa a cada tarefa que conclui. Será uma motivação para render cada vez mais.

Desde 2010 a Conceito Zen realiza palestras motivacionais nas empresas com o objetivo de ajudar os funcionários a se organizarem melhor em sua rotina e conseguirem se tornar mais produtivos no seu dia a dia, ajudando a se sentirem muito mais motivados em sua jornada.

Autor

Iara Pereira

Psicóloga pós graduada em Gestão de Negócios com formação em Personal & Professional Coaching. Sócia-diretora da Conceito Zen, com mais de dez anos de experiência em Treinamentos e Recursos Humanos, atuou em grandes empresas como TNG, Grupo Mapfre Seguros, Bunge Alimentos e Saint-Gobain do Brasil.

Comentários

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado – Campos obrigatórios estão marcados com *