Como Melhorar a Cultura da Saúde e Segurança do Trabalho

Convencer os funcionários a terem uma cultura de saúde e segurança no ambiente de trabalho reduz consideravelmente os acidentes.

A Segurança do Trabalho é um fator importantíssimo e já é realidade em meio às grandes empresas. Entretanto, muitas empresas levam o serviço como desnecessário, o que pode resultar em problemas futuros que atingem diretamente o desenvolvimento da organização.

Tendo isto em vista, cabe destacar que a empresa que se importa com a saúde de seus colaboradores tende a ser mais produtiva e agradável, pois o clima organizacional melhora e, com isso, a lucratividade aumenta.

Sendo assim, produzimos este conteúdo especial com tudo o que você precisa saber para melhorar a cultura da saúde e segurança do trabalho. Acompanhe logo abaixo.

A rotina nesse setor é árdua e cheia de detalhes. Muitas vezes, sobra pouco tempo para fazer uma avaliação do que está sendo realizado e pensar em novos caminhos. Por isso, o primeiro passo para melhorar a cultura de saúde e segurança do trabalho é analisar, cuidadosamente, o programa e ver como ele pode ser melhorado.

boneco de saúde e segurança no trabalho

Análise do ambiente ocupacional

Para melhorar esse ponto tão importante em uma empresa, é preciso manter a atenção voltada às seguintes questões:

  • Quais são as fragilidades da segurança do trabalho?
  • Existe a possibilidade de atualizar os processos e deixá-los mais precisos?
  • De que maneira o setor pode aproximar-se dos colaboradores?

A partir desse prisma, é possível criar uma espécie de roteiro para atuar na empresa e, assim, potencializar os pontos negativos em relação à segurança.

Avaliação médica e psicológica

Recomenda-se o acompanhamento de especialistas, tais como médicos e psicológicos a fim de prestar assistência ao colaborador e, desse jeito, conhecê-lo melhor.

A feitoria de exames, quando preciso, mostra que a organização valoriza e se importa com o funcionário, promovendo qualidade de vida e bem-estar ao mesmo.

Atividades de prevenção

A equipe de Segurança do Trabalho é responsável pela realização de atividades preventivas. Ou seja, com o objetivo de prevenir e evitar acidentes ou doenças laborais, tais como DORT e LER.

Para que isso seja possível, a empresa pode incluir no calendário da empresa eventos, como palestras, campanhas, dentre outros serviços com o intuito de conscientizar os funcionários sobre os acidentes dentro da empresa.

Além do mais, essas atividades sobre prevenção de acidentes também podem fazer parte do dia a dia da empresa.

Nos dias atuais, é imprescindível realizar a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT), com ações de conscientização para toda a organização.

A Conceito Zen é uma empresa especializada em atividades para SIPAT e temos em nosso portfólio uma palestra sobre Segurança no Trabalho que atua bem na questão de provocar a reflexão dos funcionários quanto a importância da cultura de saúde e segurança no trabalho.

Rotina de exercícios

A Ginástica Laboral é uma prática realizada antes, durante ou no fim do expediente de trabalho. O serviço tem como principal objetivo acabar com a possibilidade do funcionário desenvolver doenças laborais.

A rotina de exercícios traz inúmeros benefícios, tanto para o funcionário como à empresa. Neste sentido, os exercícios ajudam a diminuir dores nas articulações, melhora o espírito e trabalho de equipe e, sobretudo, promove a diminuição do afastamento por doenças relacionadas ao trabalho.

A cultura de saúde e segurança do trabalho atua beneficiando a todos da empresa. Assim, o empregado passa a viver mais feliz e com mais saúde, uma vez que a empresa pode contar com colaboradores mais motivados e produtivos!

E aí, o que acha de melhorar a cultura acerca da saúde e segurança do trabalho para sua empresa?

Como Melhorar a Cultura da Saúde e Segurança do Trabalho
5 (100%) 1 vote[s]
0
0
facebook

Autor

Rafael Lobo

Fundador e sócio-diretor na Conceito Zen, Bombeiro Civil com aperfeiçoamento em Segurança do Trabalho, Técnico em Massoterapia e vencedor do Prêmio Reconhecimento Senac, atua desde 2008 com palestras e atividades voltadas para SIPAT e Qualidade de Vida no Trabalho.

Comentários

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado – Campos obrigatórios estão marcados com *