Como Evitar Acidentes no Trabalho

Sabendo que o Brasil é um dos países com maior número de acidentes, veja dicas práticas e objetivas para evitar acidentes de trabalho.

Durante a jornada de trabalho, seja ela em qualquer empresa, os funcionários sempre estarão à mercê de possíveis situações de risco. Devido à falta de precaução e orientação, o número de trabalhadores acidentados no Brasil cresce todos os anos.

Para ter uma ideia, entre 2012 e 2016, aconteceram mais de 3,5 milhões de acidentes decorrentes do trabalho no Brasil. Os dados são do Ministério da Fazenda. A mesma pesquisa também mostra que do total de acidentados, 13.363 morreram.

Portanto, existem alguns conceitos que ajudam a reduzir os acidentes de trabalho, independente do setor. São pequenas práticas que, se aplicadas diariamente na rotina de trabalho, auxiliam na diminuição dos acidentes, os deixando quase nulos.

Nossa segurança começa desde o momento que saímos de casa! Abaixo, você confere as principais dicas para prevenir acidentes de trabalho. Lembre-se, prevenir é melhor do que remediar. Vamos lá?

Como Evitar Acidentes no Trabalho

Como evitar acidentes no trabalho

Acidentes podem acontecer. Trata-se de algo inerente ao risco de se exercer qualquer atividade, seja ela de pouco ou elevado risco. Algumas precauções podem e devem ser tomadas, minimizando esses riscos e fazendo com que a atividade seja segura, evitando possíveis consequências de acidentes.

Por isso a área de segurança no trabalho é importante para todas as empresas e seu trabalho é fundamental para tornar ambientes mais seguros.

Veja agora algumas sugestões de como diminuir e evitar os acidentes de trabalho na prática!

1. Tenha cuidado ao manusear ferramentas

O brasileiro é conhecido por saber “improvisar” nos momentos mais inoportunos. No entanto, na rotina trabalhista, isso pode ser uma má ideia, principalmente se a “gambiarra” envolver ferramentas.

Utilizar ferramentas inadequadas para realizar qualquer tipo de atividade pode terminar da pior maneira possível. Sendo assim, solicite ajuda ao setor responsável.

2. Rotina de trabalho – não saia dela

Calma, isso não impede que você seja proativo. Todavia, fazer qualquer tipo de atividade que não esteja habituado, consequentemente, pode ser um problema porque claramente envolverá improviso.

Grande parte dos acidentes ocupacionais acontece por causa da falta de informação do trabalhador. Ou seja, siga as orientações e fique atento aos riscos que essa possível atividade poderá lhe causar.

3. Pressa não leva a nada

Eu sei, é sexta-feira e todo mundo quer sair voando para curtir o final de semana. A pressa é inimiga da perfeição, isso é óbvio, mas no local de trabalho ela também é inimiga da segurança. Realizar qualquer tipo de atividade às pressas pode resultar em acidentes, além de um péssimo serviço.

4. Confira as máquinas

A tecnologia está aí para facilitar a vida do empregador e do empregado, mas é importante frisar que as máquinas devem ficar sob os comandos do trabalhador. Antes de iniciar qualquer tipo de serviço, confira o andamento de todos os equipamentos e veja se estão precisando de calibragem ou se já estão prontos para o uso com a devida segurança que precisa. Lembre-se sempre: Prevenção acima de tudo!

5. Utilize os equipamentos certos

Um dos passos mais importantes para evitar possíveis acidentes no percurso trabalhista é usar os equipamentos corretos. Ou seja, nada de improvisar capacetes, luvas e etc. Os equipamentos de proteção devem estar em primeiro lugar, principalmente para quem trabalha em área de risco, como obras.

6. Não hesite em informar sobre qualquer acidente

Os funcionários das empresas precisam de orientação acerca desse tema. Muitos acidentes acontecem e não são devidamente informados aos superiores, seja por medo ou por achar que aquilo não foi importante.

Para que o erro seja corrigido é importantíssimo que o ocorrido seja indicado. Só assim, os acidentes diminuirão e aquele ambiente ficará muito mais seguro para todos os trabalhadores.

Colaborar na diminuição do número de acidentes no trabalho é umas das grandes missões que a Conceito Zen têm e através de nossas atividades, como por exemplo, a palestra de segurança no trabalho, compartilhamos nossas ideias e sugestões para fazermos do local de trabalho um ambiente muito mais seguro para todos.

Autor

Rafael Lobo

Fundador e sócio-diretor na Conceito Zen, Bombeiro Civil com aperfeiçoamento em Segurança do Trabalho, Técnico em Massoterapia e vencedor do Prêmio Reconhecimento Senac, atua desde 2008 com palestras e atividades voltadas para SIPAT e Qualidade de Vida no Trabalho.

Comentários

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado – Campos obrigatórios estão marcados com *

Como Evitar Acidentes no Trabalho - Conceito Zen