Diferença Entre Acidente e Incidente de Trabalho

Saber diferenciar acidente de trabalho e incidente de trabalho é importante, mas evitá-las é fundamental para a proteção de todos.

Acidente e incidente podem ser palavras muito parecidas, mas certamente têm um significado diferente. Quando falamos em incidente ou acidente de trabalho, estamos falando de situações bastante distintas.

Saber qual a diferença entre acidente e incidente de trabalho é muito importante, visto que são ocorrências passivas em uma rotina de trabalho e a todo custo queremos evitar cada uma destas situações, não é mesmo?

Dentro da empresa, os funcionários e chefes devem saber o que significa cada um desses termos. Os conceitos e os procedimentos a serem feitos devem seguir um padrão para todos. Uma boa linguagem e comunicação é fundamental para tornar o espaço laboral um ambiente saudável e seguro.

Boneco escorregando

O que é acidente de trabalho?

A lei 8.213/91 descreve o termo como: “Acidente do trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço de empresa ou de empregador doméstico ou pelo exercício do trabalho dos segurados referidos no inciso VII do art. 11 desta Lei, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.”

Ou seja, é quando um acidente ocorre durante um trabalho em serviço da empresa e resulta em lesões físicas ou perturbações imprevistas. São aqueles acontecimentos que ninguém espera e traz consequências, que podem interromper a rotina do profissional e prejudicar tanto o funcionário quanto a empresa.

O acidente pode ser grave, levando ao desenvolvimento de alguma doença, à redução da capacidade do trabalhador ou até mesmo ser fatal.

E o que é incidente de trabalho?

O incidente de trabalho é mais brando. Também ocorre de maneira inesperada, mas não gera consequências e não prejudica nenhuma das partes. É um evento que poderia causar danos ou lesões, mas não causa. É considerado um quase acidente.

Um bom exemplo para um incidente é quando um funcionário cai durante a instalação de um equipamento. Ele não se machuca e nem estraga o maquinário. Mas é uma situação que poderia acabar diferente. Sem consequências, não é um acidente, mas sim um incidente.

Mas atente-se: todo incidente pode acabar se tornando um acidente, dependendo de suas consequências dentro do curto ou longo prazo.

Então, o que fazer?

Em ambos os casos, a segurança no trabalho e o uso correto dos equipamentos de proteção individual são muito importantes. Assim, é possível amenizar os prejuízos ou até evitar os transtorno.

É papel da empresa investir em estratégias com o objetivo de diminuir os acidentes, assim como a prevenção de doenças no ambiente de trabalho e o suporte correto no caso de consequências e danos.

É de extrema importância que a empresa esteja preparada no que diz respeito aos primeiros socorros. Toda a equipe deve saber o que fazer, além das providências posteriores ao acidente. A comunicação entre os setores deve ser fácil e rápida, para evitar o “clima” entre os funcionários. Manter todos comunicados e tranquilos ajuda na situação.

Manter um registro de ocorrências pode ser um bom método para analisar as causas e consequências. Assim, será mais fácil fazer as mudanças necessárias. Também ficará mais claro saber quais são os treinamentos e equipamentos adequados.

O resultado disso é sempre positivo: sem incidentes e acidentes, os ganhos financeiros serão maiores. Haverá também a redução nos danos materiais e temporais. Além disso, a produtividade aumenta quando não há risco iminente para o funcionário.

Autor

Rafael Lobo

Fundador e sócio-diretor na Conceito Zen, Bombeiro Civil com aperfeiçoamento em Segurança do Trabalho, Técnico em Massoterapia e vencedor do Prêmio Reconhecimento Senac, atua desde 2008 com palestras e atividades voltadas para SIPAT e Qualidade de Vida no Trabalho.

Comentários

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado – Campos obrigatórios estão marcados com *