Comportamento Seguro Previne Acidentes

O comportamento seguro serve para ajudar a prevenir e acidentes e suas consequências no ambiente de trabalho.

Praticar o comportamento seguro no ambiente de trabalho ajuda o trabalhador exercer suas funções com mais segurança e tranquilidade, sem que aconteçam grandes imprevistos ou até mesmo acidentes que possam prejudicar sua saúde e segurança.

Sabendo que o Brasil tem em média mais de 700 mil acidentes de trabalho por ano é importante que todos os funcionários de empresas saibam exatamente qual o seu papel na segurança do trabalho como um todo.

Abaixo, você confere tudo sobre o comportamento seguro no ambiente de trabalho. Como atingir isso e, o melhor de tudo, algumas dicas importantes que ajudam a prevenir alguns acidentes ocupacionais.

Homem com capacete de segurança

Cuidados com a sua saúde física

Manter a saúde do corpo em dia é um dos principais aspectos para a segurança do trabalhador. É importante que cada um fique atento ao seu próprio corpo como em situações de sintomas de alguma doença, sejam elas visíveis a partir de hematomas, manchas, cortes, e mesmo em pequenos cortes ou machucados para que não se agravem e não se tornem algo mais sério e ganhe uma proporção maior.

Cuidados com a saúde emocional

Importante que o trabalhador procure na medida do possível se afastar dos conflitos que possam influenciar suas atividades profissionais.

Seja esse conflito interno, entre os próprios membros da empresa que possam discordar de algo que esteja ocorrendo, quanto fatores externos, como por exemplo, em brigas familiares.

O comportamento emocional é um dos principais causadores de acidentes nas empresas, pois quando não estamos focados 100% no que estamos fazendo podemos colocar a nossa e a segurança de outras pessoas em risco. Por este motivo, sempre que estiver com algum problema é importante tentar falar com outras pessoas para buscar ajuda!

Como o comportamento seguro previne acidentes

É fundamental que toda empresa consiga tornar o ambiente de trabalho em um local seguro e que todos os funcionários tenham conhecimento sobre suas funções e responsabilidades.

Algumas orientações são simples, mas trazem grande segurança para todos, como por exemplo, todos os funcionários tendo pleno conhecimento sobre planos de emergência para o fluxo de pessoas dentro da empresa, onde elas possam sair para um local seguro e que seja livre de qualquer risco aos funcionários.

A Conceito Zen realiza palestras de Segurança no Trabalho que tem como foco principal fazer com que os funcionários reflitam sobre seu comportamento no ambiente de trabalho. Identificando suas responsabilidades e a empresa fornecendo condições para que o trabalhador realize suas funções com segurança, temos o casamento perfeito para um local livre de acidentes e afastamentos por doenças do trabalho.

Um ambiente mais seguro e livre de acidentes

Para que todos os funcionários possam praticar o comportamento seguro e prevenir acidentes é importante que a empresa também faça sua parte. Toda empresa deverá preencher os requisitos de segurança necessários para a preservação da saúde de todos aqueles que estiverem dentro do local de trabalho.

A empresa deverá ter itens básicos de segurança visíveis e de fácil acesso, como, por exemplo, extintores de incêndio, além de preencher a documentação necessária exigida por parte da prefeitura e do corpo de bombeiros, sendo possível colocar essa documentação à mostra das pessoas que fazem parte dessa empresa.

Veja Também: Como Melhorar a Cultura da Saúde e Segurança do Trabalho

Treinamentos periódicos, DDS, campanhas internas de prevenção da saúde e acidentes também são ações que a empresa deve sempre realizar com todos os seus colaboradores com o objetivo de todos também entenderem seu papel na segurança como um todo.

Isso garante o bom andamento da empresa, bem como a segurança de todos os colaboradores.

Autor

Rafael Lobo

Fundador e sócio-diretor na Conceito Zen, Bombeiro Civil com aperfeiçoamento em Segurança do Trabalho, Técnico em Massoterapia e vencedor do Prêmio Reconhecimento Senac, atua desde 2008 com palestras e atividades voltadas para SIPAT e Qualidade de Vida no Trabalho.

Comentários

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado – Campos obrigatórios estão marcados com *