Como Ser Um Líder de Segurança em Sua Empresa?

A cultura de segurança deve ser aplicada em todas as áreas da nossa vida, mas no trabalho, esta liderança nos diferencia.

Para que a segurança contra os acidentes de trabalho dentro de uma empresa seja realmente eficiente, não basta apenas a conscientização dos funcionários através de campanhas internas. A verdadeira segurança vem de uma cultura de prevenção que precisa ser desenvolvida dentro da companhia e para isso, é necessária uma liderança forte.

O profissional que irá exercer a função de líder de segurança, precisa possuir algumas capacidades que o tornem eficiente para esse trabalho, que sinceramente, não é dos mais fáceis.

Além de envolver todos as pessoas que trabalham na empresa, desde os líderes até os estagiários, ele precisa exercer o trabalho com tanta excelência que uma prática e uma cultura de segurança seja estabelecida no dia a dia dos trabalhadores. Por isso, vamos ver a seguir alguns princípios fundamentais que um bom líder de segurança do trabalho precisa ter.

1. Gostar da segurança do trabalho

Só fazemos com vontade e toda dedicação algo que realmente amamos né? Por isso, para ser um líder de segurança do trabalho, mais do que apenas querer um cargo alto, é preciso também ter uma intenção real de prevenir acidentes e doenças na organização. Você precisa estar disposto a fazer a diferença e a mostrar a todos os colabores o quão importante é se prevenir.

Como Ser um Líder de Segurança do Trabalho

2. Visão sobre a segurança

Para ser um bom líder de segurança do trabalho, você precisa ter em mente uma visão do que quer que aconteça em um futuro próximo na sua empresa. Precisa também entender que a segurança do trabalho se aperfeiçoa todos os dias e você precisa ficar atento para evoluir também.

É importante ter em mente o que os colabores vão fazer daqui alguns meses para se prevenir, como as técnicas de prevenção vão funcionar e como aperfeiçoar o que ainda não é totalmente eficiente.

3. Credibilidade

Todo líder precisa passar credibilidade à seus colaboradores e o de segurança do trabalho também, já que seu objetivo é convencê-los a adotar práticas responsáveis. Quando você possui credibilidade, o trabalho para influenciar os funcionários não é tão duro, pois eles já confiam em você.

Outras dicas para ser um bom líder de segurança

Além das três principais características descritas acima, um bom líder de segurança do trabalho precisa possuir outras habilidades que vamos explicar abaixo, mas que também abordo em nossa palestra de segurança no trabalho.

Entender o contexto cultural em que está inserido: Para que ele consiga implementar uma cultura de prevenção, precisa entender o que realmente importa para cada um dos trabalhadores daquela empresa, o que os motiva a cuidar da sua segurança. Assim, é necessário que o profissional entenda o contexto cultural em que está inserido e a inteligência emocional das pessoas com quem está lidando.

Envolver todas as lideranças da companhia: Os colaboradores costumam seguir os exemplos de seus gestores. Por isso, para que a segurança no trabalho seja realmente levada a sério, o líder precisa envolver toda a gerência e os profissionais mais renomados da empresa na implementação de políticas de segurança.

Escutar todos os funcionários: Ouvir as experiências e o ponto de vista de quem está diretamente ligado ao processo de produção e a todos os lugares de maiores riscos dentro da empresa é essencial. Dessa forma, os colaboradores se sentem concebendo junto com os líderes as políticas de segurança e tornam-se mais interessados a compartilhar essa visão.

Se você possui todas essas habilidades é um ótimo candidato a uma excelente liderança na segurança do trabalho. Se acredita que ainda precisa melhorar em alguns quesitos, siga as orientações acima e comece a colocar em prática.

Autor

Rafael Lobo

Fundador e sócio-diretor na Conceito Zen, Bombeiro Civil com aperfeiçoamento em Segurança do Trabalho, Técnico em Massoterapia e vencedor do Prêmio Reconhecimento Senac, atua desde 2008 com palestras e atividades voltadas para SIPAT e Qualidade de Vida no Trabalho.

Comentários

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado – Campos obrigatórios estão marcados com *

Como Ser Líder de Segurança no Trabalho em Sua Empresa?