Como Melhorar o Clima Organizacional de sua Empresa

Um ambiente de trabalho com bom clima organizacional é fundamental para o sucesso de uma empresa.

O clima do ambiente de trabalho tem reflexo direto no rendimento da equipe. Sendo assim, quanto menos harmonioso, menor será a produtividade da equipe. Por isso, cabe a seguinte questão: como melhorar o clima organizacional da sua empresa?

Para tanto, desenvolvemos este artigo com tudo o que você ainda não sabia para melhorar o desempenho no seu trabalho. Continue com a leitura logo abaixo!

Comece com programas e benefícios

Em alguns casos, a equipe de trabalho está somente precisando de motivação. Trabalhar durante longos meses sem um incentivo pode ser algo extremamente prejudicial.

Neste sentido, é necessário que elas sejam estimuladas a alcançar metas e objetivos para que, dessa maneira, haja crescimento, tanto pessoa como empresarial.

Reunião com funcionários

Uma excelente maneira de atingir essa meta é a criação de programas e benefícios dentro da empresa. Assim sendo, a organização pode criar missões e metas possíveis. Como recompensa, o colaborador pode ganhar uma folga, premiações e até ampliação das férias.

Tudo isso pode mudar completamente o clima organizacional da empresa.

Busque sempre a excelência

Buscar excelência consiste em oferecer treinamentos e métodos revolucionários que aumentem o desempenho da equipe enquanto qualifica os funcionários.

Afinal, são eles que garantem o “ganha pão” de toda a empresa. Neste caso, investir na equipe pode mudar o clima da empresa para melhor.

O treinamento é uma espécie de atualização da equipe de trabalho, assim como acontece com as máquinas que precisam ser reparadas periodicamente. Sendo assim, os funcionários têm a oportunidade de aprender técnicas novas e, deste modo, evoluem atrelados à empresa.

Pesquisa de clima organizacional

O ambiente de trabalho pode estar completamente limpo e organizado, mas, ainda assim, a equipe pode apresentar resultados desagradáveis. Portanto, cabe ao empreendedor e líder identificar o real motivo para tal baixo desempenho e, a partir disso, desenvolver ações corretivas.

Dessa forma, a melhor alternativa é mantendo um diálogo aproximado com a equipe de colaboradores, fazendo sempre pesquisas de clima organizacional.

Esse tipo de estudo reúne análises de relacionamento entre profissionais, bem como a empresa, uma vez que identifica pontos a serem melhorados e, não só isso, pois encontra pontos positivos e motivadores à equipe.

Por exemplo, o fato de fazer reuniões com cada um ou então em equipe, pode fazer com que todos acreditem que o líder e a empresa estão abertos às mudanças, algo completamente positivo.

Investimento em saúde

Funcionários com problemas ou doenças ocupacionais, como DORT e LER, por exemplo, podem afetar o clima da empresa e até desfalcar a equipe de trabalho por conta de afastamentos.

Em um primeiro momento, investir em atividades, como a Ginástica Laboral pode parecer um gasto extra e sem retorno. Entretanto, quando colocado na ponta do lápis e levado em longo prazo, o serviço pode ser altamente lucrativo.

Tal prática é tão positiva que atualmente é raro ver grandes empresas que não oferecem, espontaneamente, planos de ginástica laboral dentro da própria empresa.

O programa envolve uma série de atividades que pode ser realizada antes, durante ou no fim do expediente de trabalho. Todos os exercícios são ministrados por profissionais qualificados e ajuda a diminuir dores, melhora a articulação e aumenta o espírito de trabalho em equipe.

Outra atividade que tem grande aceitação nas empresas e ajuda muito a melhorar o clima organizacional é a Quick Massage que é uma massagem rápida de 15 minutos onde o terapeuta leva sua cadeira e realiza a massagem na cabeça, pescoço, braços e mãos.

O mais interessante da massagem é que o funcionário não precisa se despir e mesmo com pouco tempo de atendimento a sensação de bem estar e relaxamento é sentida imediatamente durante e após a sessão. Ótima opção para relaxar os funcionários das tensões do dia a dia, não é mesmo?

Portanto, essas são algumas dicas para quem deseja melhorar o clima da equipe de trabalho. Faça um pequeno teste e comprove a eficácia de todas elas!

0
0
facebook

Autor

Iara Pereira

Psicóloga pós graduada em Gestão de Negócios com formação em Personal & Professional Coaching. Sócia-diretora da Conceito Zen, com mais de dez anos de experiência em Treinamentos e Recursos Humanos, atuou em grandes empresas como TNG, Grupo Mapfre Seguros, Bunge Alimentos e Saint-Gobain do Brasil.

Comentários

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado – Campos obrigatórios estão marcados com *