A Importância do Clima Organizacional

O ambiente de trabalho influencia diretamente os resultados de uma empresa. Portanto, encontrar soluções positivas para gerar motivação nos funcionários pode ser a chave para o sucesso de uma empresa.

Empresas movem a economia e garantem a vida financeira de milhões de pessoas no Brasil e no mundo. Seja patrão ou funcionário, é importante que as relações profissionais e sociais entre todos os colaboradores da instituição estejam em sintonia, garantindo um melhor rendimento de toda a equipe.

É de grande importância para a empresa manter o clima organizacional agradável e confortável para seus funcionários. Quando o clima está agradável para os colaboradores, há um grande aumento na produtividade e satisfação dos trabalhadores, elevando os níveis de confiabilidade dentro do ambiente de trabalho e também melhorando a impressão que o cliente tem de uma empresa séria, interessada no trabalho e segura no que faz.

Um clima ruim no ambiente de trabalho causa impactos na saúde do colaborador, já que quando o clima está ruim, causa estresse, falta de interesse, desmotivação e até mesmo depressão. Estes sintomas podem levar um funcionário a se desligar permanentemente do seu posto de trabalho, prejudicando a si próprio e também a empresa, a equipe de trabalho e os clientes.

Importância do Clima Organizacional

Importância do clima organizacional

É interessante que os responsáveis pelo ambiente possam realizar palestras motivacionais, treinamentos e outros tipos de ensinamentos para os funcionários. Isto faz com que a capacidade de produção da equipe suba em um percentual de até 60%, enquanto o clima ruim permite com que a capacidade de produção seja de apenas 8%.

Esta é uma função dos líderes da equipe, que muitas vezes são o espelho em que os funcionários se espelham para realizar grandes feitos de trabalho, ou ainda é onde retiram seus conhecimentos e virtudes trabalhistas. Lembre-se, é de responsabilidade dos gestores se preocupar com o clima organizacional da empresa.

Fazendo isso e colaborando com esse clima organizacional, os líderes vão motivar todo o quadro de colaboradores a darem o seu melhor, além de ser um dos fatores que pode ajudar a evitar o estresse ocupacional.

Benefícios do clima organizacional

Os benefícios para que o clima organizacional no ambiente de trabalho seja reavaliado são muitos. Em primeiro lugar, há uma influência muito grande no relacionamento entre colegas de trabalho, subordinados e chefes, o que está diretamente ligado a produção, criatividade e grandes resultados corporativos. Nunca esqueça destes detalhes.

Um clima ruim desmotiva e causa depressão nos funcionários. Como já vimos, isso pode causar o desligamento do trabalhador e também arruinar sua vida pessoal, o que muitas vezes motiva o empregado a tentar processar a empresa ou seus colegas de trabalho, fazendo com o que clima organizacional seja ruim e a produtividade decaia ainda mais.

Veja Também: Como Se Motivar em Tempos de Crise

Confira a seguir algumas dicas para melhorar o clima organizacional no ambiente de trabalho da empresa na qual você está trabalhando.

Opções para melhorar o clima organizacional

1. Ginástica laboral: É uma das melhores atividades para o ambiente de trabalho, pois combate o estresse, a preguiça e estimula o espirito em equipe.

2. Dança: Tirar algumas horas do expediente semanal ou mensal e liberar os funcionários para dançar pode ser algo positivo. A dança promove a interação com os colegas, relaxa e estimula a mente.

3. Monitoramento de estresse: Uma equipe sem estresse sabe ouvir opiniões distintas sem a necessidade de discutir, se relacionando melhor.  Cabe ao gestor ficar atento e observar os níveis de estresse em sua equipe

Uma definição correta para o clima organizacional no ambiente de trabalho realizado de maneira benéfica é um local que proporciona aos seus funcionários as seguintes características:

  • Ginástica laboral ou outra atividade física coletiva
  • Turnover reduzido – índice de colaboradores que entraram e saíram por não aguentarem o clima
  • Trabalho em equipe sempre realizado
  • Cooperação sempre que a tarefa permitir
  • Talentos pessoais valorizados de todos os funcionários
  • Oportunidades potencializadas e melhoria de segurança trabalhista com um ambiente amigável

Estas são algumas dicas básicas para que o ambiente de trabalho seja um local mais saudável e seguro.

Você, funcionário, também pode fazer sua parte colaborando com um ambiente mais respeitoso e produtivo. Nós temos um artigo bem interessante sobre os pilares para sua automotivação que você pode ler clicando aqui.

Autor

Rafael Lobo

Fundador e sócio-diretor na Conceito Zen, Bombeiro Civil com aperfeiçoamento em Segurança do Trabalho, Técnico em Massoterapia e vencedor do Prêmio Reconhecimento Senac, atua desde 2008 com palestras e atividades voltadas para SIPAT e Qualidade de Vida no Trabalho.

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