Causas e Consequências do Estresse

Identificar as causas e consequências do estresse é fundamental para que você tenha um plano para lidar com as situações do dia a dia.

O estresse é uma resposta comum do corpo humano. No entanto, quando em excesso, pode se tornar um problema muito maior. E hoje em dia, precisamos lidar com o estresse excessivo cada vez mais. Ele está presente no nosso dia a dia, em nossos trabalho e lares.

E é claro que o trabalho tem um papel chave no que diz respeito ao estresse. Longas jornadas, muitas cobranças, sobrecarga de tarefas… Coisas que precisamos lidar em nossa rotina e acabam sendo refletidas no corpo por meio do estresse.

E fica cada vez mais difícil de se livrar dele. O estresse excessivo pode trazer consequências, acompanhado de sintomas desagradáveis, como irritação, medo, desconforto e frustração.

Mulher com sintomas de estresse

Quais são as maiores causas do estresse?

O estresse não tem uma causa específica, mas normalmente é desencadeado quando passamos por mudanças bruscas de rotina. Pode também ser motivado por sentimentos de ansiedade e preocupação.

Situações que fazem o cérebro liberar adrenalina e cortisol levam o indivíduo a um estado de alerta, resultando nos principais sintomas do estresse.

Atualmente, vivemos em uma sociedade que está constantemente nos cobrando. Seja no trabalho, com a família ou nos estudos, há sempre uma ansiedade por trás do que deve ser feito.

Não ter tempo para o lazer, passar horas no trânsito, problemas financeiros, dívidas e doenças são condições muito propícias para o aumento do estresse.

Essas sensações podem ser mais comuns naqueles que sofrem de transtornos de depressão ou ansiedade.

Leia Também: Relação Entre Estresse e Qualidade de Vida

Quais os sintomas do estresse?

Os sintomas do estresse não funcionam como regra. Assim como as causas, são inúmeros os efeitos que o indivíduo pode sofrer. No entanto, alguns sinais são mais comuns:

  • Problemas de memória e falta de concentração;
  • Agitação e inquietação;
  • Preocupação excessiva;
  • Náuseas e tonturas;
  • Dores de cabeça e tensão nos ombros;
  • Distúrbios gastrointestinais;
  • Imunidade baixa e perda de libido;
  • Alterações no humor;
  • Isolamento social;
  • Dificuldade para relaxar.

Quais são as consequências que o estresse pode trazer?

Quando o estado de estresse se mantém por muito tempo, a saúde do indivíduo fica prejudicada. Ele começa a interferir em todos os aspectos da nossa vida, ocasionamento sintomas como o cansaço excessivo, falta de concentração e irritabilidade.

Em forma crônica, o estresse pode originar ou agravar problemas já existentes. Muitas pessoas acabam adquirindo maus hábitos, como o aumento do consumo de álcool e tabagismo.

O aumento no risco de doenças cardiovasculares também está ligado ao estresse. Na parte estética, pode ocorrer queda de cabelo e doenças de pele. Outras consequências revertem-se em dores musculares e alterações do sono, como insônia ou sono excessivo.

Como reduzir o estresse?

Reduzir os níveis de estresse pode não ser uma tarefa fácil. Mas é importante começar o quanto antes: à longo prazo, as consequências aumentam progressivamente.

Por isso, identificar as causas do seu estresse e elaborar um plano de ação para tratá-lo é o ideal. Procurar por apoio emocional é fundamental, visto que amigos e familiares próximos podem proporcionar momento de lazer e de descontração.

A prática de atividade física é amplamente recomendada para reduzir o estresse. O corpo produz endorfina, que gera maior sensação de bem estar, liberando a tensão.

Como a Conceito Zen pode lhe ajudar?

Desde 2010 a Conceito Zen realiza palestras de estresse nas empresas com uma didática de fácil entendimento e ações práticas para o dia a dia. Com milhares de clientes atendidos e feedbacks positivos, a palestra é uma excelente atividade de orientação e conscientização para os funcionários da sua empresa.

Autor

Iara Pereira

Psicóloga pós graduada em Gestão de Negócios com formação em Personal & Professional Coaching. Sócia-diretora da Conceito Zen, com mais de dez anos de experiência em Treinamentos e Recursos Humanos, atuou em grandes empresas como TNG, Grupo Mapfre Seguros, Bunge Alimentos e Saint-Gobain do Brasil.

Comentários

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado – Campos obrigatórios estão marcados com *