SIPAT 2022 – O Que Fazer?

Vai organizar a SIPAT em 2022 e está com dúvidas sobre o que fazer em sua empresa? Veja nossas dicas!

Você bem sabe que, a SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho), é um evento voltado a orientação e conscientização da saúde e segurança dos funcionários no ambiente de trabalho.

A SIPAT é um evento obrigatório nas empresas brasileiras e no ano de 2022 também deverá ocorrer normalmente.

O grande desafio das empresas é realizar a SIPAT em meio a Pandemia do Coronavírus. Por mais que estamos passando por um período de flexibilização de algumas restrições, o cuidado continua.

No ano de 2021, muitas empresas realizaram a SIPAT de forma híbrida: alguns funcionários de forma presencial e outros online. Em 2022 este modelo continuará com força total.

Neste artigo iremos mostrar como sua empresa poderá realizar a SIPAT em 2022 com algumas adaptações, mas mantendo a qualidade de informação e orientação à seus colaboradores.

  • Por que você deve fazer a SIPAT em 2022
  • Quais benefícios de organizar a SIPAT mesmo na Pandemia
  • Quais os maiores desafios para organizar a SIPAT 2022
  • Quais os formatos para fazer a SIPAT

Dúvida sobre o que fazer na SIPAT 2022

Preciso mesmo fazer a SIPAT em 2022?

Já é sabido que, todas as empresas que possuem a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), obrigatoriamente precisam realizar a SIPAT conforme determina a Norma Regulamentadora 05.

Em tempos de Pandemia, algumas empresas ainda têm dúvida se precisam organizar ou não a SIPAT 2022.

Confira o que diz o ministério do Trabalho e Previdência (última atualização em 03/09/2021 15h42):

SESMT e CIPA, quando existentes, devem instituir e divulgar a todos os trabalhadores um plano de ação com políticas e procedimentos de orientação aos trabalhadores;

Veja que, conforme diz o órgão oficial, as ações da CIPA e SESMT permanecem ativas. Portanto, as empresas precisam continuar realizando a SIPAT em 2022 mesmo durante a Pandemia.

Só que mais do cumprir a legislação da SIPAT, este evento possui diversos benefícios e deve ser realizado mesmo com medidas de restrição.

Quando a empresa organiza a SIPAT os funcionários percebem que a empresa está se preocupando com eles promovendo ações de conscientização.

Empresa que realiza ações prevencionistas têm redução nos indicadores de acidentes no ambiente de trabalho e funcionários muito mais saudáveis.

A SIPAT também é um evento que serve como forma de empresa e funcionários se comunicarem para identificarem os principais riscos de acidentes e criarem formas de evitá-los.

Os maiores desafios da SIPAT em 2022

Em 2020 as SIPATs presenciais foram adiadas, pois tínhamos a orientação de evitar qualquer tipo de evento que causasse aglomeração de pessoas.

A saída de muitas empresas foi organizar a SIPAT online onde todos pudessem acompanhar o evento de forma remota.

Em 2021, ainda com medidas de restrição, já foi possível organizar a SIPAT com poucas pessoas no local de trabalho e outra parte da equipe de forma online. Este tipo de formato ficou conhecido como Híbrido e foi o que mais as empresas fizeram em 2021.

É sempre importante ressaltar: A Pandemia não acabou!

Por mais que tenhamos boa parte da população imunizada, para 2022 os cuidados deverão permanecer e organizar a SIPAT de forma presencial deve ser muito bem avaliada pela CIPA para não colocar em risco a saúde de seus funcionários.

Devido a variantes do Coronavírus, realizar a SIPAT de forma presencial pode ainda não ser o melhor formato para sua empresa. Mas de toda forma, se quiser conhecer nossas atividades para SIPAT presencial, clique aqui.

Veja abaixo algumas opções de formatos para realizar sua SIPAT em 2022 com a máxima segurança e qualidade de informação.

Quais os formatos disponíveis para a SIPAT

Além do já tradicional formato presencial, há outros 2 formatos muito interessantes para sua empresa organizar a SIPAT 2022.

1. SIPAT ONLINE: A SIPAT online é um formato onde nossos palestrantes realizam as palestras ao vivo através de ferramentas que a própria empresa já esteja utilizando no seu dia a dia (Zoom, Meet, Teams, WebEx, etc).

As palestras têm 40 minutos duração aproximadamente e mais um tempo para perguntas e respostas.

No formato online sua empresa pode transmitir as palestras através de alguma ferramenta para quem estiver em home office, mas também para os funcionários que estiverem de forma presencial.

No formato online atendemos com 14 temas que abordam saúde, segurança e comportamento.

Para conhecer mais sobre os temas de palestras para SIPAT do formato online, clique aqui.

2. SIPAT VIRTUAL: A SIPAT virtual da Conceito Zen é uma das melhores opções para sua empresa em 2022, pois as palestras já estão previamente gravadas e têm duração aproximada de 20 minutos cada uma.

A grande vantagem deste formato é o menor custo de investimento se comparado ao formato presencial e online ao vivo.

Além da vantagem financeira, como as palestras ficam disponíveis na plataforma (24/7), caso sua empresa esteja com todos os funcionários trabalhando na empresa, você não precisa aglomerar toda a equipe em apenas uma única apresentação. Você pode dividi-la em quantidade suficiente para não gerar aglomeração e proporcionar o mesmo aprendizado com toda a segurança que o momento exige.

Não quer se preocupar em ter que agendar dia, horário e escolher o tema das palestras? Tudo bem!

Disponibilizamos um link para que o próprio funcionário possa acessar a plataforma e possa assistir as palestras no momento que for mais adequado a ele.

Para conhecer mais a respeito da SIPAT virtual da Conceito Zen, clique aqui.

Evitar aglomerações e colocar a saúde de seus funcionários em risco deve ser a maior preocupação das empresas em 2022. Os cuidados continuam.

Fazer a SIPAT em 2022 de forma online ou com palestras gravadas dividindo a equipe em turmas menores são formatos que a CIPA e SESMT devem avaliar com muita atenção para continuarem levando informação e orientação para seus funcionários.

Autor

Rafael Lobo

Fundador e sócio-diretor na Conceito Zen, Bombeiro Civil com aperfeiçoamento em Segurança do Trabalho, Técnico em Massoterapia e vencedor do Prêmio Reconhecimento Senac, atua desde 2008 com palestras e atividades voltadas para SIPAT e Qualidade de Vida no Trabalho.

Comentários

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado – Campos obrigatórios estão marcados com *

SIPAT 2022 - O Que Fazer? - Conceito Zen