Quick Massage Passo a Passo

Veja como funciona na prática uma sequência de Quick Massage nas empresas.

A Quick Massage é uma das técnicas de massagem mais conhecidas e procuradas pelos brasileiros devido aos seus efeitos comprovados em sessões rápidas de 15 minutos de duração em média.

Muitas empresas já possuem esta técnica como uma atividade em seus programas de qualidade de vida no trabalho. Porém, muitas empresas sequer conhecem esta técnica e os benefícios que ela pode proporcionar para seus funcionários e resultados para a própria empresa em curto prazo.

O intuito deste artigo é mostrar na prática como funciona a Quick Massage passo a passo desde o momento que o terapeuta inicia o atendimento até o final. Sugerimos, portanto, ver também nosso vídeo demonstrativo do atendimento na prática logo abaixo.

Passo a passo da Quick Massage

Como você deve ter bem observado em nosso vídeo demonstrativo da Quick Massage passo a passo, o funcionário durante toda a massagem permanece sentado em uma cadeira própria para a técnica de massagem e que foi especialmente desenvolvida para que a pessoa fique em uma posição confortável e ergonômica pelos 15 minutos de duração da massagem.

Durante o período da massagem, cabeça, pescoço, costas, braços e mãos são os locais que o terapeuta realiza a massagem.

Após cada massagem, o terapeuta limpa a cadeira com álcool e troca a touca que protege o encosto de cabeça da cadeira. Tudo isso pensando em proporcionar a melhor experiência possível para o cliente, bem como garantir a higienização dos equipamentos para os próximos clientes.

Alguns detalhes fazem toda a diferença no sucesso dos atendimentos desta técnica de massagem. Vejamos algumas delas.

Música relaxante

Em todo roteiro de Quick Massage é muito importante que a pessoa consiga se “desligar” de sua rotina para que ela possa relaxar totalmente e aproveitar o momento para que a massagem possa surtir os efeitos esperados.

Os terapeutas colocam uma música suave que podem ser músicas da natureza, sons relaxantes, músicas indianas, sons instrumentais, entre outros tipos de músicas suaves.

A música tem o poder de acalmar a mente e contribuir no processo de desligamento da rotina e contribuir para que a pessoa fique relaxada e pronta para a massagem.

Manobras de início da massagem

Como a pessoa vem muitas vezes de uma rotina estressante, é importante que o profissional faça algumas manobras mais suaves, chamadas de deslizamento superficial, para que a pessoa que recebe a massagem tenha o primeiro contato com o toque e comece o processo de relaxamento.

Estes deslizamentos superficiais também são uma forma de o profissional pedir “licença” para tocar na pessoa e a partir daí realizar as outras manobras desta técnica de massagem.

Massagem no trapézio

O trapézio é uma região onde acumulamos a maior parte das tensões do dia a dia. Por este motivo, é uma das regiões onde o terapeuta dá uma atenção maior durante o atendimento.

Podemos dizer que uma boa massagem no trapézio é quase garantia de sucesso na massagem.

No trapézio o profissional realiza uma manobra de massagem muito conhecida como amassamento. Esta manobra tem este nome, pois o movimento é bem parecido com o movimento de “amassar pão”.

Massagem nas costas

Nas costas é onde temos um dos maiores grupos musculares e que concentram todo o estresse devido à rotina. Além de manobras de amassamento, o profissional realiza manobras de deslizamento e utiliza técnicas de Shiatsu e Anmá que consistem em pressões nos meridianos (pontos utilizados pela acupuntura) e utilização do antebraço como instrumento de massagem.

Nesta região o profissional também realiza movimentos circulares extremamente relaxantes com o “calcanhar da mão” nos musculatura paravertebral, que são músculos que se localizam ao lado da região da coluna.

Massagem na escápula e ombro

As escápulas são ossos que temos nas costas e a musculatura que as envolvem acumula muita tensão também. Por ser uma região mais sensível, a massagem é feita com mais cuidado para não incomodar a pessoa que a recebe.

Como a escápula é um dos ossos que compõe o ombro, após a massagem muscular, o terapeuta aproveita para realizar algumas manobras articulares (conhecida como rotação) para ajudar no relaxamento desta região.

Massagem nos braços e mãos

Nos braços também são realizadas manobras de amassamento. O cliente deixa o braço solto e relaxado e o terapeuta agachado, realiza movimentos de “aperta e solta” envolvendo suas mãos por todo o braço e antebraço do cliente.

Após a massagem dos braços o terapeuta realiza a massagem nas mãos, tanto no dorso quanto nas palmas. Muitos não sabem, mas a massagem na palma das mãos pode literalmente fazer uma pessoa “babar” na cadeira de tão prazerosa que é.

Além da massagem na região, o terapeuta também realiza movimentos articulares do punho e de todos os dedos, além de alongamentos do punho.

Massagem no pescoço

O pescoço acumula muita tensão, e por este motivo, também necessita de uma atenção especial. Nesta região o profissional realiza uma manobra circular que é feita com a mão abraçando o pescoço com o polegar de um lado e o restante dos dedos do outro lado da cervical.

Massagem na cabeça

A massagem na cabeça é muito prazerosa e é realizada com a ponta dos dedos do profissional que faz movimentos de “vai e vem” no couro cabeludo. Um detalhe muito importante é que esta região é mais bem massageada quando a mulher está com o cabelo solto e o homem sem gel. Caso o terapeuta se depare com as situações acima, ele consegue realizar o atendimento com o mesmo objetivo, mas com limitações de movimento.

Finalização com massagem nas costas

Após as manobras relatadas acima é hora de finalizar a massagem. Novamente, o profissional dá uma caprichada na região do trapézio e realiza movimentos deslizantes, como se fosse realmente uma despedida para com o cliente.

Tapotagem e percussão

Para finalizar a massagem o profissional realiza a tapotagem que é realizada com as mãos em forma de concha e o terapeuta dá pequenas batidas nas costas do cliente.

Além da tapotagem, muitos terapeutas finalizam a massagem com movimentos de percussão que são realizadas com as mãos abertas e do lado do dedo mínimo, o terapeuta dá leves batidas nas costas com as mãos alternadas.

Observações importantes

Este passo a passo da Quick Massage que apresentamos neste artigo e vídeo são apenas uma demonstração dos movimentos mais utilizados pelos profissionais durante um atendimento.

Vale ressaltar, que, cada profissional utiliza uma sequência diferente ou substitui um movimento por outro, pois não há uma regra fixa para a realização da massagem.

Veja também: Quick Massage em academias

Este artigo serve mais como uma forma das empresas entenderem melhor como funciona na prática o modo de fazer a Quick Massage, quais materiais são utilizados e regiões que o terapeuta realiza a massagem.

Autor

Rafael Lobo

Fundador e sócio-diretor na Conceito Zen, Bombeiro Civil com aperfeiçoamento em Segurança do Trabalho, Técnico em Massoterapia e vencedor do Prêmio Reconhecimento Senac, atua desde 2008 com palestras e atividades voltadas para SIPAT e Qualidade de Vida no Trabalho.

Comentários

  1. Humberto Teixeira. :

    Adoro aplicar essa massagem e esse vídeo está bem explicado, parabéns para o autor.

    • Rafael Lobo :

      Obrigado pelo comentário Humberto!
      Abraços!

  2. Laudicea :

    Muito legal este guia de como funciona passo a passo uma sessão de massagem em empresas. Principalmente, para nós leigos que nunca fizemos um evento deste porte na empresa. Facilitou muito entender como funciona. Obrigada.

    • Rafael Lobo :

      Olá Laudicea. Que bom que o material lhe ajudou a entender como funciona a Quick Massage nas empresas. Achamos por bem colocar este passo a passo para justamente os nossos clientes saberem exatamente como funciona a sequência da massagem no ambiente de trabalho.

      Grato,
      Rafael

  3. Thais :

    Olá. Na empresa, quantas pessoas um terapeuta consegue atender em um dia?

    • Rafael Lobo :

      Olá Thais, isto irá depender muito do tempo que o terapeuta ficará disponível na empresa. Mas só para você ter uma ideia, um terapeuta da Conceito Zen das 08h00 às 17h00 atende até 28 pessoas.

      Grato,
      Rafael

  4. Ciça :

    Melhor definição que vi sobre o assunto. Aprendi muito.
    Obrigada por mais este conhecimento.

    • Rafael Lobo :

      Olá Ciça.
      Fico muito feliz com seu feedback! Que bom que gostou.

      Abraços,
      Rafael

  5. Cláudia :

    Parabéns pelo vídeo e pela matéria fiz o curso já faz algum tempo e não lembrava de muita coisa.

    • Rafael Lobo :

      Olá Cláudia.
      Fico feliz que tenha gostado do vídeo.

      Abraços,
      Rafael

  6. João :

    Parabéns pelo artigo, muito bem explicado.

    • Rafael Lobo :

      Olá João.
      Fico feliz que tenha gostado do material.

      Abraços,
      Rafael

  7. Jorge Luiz da Silva Gonçalves :

    Gostaria de saber se tem um processo detalhado passo a passo, da massagem Quick, sou fisioterapeuta e estou interessado em iniciar neste segmento.

    • Rafael Lobo :

      Olá Jorge.
      Este processo detalhado você consegue em algum curso livre de Quick Massage, pois em vídeo ou texto você não tem acesso a todos os detalhes que envolvem esta técnica.

      Abraços,
      Rafael

  8. Maria de Fatima Jaques :

    Parabéns! Faz muito tempo que não trabalho com Quick Massage. A forma prática que você expos foi simples e eficaz para eu relembrar. Muito obrigada e parabéns! Um grande abraço e fique em paz!

    • Rafael Lobo :

      Olá Maria.
      Fico feliz em saber que gostou do nosso vídeo.

      Abraços,
      Rafael

  9. Elizabete :

    Parabéns! Tudo o que eu precisava no momento. Faz muito tempo que fiz o curso e o vídeo foi perfeito pra relembrar. Obrigada!

    • Rafael Lobo :

      Olá Elizabete.
      Fico muito feliz que tenha gostado do vídeo.

      Abraços,
      Rafael

  10. Mariana Sallun Raya :

    Olá, parabéns pelo vídeo, super explicado.

    • Rafael Lobo :

      Olá Mariana.
      Obrigado pelo feedback.

      Abraços,
      Rafael

  11. Marcelle Coutinho :

    Foi muito bem colocado a Quick massage pra quem não conhece a técnica. Eu sou massagista e meus clientes amam essa massagem. Parabéns pelo artigo.

    • Rafael Lobo :

      Olá Marcelle.
      Obrigado pelo feedback e boa sorte em sua carreira.

      Abraços,
      Rafael

  12. Tânia Mara :

    Muito boa a explicação e vídeo. Parabéns pelo trabalho. Muito sucesso.

    • Rafael Lobo :

      Olá Tânia.
      Fico feliz que tenha gostado do material.

      Abraços,
      Rafael

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado – Campos obrigatórios estão marcados com *

Quick Massage Passo a Passo - Conceito Zen