Por Que Sua Empresa Precisa de uma Palestra de Educação Financeira?

Proporcionar informação sobre a saúde financeira é muito importante nos dias de hoje devido o momento econômico de nosso país.

Quem não tem uma vida financeira equilibrada com certeza enfrenta muitos problemas no trabalho, pois seu foco fica abalado e sua motivação comprometida. Saiba porém, que uma palestra sobre educação financeira pode lhe ajudar a resolver esse problema e não atoa, muitas empresas têm contratado este tema em seus eventos para poder proporcionar mais informação e orientação a seus funcionários.

A maioria das pessoas vêm de uma educação que não costuma abordar a parte financeira. Nas escolas, por exemplo, vemos matérias como matemática, português, biologia, mas nada está próximo dos assuntos financeiros. Isso mostra que a raiz do problema é social, e não isolado de cada indivíduo, já que desde cedo não somos educados nessa área.

Mas qual a relação da educação financeira com o desempenho de uma pessoa no trabalho? Total! Promover a educação financeira é melhorar a qualidade de vida dos colaboradores, fazendo com que assim, eles também melhorem sua qualidade no desempenho das funções.

Por Que Sua Empresa Precisa de Uma Palestra de Educação Financeira?

Qual o impacto da falta de planejamento financeiro na vida do funcionário?

Já sabemos que o equilíbrio está relacionado com a harmonia em todas as áreas da sua vida. Se tratando das finanças isso não é diferente. A falta de planejamento financeiro impacta diretamente o trabalhador, e isso não prejudica somente o empregado, mas também, toda a empresa.

Uma pessoa desequilibrada financeiramente tende a desviar o seu foco para os inúmeros problemas gerados: atraso no pagamento de contas, dívidas que só aumentam, e sem falar nos projetos pessoais que nunca se concretizam. As consequência disso são pessoas estressadas, amarguradas com a vida e sem objetivos, a não ser os de pagar as contas.

O dinheiro está relacionado diretamente e indiretamente com todas as áreas da nossa vida. Sem ele não há saúde, não há lazer, e não há como suprir as necessidades pessoais. Sem educação financeira não dá para gerenciar isso tudo.

Como o desequilíbrio financeiro pessoal do funcionário prejudica a empresa?

Afim de evitar complicações, as empresas precisam se atentar a alguns fatores, como por exemplo pedidos de adiantamento de salário, férias, ou até os famosos vales são sinais de problemas financeiro. E não para por aí!

Essa falta interfere no ambiente de trabalho como um todo, pois teremos pessoas mais irritadas, desmotivadas e sem foco, atuando de maneira totalmente insatisfatória e perigosa para a saúde do negócio. Muitas vezes, como solução, os funcionários pedem para ser demitidos, recebendo assim os benefícios trabalhistas do acerto, ou até mesmo tentam forçar a demissão de maneira antiética.

Palestras sobre educação financeira se tornam uma excelente solução!

O que muitas empresas vem adotando ultimamente são palestras de educação financeira no ambiente de trabalho. Elas têm o objetivo de reeducar a maneira de pensar quando se trata de dinheiro. Para que ocorra todas essa reestruturação na vida do funcionário é necessário uma mudança radical em muitos costumes, bem como no modo de agir fora do ambiente de trabalho.

A Conceito Zen desde 2010 se tornou uma empresa especializada em palestras interativas que atuam diretamente no comportamento com o objetivo de proporcionar mudança de hábitos.

Um aumento de salário muitas vezes pode até solucionar momentaneamente as coisas, porém, devido à falta de educação, cedo ou tarde as dívidas surgirão novamente. Mais uma vez a educação como forma de prevenção se torna a melhor opção.

Autor

Rafael Lobo

Fundador e sócio-diretor na Conceito Zen, possui formação em Coaching Financeiro pela PUC e possui longa experiência nos mercados de Renda Fixa e Renda Variável, atua desde 2008 como palestrante e diariamente fala sobre finanças pessoais no instagram @orafaellobo.

Comentários

  1. Karine Cristyna Costa Maciel :

    Queremos uma palestra sobre educação financeira para nossa semana da sipat.

    • Rafael Lobo :

      Olá Karine.
      Fico feliz com seu interesse em contar conosco em sua SIPAT.

      Nosso e-mail é o contato@conceitozen.com.br

      Abraços,
      Rafael

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado – Campos obrigatórios estão marcados com *

Sua Empresa Precisa de Palestra de Educação Financeira?