O que é OIT – Organização Internacional do Trabalho

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) é uma agência da ONU que é responsável por informações, estatísticas, pesquisas e estudos sobre trabalho.

OIT é a sigla para Organização Internacional do Trabalho que é uma agência das Nações Unidas que atua em diversos países do mundo buscando condições adequadas para a realização das atividades de trabalho, agindo também contra trabalhos forçados. Suas atividades são quase centenárias, resultando em diversas premiações de reconhecimento aos serviços prestados ao longo dos anos.

Sabendo-se que uma das grandes responsabilidades das empresas é gerar um ambiente de trabalho seguro e livre de riscos de acidentes é importante sabermos mais sobre o papel que a OIT desempenha em nosso país.

O que é OIT?

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) é uma agência das Nações Unidas que busca promover acesso a oportunidades para homens e melhores em relação a um trabalho decente e produtivo, respeitando as condições de liberdade, equidade, segurança e dignidade. Tem sede em Genebra, na Suíça e foi criado em 1919.

Sigla para Organização Internacional do Trabalho

A OIT carrega a ideia de que a paz duradoura deve ser baseada na justiça social, sendo constituída a partir do Tratado de Versalhes. A partir de 1946 começou a ter uma atuação global, contando hoje em dia com mais de 40 escritórios pelo mundo. A OIT recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1969, quando completou 50 anos de atuações.

Quando chegou ao Brasil?

A OIT chegou ao Brasil em 1950, trazendo programas e atividades que refletem os seus objetivos propostos. Atua no desenvolvimento das Normas Internacionais de Trabalho, se destacando no país atuando contra o trabalho forçado, trabalho infantil e o tráfico de pessoas para a exploração sexual, buscando ainda oportunidade para os jovens e reduzindo a desigualdade entre gêneros.

Parceiras no Brasil

A OIT busca atingir os seus objetivos formando parcerias nacionais com diferentes instituições que possuem os mesmos fins. No Brasil os seus principais aliados são as instituições de formação profissional, afiliadas ao Centro Interamericano para o Desenvolvimento do Conhecimento na Formação Profissional (CINTERFOR).

A ideia é estimular a cooperação, oferecendo auxílio para acesso a conteúdos relacionados com os recursos humanos. São 67 instituições ao todo, distribuídas por 27 países da América Latina, Caribe, Espanha e África. O  Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) é uma dessas parceiras.

Conceito de trabalho descente

Em 1999 a OIT desenvolveu o conceito de Trabalho Descente, sendo considerado essencial para vencer a pobreza. Com ele é preciso ter uma governabilidade sustentável, buscando reduzir as desigualdades sociais. Com ele existe uma interligação entre os quatro pontos centrais da entidade, que são o respeito aos direitos no trabalho, a promoção do emprego produtivo e de qualidade, a extensão da proteção social e o fortalecimento do diálogo social.

Parceria com o SEBRAE

Desde 1996 existe uma parceria entre o SEBRAE e a IOT, com o objetivo de fortalecer o Programa de Emprego e Renda (PRODER). Entre 2009 e 2011 aconteceram alguns intercâmbios entre as duas entidades, a fim de promover o desenvolvimento de ambas. Diversas visitas aconteceram, onde puderam conhecer sistemas como o Programa de Investimentos Intensivos em Emprego.

A partir de 2013 se fortaleceu uma parceria entre a OIT e o SEBRAE, com a assinatura do Memorando de Entendimento, com o objetivo de desenvolver entre as duas instituições um programa de cooperação técnica e a troca de conhecimentos. As condições de trabalho em micro e pequenas empresas são o foco dessa parceria.

O que é OIT – Organização Internacional do Trabalho
5 (100%) 1 vote
0
0
facebook

Autor

Rafael Lobo

Fundador e sócio-diretor na Conceito Zen, Bombeiro Civil com aperfeiçoamento em Segurança do Trabalho, Técnico em Massoterapia e vencedor do Prêmio Reconhecimento Senac, atua desde 2008 com palestras e atividades voltadas para SIPAT e Qualidade de Vida no Trabalho.

Comentários

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado – Campos obrigatórios estão marcados com *