O Que é Mapa de Risco e Para Que Serve?

O Mapa de Risco é um excelente aliado dos funcionários e da empresa com o objetivo de prevenir acidentes e promover a saúde e segurança de todos.

O Mapa de Risco serve para prevenir acidentes e proporcionar mais garantia aos funcionários no ambiente de trabalho. Esse sistema é desenvolvido por meio da análise dos riscos de cada setor, sendo representados por meio de desenhos.

Não basta apenas um Mapa de Risco desenvolvido, é necessário conscientizar os funcionários, para que eles fiquem atentos às normas e procedimentos de segurança. Essa questão ajuda a evitar os acidentes de trabalho e colabora para melhorar a saúde de todos.

O Mapa de Risco deve ser utilizado por todas as empresas não só que desenvolvem atividades perigosas aos funcionários. Não importa qual for o número de colaboradores ou o setor de serviços. Existem multas para as companhias que apresentam falta deste item de segurança.

O que é Mapa de Risco?

O Mapa de Risco é uma forma de conhecer os perigos encontrados no ambiente de trabalho. Ele é desenvolvido por meio de layout do local após análise de um profissional de segurança no trabalho. Dessa forma os diferentes riscos são representados por cores, indicando o nível. Existem ainda círculos de tamanhos diferentes, que variam conforme o perigo encontrado no ambiente de trabalho com pode ser verificado no exemplo abaixo.

Mapa de Risco

Para que serve o Mapa de Risco?

O Mapa de Risco ajuda a reduzir a incidência de acidentes durante a execução das atividades dos colaboradores, desde que, todos sejam treinados e orientados sobre como identificar os riscos do local onde o trabalho será realizado. É pertinente já que garantir a segurança dos contratados é uma das missões dos empregadores, assim o Mapa de Risco serve como uma ferramenta para a saúde e segurança dos trabalhadores.

Leia Também: Por que é Importante Reportar Riscos de Acidentes

Quais são os tipos de riscos?

O Mapa de Risco poderá conter riscos físicos na cor verde, químicos de cor vermelha, biológicos na cor marrom, ergonômicos em tons de amarelo e de acidentes na cor azul. Se um ambiente apresentar mais de um risco, o círculo poderá ser dividido em cinco porções iguais, preenchidas com cores diferentes.

Leia Também: Análise de Riscos: O que é e Como Realizar

Redução de acidentes no trabalho

O maior objetivo do Mapa de Risco é reduzir os problemas enfrentados pelos colaboradores, diminuindo os perigos à saúde deles. Por meio da identificação dos riscos, integração da equipe e conscientização dos funcionários, esse item passa a ser importante para as empresas. Funcionários que se sentem mais seguros tendem a apresentar melhores resultados.

Participação dos funcionários

O Mapa de Risco deve ser instalado em um local que seja visível para todos os colaboradores. Deve apresentar as informações necessárias para os funcionários e deixá-los mais atentos para a realização das atividades propostas. O Mapa de Risco pode ser individualizado por setor da empresa ou então existir somente um.

Qual a validade de um Mapa de Risco?

O Mapa de Risco não tem um período de validade específico. Ele deverá ser atualizado assim que houver alguma modificação no ambiente indicado. Colocação ou retirada de máquinas, por exemplo, exigem novo Mapa de Risco. Alterações na forma de produzir ou mudança nos produtos utilizados também possuem a necessidade de atualização.

O Que é Mapa de Risco e Para Que Serve?
5 (100%) 1 vote[s]
0
0
facebook

Autor

Rafael Lobo

Fundador e sócio-diretor na Conceito Zen, Bombeiro Civil com aperfeiçoamento em Segurança do Trabalho, Técnico em Massoterapia e vencedor do Prêmio Reconhecimento Senac, atua desde 2008 com palestras e atividades voltadas para SIPAT e Qualidade de Vida no Trabalho.

Comentários

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado – Campos obrigatórios estão marcados com *