O que é Direção Defensiva?

Estar habilitado e possuir habilidade na direção são coisas diferentes e que não podem ser ignoradas quando pensamos em direção defensiva.

A direção defensiva é um dos temas mais abordados durante as aulas dos centros de formação de condutores. Este conteúdo programático, no entanto, acaba ficando mais na parte teórica e muitos motoristas ignoram sua importância para um trânsito seguro.

Anualmente, milhares de brasileiros morrem nas estradas do país em casos de imprudência. Os motoristas irresponsáveis, além de colocarem suas vidas em risco, acabam expondo outras pessoas a acidentes. Por isso, fique atento e comece a praticar uma direção defensiva.

Não é de se estranhar que, muitas empresas têm realizado ações sobre direção defensiva para seus funcionários com o objetivo de conscientizar toda sua equipe sobre como eles podem tornar o trânsito muito mais seguro.

Direção Defensiva

O que é direção defensiva?

A direção defensiva é basicamente um conjunto de medidas preventivas para um trânsito mais seguro. É um dos temas exigidos na obtenção e renovação da habilitação (desde 2004).

Para conseguir aplicar estes conceitos, você precisa diminuir qualquer margem para imprevistos. Além de fazer uma boa direção, deve evitar situações que possam causar erros dos outros motoristas. Pode parecer algo complicado, mas seguindo alguns conceitos primários é possível melhorar a vida no trânsito.

Vamos então agora abordar alguns dos temas mais importantes para uma direção defensiva e segura.

1. Conheça o trânsito

Mesmo que todos os motoristas habilitados passem pelo curso de formação, muitos acabam esquecendo e não prestando atenção nos ensinamentos dos instrutores. Isso é um grande erro. Um dos princípios da direção defensiva é ter conhecimento das regras. O Código de Trânsito Brasileiro deve ser um guia para o cotidiano.

Tendo o conhecimento da legislação, sinalização e muitos outros itens das leis brasileiras, fica muito mais simples aplicar uma direção defensiva. Junto com esse conhecimento, deve ser desenvolvido o elemento prático. Nem todos os problemas do trânsito são considerados infrações, no entanto, aplicando o bom senso e prezando pela segurança, é possível evitá-los.

Se você sabe que determinada região tem um trânsito mais conturbado, que uma esquina específica têm muitos acidentes ou informações deste tipo, aplique uma direção consciente e seja um agente transformador para estes cenários.

2. Tenha mais atenção

O motorista deve ter atenção em todos os momentos. É normal que no cotidiano a atividade de locomoção acabe entrando no piloto automático. Para e pense: quantas vezes você já fez o caminho para casa enquanto estava pensando em outros assuntos? Pois é, isso acontece muito e é preciso ter cuidado.

O motorista deve estar atento aos outros veículos e também aos pedestres. Elementos como a condição da pista, sinalização e clima devem sempre ser analisados. Estando atento, você terá um tempo de reação muito melhor e pode com certeza evitar situações piores.

3. Mantenha a calma sempre

Todos sabem que a vida contemporânea é muito agitada e cada segundo é precioso. O trânsito, principalmente nas grandes cidades, é caótico e pode deixar qualquer um estressado e com pressa. Mesmo assim, ter calma é fundamental para a direção defensiva.

Evite andar muito próximo ou pressionando outros veículos, algo que acontece constantemente nas vias brasileiras. Mantenha a distância de segurança, tendo em vista que caso necessário, conseguirá frear o veículo a tempo de evitar qualquer problema.

Preze sempre pelo bom senso e pense no próximo. Tome muito cuidado com os outros motoristas e principalmente com pedestres, ciclistas e demais pessoas que correm maior risco em casos de acidentes.

Estas são algumas das dicas informadas em nossa palestra sobre segurança no trânsito que você pode contratar para os funcionários de sua empresa. Desde 2010 a Conceito Zen é uma empresa especializada em palestras interativas com metodologia própria e que tem grande destaque no mercado.

Autor

Rafael Lobo

Fundador e sócio-diretor na Conceito Zen, Bombeiro Civil com aperfeiçoamento em Segurança do Trabalho, Técnico em Massoterapia e vencedor do Prêmio Reconhecimento Senac, atua desde 2008 com palestras e atividades voltadas para SIPAT e Qualidade de Vida no Trabalho.

Comentários

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado – Campos obrigatórios estão marcados com *

O que é Direção Defensiva e Para Que Serve? - Conceito Zen