Dependência Tecnológica e Suas Consequências

Com a velocidade com que as tecnologias evoluem muitas pessoas estão se sentindo dependentes, proporcionando o surgimento de alguns problemas.

Nos últimos 20 anos a internet cresceu e chegou a boa parte da população mundial, os jogos virtuais também se desenvolveram, fazendo surgir um medo em relação a esse tipo de dependência. Outro meio usado quase que o tempo inteiro são os celulares, pois para muitas pessoas é difícil ficar muito tempo sem eles.

Porém, nem tudo são flores e a internet pode oferecer alguns perigos para os usuários. Ficar dependente pode atrapalhar no serviço, trazer complicações familiares e também levar à perda de amigos. Outro problema que pode ser enfrentado é o gasto com jogos eletrônicos.

O que é dependência tecnológica?

A dependência é a condição da pessoa que não consegue se desligar de um hábito. Em muitos casos também há subordinação, embora a tecnologia não obrigue o usuário ficar conectado, muitos possuem essa sensação. A dependência traz efeitos variados como prazer, alivio do estresse e redução da ansiedade.

O medo da tecnologia viciar alguém vem da utilização de cigarro e drogas, embora esse seja um vício mental. Algumas pessoas tem a necessidade de ficarem conectadas por horas, mesmo que não estejam fazendo algo útil. É considerada dependência tecnológica quando o indivíduo não controla mais suas ações na internet, em games ou celulares.

dependencia-tecnologica-e-suas-consequencias

Estudos recentes

Esse ainda é um novo mundo e pouco conhecido pela ciência. A tecnologia evolui de uma maneira muito rápida, dificultando algumas definições. Poucos estudos comprovaram ações neurobiológicas influenciadas pelas tecnologias, principalmente nos jovens. Por outro lado, os pesquisadores seguem desenvolvendo métodos para identificar possíveis causas.

O que dizem os estudos?

Pesquisas já comprovaram que ao menos 5% dos jovens que jogam ou utilizam redes sociais desenvolveram algum problema pelo uso frequente. Os meninos preferem os games enquanto as meninas as redes sociais. Entre os principais efeitos estão a queda no rendimento escolar, isolamento social e brigas familiares.

No mercado de trabalho, esse cenário acaba complicando o desempenho profissional, principalmente em atividades que exigem concentração constante. Algumas empresas, para tentar contornar essa situação, não disponibilizam o sinal de internet para seus funcionários, além de proibirem o uso de aparelhos pessoais durante o expediente.

Dependência de internet

O Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da FMUSP definiu alguns critérios para identificar os dependentes de internet. Primeiro eles possuem grande preocupação com a rede e tem necessidade de aumentar o tempo conectado, além disso buscam o conforto navegando na internet. Também ficam on-line por mais tempo do que o planejado previamente.

Dependência de celulares

Conhecida por nomofobia, a dependência por celulares é uma das que mais cresce no mundo. Alguns acordam durante a noite para responder mensagens, prejudicando o sono, outros não conseguem se concentrar no trabalho e olham para o aparelho a cada instante. O celular foi desenvolvido para melhorar a vida, mas é preciso tomar cuidado com seu uso.

Sintomas da dependência tecnológica

Os sintomas são semelhantes aos dependentes de substâncias químicas ou comportamentais. Muitos usuários chegam a comparar a internet com uma droga, sendo que dão um jeito de se livrarem das outras atividades para não serem interrompidos durante a conexão. Mentiras também passam a serem frequentes por pessoas nessa condição.

A Conceito Zen realiza uma palestra com o tema Dependência Digital onde abordamos com dicas práticas ao dia a dia como podemos lidar com esta situação para que nossa qualidade de vida não seja afetada. Se você quiser conhecer mais a respeito desta palestra, clique aqui.

Autor

Iara Pereira

Psicóloga pós graduada em Gestão de Negócios com formação em Personal & Professional Coaching. Sócia-diretora da Conceito Zen, com mais de dez anos de experiência em Treinamentos e Recursos Humanos, atuou em grandes empresas como TNG, Grupo Mapfre Seguros, Bunge Alimentos e Saint-Gobain do Brasil.

Comentários

  1. Sônia Regina Oliveira :

    Muito bom artigo. Gostei muito.

    • Rafael Lobo :

      Olá Sônia.
      Que bom que gostou!

      Abraços,
      Rafael

  2. Emmanuel :

    Vou usar a pesquisa em um TCC meu se me permitir.

    • Rafael Lobo :

      Olá Emmanuel. Tudo bem?

      Fico muito feliz em saber que gostou do nosso artigo. Pode usar o artigo em seu TCC sim. A propósito, a data de publicação do artigo foi 18/05/2018.

      Abraços,
      Rafael

  3. Chrischris :

    Usando pra minha redção rsrs kkkk

    • Iara Pereira :

      Olá Chris.
      Fique a vontade para usar as informações do nosso site. Fico feliz em ajudar.

      Grata,
      Iara

  4. Elias Alves :

    Conteúdo muito útil e informativo, me informei aqui para fazer minha redação, muito bom, gostei bastante, nota 10

    • Iara Pereira :

      Muito obrigada por seu feedback Elias.
      Fico feliz em ajudar.

      Grata,
      Iara

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado – Campos obrigatórios estão marcados com *

Dependência Tecnológica e Suas Consequências - Como te Afeta?