Conceito de Saúde nos Dias Atuais

Diversas atividades podem ser desenvolvidas para contornar problemas de saúde, sejam eles físicos ou mentais.

Quando se fala em ter uma boa saúde, o que poucas pessoas questionam é justamente o conceito de saúde. Com o passar dos anos, a situação vai mudando e esse conceito acaba sofrendo mutações. Uma das teorias clássicas do conceito de saúde foi produzida pela OMS (Organização Mundial da Saúde) em 1946. São mais de 70 anos desde essa formulação, evidenciando a necessidade de atualização.

Segundo o documento da OMS, a saúde é: “Um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não consiste apenas na ausência de doença ou de enfermidade“.

Um dos questionamentos em relação a esse conceito é o de que as pessoas aprenderam a viver com algumas condições e que isso não impossibilita o desenvolvimento pessoal e a capacidade de ter bem-estar.

Conceito de Saúde nos Dias Atuais

Definição atual de saúde

Atualmente a OMS já atualizou seu conceito de saúde e é de entendimento geral que uma boa saúde é constituída por diversos fatores. Ter acesso a serviços de prevenção e assistência médica de qualidade é essencial, porém além disso também é necessário:

  • Ter um padrão financeiro que proporcione qualidade de vida, educação e vida social adequada.
  • Contar com reservas naturais de qualidade. Água potável, ar com baixos índices de poluição, trabalho em condições adequadas e segurança.
  • Genética. Muitos problemas são hereditários. Algumas pessoas apresentam maior tendência para determinados problemas de saúde.
  • Rotina. Pessoas que fumam, consomem bebidas alcoólicas e tem dificuldades psicológicas, costumam a enfrentar mais problemas. A falta de atividades físicas é outro fator importante a ser analisado.

No Brasil, a saúde é um dos direitos a cidadania fixados na Constituição de 1988. Os artigos 196, 197, 198 e 199 abordam este tema. É dever do estado garantir boas condições de acesso a saúde. O SUS (Sistema Único de Saúde) foi criado para democratizar e ampliar o acesso gratuito.

Como ter uma boa saúde?

Existem fatores que são praticamente impossíveis de serem mudados (como os genéticos, por exemplo), no entanto diversas atividades podem ser executadas para contornar possíveis problemas de saúde, seja ela física ou mental.

Um dos grandes problemas da sociedade contemporânea é o sedentarismo. Adotar uma rotina de exercícios é fundamental para uma boa saúde, além de ser algo que libera endorfina e também ajuda na sensação de bem-estar. Especialistas recomendam atividades diárias como caminhadas e corridas.

Junto com a rotina de exercícios, também é importante seguir uma dieta. Isso não significa ter privação na alimentação, apenas é necessário fazer escolhas equilibradas. Evitar frituras, alimentos gordurosos e bebidas como refrigerantes, que podem ser consumidos, porém não em excesso. Também é importante incluir legumes e verduras diariamente, além das frutas que são importante fonte de nutrientes.

Os tópicos listados acima são um dos principais pilares da palestra sobre saúde da Conceito Zen. Acreditamos que, somente com mudanças de comportamento é possível termos uma vida plena com saúde e qualidade de vida.

Saúde mental

O corpo e a mente devem estar em equilíbrio. Mesmo nos conceitos mais primitivos de saúde, o bem-estar e a saúde mental já eram incluídos. Portanto, mesmo que os aspectos físicos sejam levados em consideração e as dicas aplicadas, tente manter um bom estado de saúde mental.

Aplicando os conselhos para o corpo e para a mente, é muito mais fácil ter uma vida tranquila, duradoura e prazerosa. Gostou das nossas dicas? Tem dúvidas? Use o espaço dos comentários!

Autor

Rafael Lobo

Fundador e sócio-diretor na Conceito Zen, Bombeiro Civil com aperfeiçoamento em Segurança do Trabalho, Técnico em Massoterapia e vencedor do Prêmio Reconhecimento Senac, atua desde 2008 com palestras e atividades voltadas para SIPAT e Qualidade de Vida no Trabalho.

Comentários

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado – Campos obrigatórios estão marcados com *

Conceito de Saúde nos Dias Atuais - Conceito Zen