Como o Sono Afeta o Bem Estar

Uma boa noite de sono proporciona a recuperação necessária de nosso organismo para manter uma vida em equilíbrio.

Quem dorme pouco pode ter dificuldades para aguentar a rotina do dia seguinte, prejudicando ainda outras características importantes para uma vida saudável. O bem estar depende entre outros fatores de uma boa noite de sono, quem não dorme pelo período adequado poderá apresentar distúrbios mentais e também físicos.

Neste artigo nós iremos abordar sobre como uma má noite de sono pode afetar nossa qualidade de vida e bem estar. Confira!

Quanto tempo devo dormir?

Você já deve ter ouvido que o recomendado é dormir 8 horas por dia. Dizem também que as mulheres necessitam de mais tempo para o descanso do que os homens. De acordo com especialistas, não é possível cravar um tempo adequado para o sono, já que os organismos são todos diferentes e cada um deles necessita de algo.

Adultos e idosos devem dormir diariamente uma quantidade de horas que varia entre 6 horas e 10 horas. As crianças precisam um pouco mais, chegando até mesmo a 12 horas. Os chamados dormidores curtos são os que ficam por menos de 6 horas na cama, menos do que isso poderá comprometer a sua saúde.

Homem dormindo

Muito tempo acordado também não é bom

Pessoas que ficam muito tempo sem dormir também podem prejudicar a sua saúde e o bem estar. Quem fica por várias horas sem descansar adequadamente se torna mais propenso a desenvolver obesidade, doenças cardíacas, colesterol, diabetes e até mesmo acidente vascular cerebral, o AVC. Então nada de ficar dias sem dormir.

Insônia

A insônia pode fazer com que a pessoa fique estressada no dia seguinte, reduzindo a capacidade de concentração e de produtividade. Ela é causada por distúrbios no momento de dormir, podendo ser causada por luminosidade em um momento que o adequado é estar tudo escuro ou por preocupações com a rotina. Hoje em dia existem remédios que prometem acabar com este problema, mas recomendamos sempre antes, tentar métodos naturais antes.

Veja Também: Atividades Que Diminuem o Estresse no Trabalho

A saúde mental pode ser afetada

Pessoas que dormem mal podem ter a memória prejudicada, principalmente as crianças, já que é durante este período em que o cérebro grava os conhecimentos adquiridos ao longo do dia. Dormir mal irá prejudicar o bem estar emocional, deixando as emoções mais a flor da pele. Ansiedade e depressão podem ganhar destaque se o sono não for adequado.

Posso ficar doente?

Sim. Como já citado ao longo do texto, quem não dorme a quantidade recomendada de horas poderá apresentar sintomas físicos e emocionais. Entre as principais doenças que a falta de sono pode trazer estão diabetes, colesterol, doenças cardíacas, ansiedade e depressão. Além disso, quem dorme mal também apresenta redução na expectativa de vida. A falta de horas dormidas pode colaborar para o desenvolvimento de cânceres e de obesidade. As chances de ter resfriados também aumentam.

Como o sono afeta o bem estar

Para ter uma vida saudável com qualidade de vida é preciso ter uma alimentação balanceada, praticar exercícios físicos e dormir bem. Aliás, tudo começa pelo sono. É com ele que irá recuperar as energias para o próximo dia, recuperando o corpo e a mente para os novos desafios que estão por vir. O bem estar é bastante dependente de uma boa noite de sono, então planeje melhor a sua rotina, para dormir a quantidade de horas indicadas por especialistas.

Como o Sono Afeta o Bem Estar
5 (100%) 1 vote
0
0
facebook

Autor

Iara Pereira

Psicóloga pós graduada em Gestão de Negócios com formação em Personal & Professional Coaching. Sócia-diretora da Conceito Zen, com mais de dez anos de experiência em Treinamentos e Recursos Humanos, atuou em grandes empresas como TNG, Grupo Mapfre Seguros, Bunge Alimentos e Saint-Gobain do Brasil.

Comentários

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado – Campos obrigatórios estão marcados com *