Como Encarar a Depressão no Trabalho

Por estar cada vez mais presente na vida dos brasileiros é importante saber como lidar com a depressão no ambiente de trabalho.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a depressão alcançará o segundo lugar entre as principais causas de incapacidade laboral no mundo. Ao redor do globo, cerca de 121 milhões de pessoas sofrem com a doença. Dentro desse número, são 17 milhões de pacientes só no Brasil.

A depressão toma conta da vida do indivíduo. E é claro que não permanece apenas em sua vida pessoal: prejudica também a sua capacidade de trabalho. O raciocínio fica mais lento, a concentração fica mais difícil e, às vezes, a pessoa não consegue nem sair da cama.

O trabalho pode não ser a causa do quadro, mas pode contribuir com os outros motivos que o desencadeia, como fatores biológicos, genéticos e psicossociais. O trabalho, então, vai participar no início ou no agravamento da doença.

Mulher com depressão no trabalho

Contar ou não contar?

Comunicar o quadro aos superiores pode não ser uma tarefa fácil. Dependendo do perfil da empresa, dos chefes ou da diretoria, haverá ou não uma maior compreensão e estímulos para o tratamento correto.

Ainda existem pessoas que têm preconceito com transtornos mentais. A depressão, por vezes, pode ser um tabu. E ainda há o risco de ser tratada como preguiça o fraqueza.

Pensando então em como lidar com a depressão no trabalho, cabe ao paciente decidir se conta ou não. Quando há necessidade de afastamento ou cobertura de custos do plano de saúde, essas informações podem chegar aos ouvidos da chefia. Mas lembre-se: enquanto o tratamento estiver acontecendo, por lei, o funcionário não pode ser demitido.

Como lidar com a depressão durante o trabalho?

Lidar com a depressão no trabalho certamente afetará a produtividade do paciente. E a cobrança e a pressão impostas podem agravar o quadro. Por isso, é preciso ter calma e organizar as tarefas para facilitá-las e manter o desempenho. Veja algumas dicas:

  • Divida o trabalho em tarefas e faça intervalos entre elas: dar um passo de cada vez pode contribuir na hora de realizar um trabalho complexo. Às vezes, a sua dimensão pode parecer assustadora. Quando dividido em pequenos trabalhos simples, a tarefa se cumpre de forma tranquila
  • Recompense-se a cada passo dado: saiba reconhecer o seu sucesso nas pequenas vitórias do dia
  • Priorize a sua saúde: não deixe que o seu bem estar esteja em segundo plano. Mesmo nos dias mais ocupados, lembre-se de fazer pausas e distrair a mente. Aprenda a reconhecer seus sintomas e como lidar com eles, caso apareçam no meio do expediente
  • Não se cobre demais: reconheça seus progressos e limitações. Os problemas acontecem em qualquer emprego, por isso tente focar nos aspectos positivos e nas razões que o fizeram começar
  • Defina metas: priorize o que é preciso e organize bem a sua agenda pessoal. Assuma apenas os compromissos com prazos possíveis, para evitar estresse
  • Peça ajuda: contar ou não para os seus empregadores é decisão sua. Mas contar com a ajuda de colegas ou amigos pode ser muito bom. Não tenha vergonha de conversar sobre a depressão

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Por mais que a depressão ainda seja um tabu, os colegas e supervisores devem ser compreensivos e estimular o tratamento com um profissional especializado. Com paciência, dentro de alguns meses, o funcionário poderá retornar com a capacidade renovada. A depressão, quando tratada corretamente, pode devolver ao indivíduo o controle de sua vida.

Como a Conceito Zen pode ajudar

Desde 2010 a Conceito Zen se tornou uma empresa especializada em palestras que possuem uma metodologia prática onde nossos palestrantes que são formados na área da saúde conseguem levar informação e orientação de uma forma muito mais dinâmica e interativa.

Uma de nossas palestras é sobre o tema de Saúde Mental onde abordamos sobre ansiedade e depressão e conseguimos de uma forma muito dinâmica falar sobre este tema sensível dentro das empresas e trabalhar na conscientização destes assuntos.

Se você percebeu que sua empresa também precisa falar deste assunto, entre em contato conosco que com certeza conseguiremos ajudar os colaboradores a identificarem estes sintomas e trabalharem em cima para conseguir uma vida muito mais saudável e com qualidade de vida.

Sobre o Autor

Iara Pereira

Psicóloga pós graduada em Gestão de Negócios com formação em Personal & Professional Coaching. Sócia-diretora da Conceito Zen, com mais de dez anos de experiência em Treinamentos e Recursos Humanos, atuou em grandes empresas como TNG, Grupo Mapfre Seguros, Bunge Alimentos e Saint-Gobain do Brasil.

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