Como as Grandes Empresas Motivam Seus Funcionários

Entender como as grandes empresas motivam seus funcionários pode ser a chave para conseguir ter um ambiente de trabalho mais produtivo e que gere mais resultados.

Às vezes, pode ser muito difícil motivar seus funcionários e quando os níveis de motivação de uma pessoa atingem um ponto baixo isso reflete diretamente na produtividade dentro da organização.

Você pode acreditar na empresa, mas sem funcionários que possam corresponder ao seu entusiasmo, sua empresa simplesmente não alcançará todo o seu potencial.

Na verdade, essa falta de motivação pode levar a um desempenho insatisfatório, atendimento ao cliente insatisfatório, diminuição da receita e uma crescente reputação negativa da marca.

Entender e explorar as fontes de motivação de seus funcionários, por outro lado, levará a uma força de trabalho mais engajada, com ímpeto e capacidade para atingir e até superar seus objetivos.

Reunião em uma grande empresa

Os funcionários respondem a relações de trabalho produtivas com seus gerentes, um ambiente de trabalho positivo e alguns incentivos extras para encorajá-los em seu caminho!

Compilamos uma lista das melhores ideias e técnicas de motivação de funcionários que grandes organizações de sucesso usam todos os dias para obter o máximo de seus talentos.

Essas ideias de motivação de funcionários podem ajudá-lo a transformar sua força de trabalho de monótona em positiva e engajada.

1. Ideia de motivação de funcionários nº 1: definir metas SMART

Planejar e definir metas é uma ótima maneira de motivar os funcionários, mas se a tarefa for muito grande, eles podem se sentir sobrecarregados.

É aí que as metas SMART entram em jogo. Isso porque elas se concentram em transmitir metas e objetivos menores e que todo mundo entenda. Daí, por causa disso, acabam dando uma ideia de serem mais fáceis de alcançar, além de deixar claro o que é preciso que cada um faça.

SMART significa:

  • Specific (Específico): o que você quer fazer?
  • Measurable (Mensurável): Como você vai saber que alcançou o objetivo?
  • Achievable (Atingível): O objetivo está ao seu alcance?
  • Relevant (Relevante): Você pode alcançar o objetivo de forma realista?
  • Time-bound (Temporal): Quando você deseja alcançar o objetivo?

Estabelecer metas SMART é uma das principais técnicas que as maiores empresas usam e que você pode “copiar”, pois vai manter seus funcionários motivados e engajados no caminho certo, sem se perder, para alcançar o objetivo final.

2. Ideia de motivação de funcionários nº 2: Recompensar e incentivar

Nem todo trabalho oferece uma recompensa imediata para os funcionários, mas fornecer incentivos os ajuda a definir metas: nada funciona melhor do que uma recompensa para encorajar os funcionários a alcançar seus objetivos!

Ao planejar recompensas e incentivos para seus funcionários, lembre-se de manter as metas claras.

Como as grandes empresas encaram estas recompensas e incentivos?

Eles devem ser alcançáveis e as recompensas devem ser algo que seus funcionários realmente desejem. Aproveite esta oportunidade para perguntar a seus funcionários sobre suas vantagens preferidas: ter incentivos personalizados pode ser a motivação de que precisam para acelerar o ritmo ou lançar um produto com paixão. Você pode usar bônus ou cartões-presente como incentivos ou benefícios.

Os incentivos podem motivar seus funcionários a aumentar a satisfação do cliente, gerar mais vendas e estimular mais colaboração.

Pode até promover mais lealdade dos funcionários e ajudá-lo a reter talentos de alto desempenho.

Um dos serviços da Conceito Zen que mais são utilizados como recompensa para os funcionários é a Quick Massage que é uma técnica de massagem rápida de 15 minutos e que as empresas brasileiras adoram devido sua versatilidade.

3. Ideia de motivação do funcionário nº 3: Lembre-se de que confiança gera lealdade

O sucesso da sua organização depende da qualidade do trabalho que seus funcionários produzem.

Certifique-se de que eles saibam que você e a empresa dependem do trabalho deles e que você confia que eles darão tudo de si.

Mostrar que você tem confiança em suas habilidades pode ajudá-los a se sentirem parte da equipe e estimular uma maior lealdade em sua organização.

As maiores empresas já entenderam que depois que os funcionários estão comprometidos, é natural que fiquem mais motivados!

4. Ideia de motivação do funcionário nº 4: Cultive o entusiasmo

Atitudes positivas e negativas são contagiosas, por isso sempre ajuda a promover uma cultura organizacional positiva e entusiástica, que incentive seus funcionários a verem seu local de trabalho sob uma boa luz. É um bom sinal se eles não estão arrastando os pés para o trabalho todas as manhãs!

Todos os locais de trabalho positivos das grandes empresas compartilham algumas características comuns:

  • Ter canais de comunicação abertos e transparentes
  • Ter foco em treinamento e desenvolvimento
  • Fornecendo reconhecimento pelo trabalho árduo
  • Promover um senso de unidade, tolerância e aceitação

Mesmo em dias ruins, os funcionários terão dificuldade em permanecer infelizes em um escritório otimista.

Por outro lado, um ambiente negativo vai como que sugar a energia deles e deixá-los desmotivados.

A palestra motivacional da Conceito Zen se encaixa perfeitamente neste contexto, pois valores como saúde, família, trabalho e amigos são abordados de uma forma muito didática fazendo com que os funcionários reflitam sobre valorizar seus principais patrimônios.

5. Ideia de motivação de funcionários nº 5: Promova a transparência

Ser honesto com seus funcionários é a melhor maneira de promover a lealdade. Informe-os sobre os planos organizacionais e sempre os mantenha informados sobre a direção que a empresa está tomando. Permita que se sintam incluídos nas grandes decisões.

Se eles souberem do quadro geral, honrarão sua honestidade com lealdade e maior motivação.

6. Ideia de motivação do funcionário nº 6: agende reuniões individuais

Agendar reuniões individuais entre gerentes e sua equipe garantirá que você possa resolver os problemas antes que se tornem grandes.

As sessões individuais mostram que você se preocupa com seus funcionários como indivíduos. Essas sessões podem ajudá-lo a: atribuir incentivos adequados a eles, definir metas individuais inteligentes e motivá-los a trabalhar em direção ao objetivo comum da empresa.

7. Ideia de motivação do funcionário nº 7: Reconhecer e comemorar as conquistas

É importante reconhecer as realizações de seus funcionários. Seja em uma reunião de segunda-feira de manhã ou durante os happy hours de sexta-feira à noite, comemorar e elogiar seus funcionários os incentivará a continuar seu bom trabalho.

8. Ideia de motivação de funcionários nº 8: Conheça seus funcionários

Se você está tendo problemas de motivação em seu local de trabalho, por que não descobrir por que essa falta de motivação existe? Descubra que tipo de trabalho os funcionários desejam fazer e quais trabalhos eles sempre deixam para o fim.

Provavelmente, se seu funcionário gosta de certo tipo de trabalho, é porque ele é bom nisso.

Aprender mais sobre as habilidades e interesses de seus funcionários, proficiências e paixões pode levá-lo a encontrar novas oportunidades para a empresa em lugares inesperados.

9. Ideia de motivação do funcionário nº 09: Ouça as idéias dos funcionários

Se você estiver procurando por novas ideias e novas oportunidades de negócios, é uma ótima ideia buscar inspiração dentro da organização. Quem conhece seu negócio melhor do que seus funcionários?

Deixar que seus funcionários dêem opiniões vai não apenas permitir que você construa um relacionamento legal com eles, mas também vai incentivá-los a se dedicarem e participarem mais nas atividades porque sabem que vão ser ouvidos.

10. Ideia de motivação de funcionários nº 10: Use oportunidades de liderança como motivação

Dar mais responsabilidade a seus funcionários pode ser exatamente o que você precisa para motivá-los.

Isso não funcionará para todos os funcionários, mas aqueles com muito potencial se beneficiarão com a responsabilidade adicional e maior confiança em suas habilidades.

Mostrar aos funcionários que você aprecia seu trabalho e que confia neles para assumir um papel de liderança pode mudar totalmente a atitude deles em relação ao negócio, ao mesmo tempo que ajuda no planejamento de sua sucessão.

Tudo se resume a uma lição simples: não deixe seu local de trabalho se tornar um local enfadonho. Em vez disso, opte por um ambiente de positividade, comunidade e transparência.

Com um pouco de incentivo positivo da alta administração, junto com incentivos e oportunidades de crescimento, seus funcionários podem se tornar muito mais engajados em seu trabalho.

Importância de um bom clima organizacional

Ter um ambiente de trabalho com um bom clima organizacional é muito mais atrativo do ponto de vista da produtividade e de relacionamentos. Poder aprender como as grandes empresas motivam seus funcionários é uma boa forma de conseguir melhorar o local de trabalho.

Ter funcionários satisfeitos e motivados significa que você também pode colher os frutos de uma marca de empregador que atrai e mantém os melhores talentos.

Autor

Rafael Lobo

Fundador e sócio-diretor na Conceito Zen, Bombeiro Civil com aperfeiçoamento em Segurança do Trabalho, Técnico em Massoterapia e vencedor do Prêmio Reconhecimento Senac, atua desde 2008 com palestras e atividades voltadas para SIPAT e Qualidade de Vida no Trabalho.

Comentários

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado – Campos obrigatórios estão marcados com *

Aprenda Como as Grandes Empresas Motivam seus Funcionários