Alcoolismo nas Empresas Prejudicam a Qualidade De Vida

O alcoolismo nas empresas deve ser encarado mais de perto para que a empresa também possa agir na prevenção.

O alcoolismo nas empresas prejudica todo o desenvolvimento dos colaboradores que estão enfrentando este tipo de problema. É caracterizado como alcoolismo pessoas que fazem o consumo exagerado e sem controle de bebidas alcoólicas.

Há relatos, que dentro das empresas sempre há pessoas que passam por esses transtornos, em que podem não consumir bebida alcoólica durante a jornada de trabalho, porém após o período de estadia no empreendimento bebem de forma descontrolada e assim, no dia posterior estão sem condições de exercer suas funções para com o negócio.

Portanto, empresas devem procurar formas de ter um contato direto com seus colaboradores e saber quais são suas situações em relação ao consumo de bebida alcoólica, para assim, auxiliar o tratamento do mesmo e fazer com que ocorra a recuperação.

Homem bebendo alcool

 Alcoolismo nas empresas é prejudicial

O consumo excessivo de bebidas alcoólicas, drogas e cigarros fazem com que todo o funcionamento do cérebro seja prejudicado. E quando o consumo é frequentemente, caracterizado como vício, a qualidade de vida tende a entrar em declínio.

O vício faz com que a pessoa tenha dependências de substâncias que causam distúrbios no cérebro. E como consequência a falta de concentração nos seus afazeres do dia a dia se tornam mais comuns.

Então a produtividade do colaborador acaba sendo defasada. Por isso deve-se ter medidas para acabar com o alcoolismo nas empresas, com projetos de conscientização.

Problemas que o alcoolismo pode gerar dentro da empresa

Quando a pessoa é alcoólatra em que faz o consumo excessivo de álcool e drogas, podem gerar enormes problemas para dentro da empresa, sendo eles:

  • Riscos de acidentes: O risco de acidentes se torna mais propício a acontecer, pois o álcool altera a capacidade a capacidade cerebral, então a falta de concentração, pode levar a acidentes graves na instituição.
  • Problemas no ambiente de trabalho: O consumo do álcool por alterar as funções do cérebro, torna a pessoa mais agressiva e modifica sua personalidade. Por isso, problemas no ambiente de trabalho pode acontecer, desentendimentos e complicar as relações com outros colaboradores.
  • Problemas de saúde: E além de prejudicar todo o desenvolvimento da empresa, a pessoa que é alcoólatra desenvolve problemas de saúde, que podem levar até a morte.

Tratamento para o alcoolismo

Mesmo que o colaborador não faça o consumo de álcool dentro da empresa, a instituição deve entender como um problema que acarreta em diversas situações para o desenvolvimento da mesma.

Então medidas para tratar o alcoolismo devem ser tomadas, como:

  • Identificação do problema pelos médicos da empresa;
  • Consultas para entender os motivos do consumo em excesso;
  • Desintoxicação do alcoólatra;
  • Reabilitação do mesmo, por um período longo de tempo.

Medidas para se prevenir o alcoolismo nas empresas

As empresas devem tomar medidas para que o alcoolismo não seja um problema dentro do sem empreendimento. E a melhor forma de conscientizar os colaboradores é realizando palestras sobre comportamentos e hábitos de saúde em que deverá abordar os efeitos que o álcool causa em que o consome e ainda sim, sobre quais os riscos a pessoa estará proporcionando para si e para toda a organização.

Para evitar de vez o alcoolismo nas empresas, é essencial tomar medidas preventivas e ter uma boa relação com os colaboradores da instituição.

A Conceito Zen realiza uma palestra de Qualidade de Vida onde abordamos a prevenção do alcoolismo bem como outros tópicos relacionados a saúde para levar informação e conscientização para os funcionários dentro das empresas.

Sobre o Autor

Iara Pereira

Psicóloga pós graduada em Gestão de Negócios com formação em Personal & Professional Coaching. Sócia-diretora da Conceito Zen, com mais de dez anos de experiência em Treinamentos e Recursos Humanos, atuou em grandes empresas como TNG, Grupo Mapfre Seguros, Bunge Alimentos e Saint-Gobain do Brasil.

Comentários

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *