Cigarro Pode Afetar o Desempenho no Ambiente de Trabalho

O tabagismo é uma doença gerada pelo uso excessivo de nicotina no organismo e este vício precisa de tratamento profissional.

O cigarro mata em torno de 200 mil pessoas por ano, principalmente por problemas relacionados a respiração, já que afeta diretamente o pulmão. Mas, além dos inúmeros problemas físicos que ele traz para quem fuma, existem problemas psicológicos que também podem ser derivados do seu consumo.

O primeiro problema que o cigarro causa no seu ambiente de trabalho é óbvio, as faltas. Quem fuma tem constantes problemas físicos e muitas vezes, acaba tendo que ficar em casa ou até no hospital, o que atrapalha o rendimento das organizações. Além disso, algumas consultas médicas em excesso podem ser marcadas, o que aumenta esse índice.

Parece muito frio falar dessa forma, mas, na maioria das vezes, é assim que seus gerentes vão pensar quando isso acontecer com você. Além desse problema que o cigarro influencia diretamente, muitos outros problemas acabam surgindo.

Cigarro pode afetar o desempenho no ambiente de trabalho

Estresse no trabalho

Todo mundo sabe que o cigarro vem para aliviar as tensões de quem o consome. E, com todo o estresse recorrente do trabalho, essa vontade de consumir aumenta. Isso é provavelmente é perceptível a seus colegas, já que você deve realizar diversas pausas para fumar durante a jornada diária. Essas pausas podem afetar o trabalho em equipe, a rotina a própria produtividade.

Saúde dos colegas

Quem fica ao lado de quem está fumando também é prejudicado, essas pessoas são chamadas de fumantes passivas. Ficar exposto à fumaça do cigarro e à poluição do tabaco, inalando essa substância, pode aumentar o risco de doenças como bronquite crônica, alergias, problemas cardíacos, enfisemas, redução da capacidade respiratória e até câncer de pulmão. Por isso, todos os seus colegas de trabalho que tiverem conhecimento disso, podem achar desagradável ficar ao seu lado durante esse momento.

Perda da produtividade

Principalmente para pessoas que trabalham fazendo esforços físicos, o cigarro diminui a produtividade. Por afetar a respiração, é bem provável que fumantes comecem a perder o fôlego e a resistência, diminuindo também seu rendimento na empresa.

Leia Também: Por Que Sua Empresa Precisa de Uma Palestra Sobre Tabagismo?

Quando seu rendimento diminui, você abre espaço para que colegas e até “concorrentes” se destaquem mais que você.

Pausas recorrentes

Quem fuma, normalmente precisa fazer pausas frequentemente para aliviar esse vício. Essas pausas são sim percebidas pelos seus gestores que podem se incomodar com o excesso de tempo que você fica fora do horário de trabalho. Para quem possui esse vício, é difícil controlar essas pausas.

Esquecer detalhes importantes

Todo trabalho é importante e precisa de atenção para ser realizado. Com tantas pausas recorrentes realizadas pelos fumantes, a produtividade e a linha de trabalho se quebra e nesse momento, algum detalhe importante pode ser esquecido.

É muito importante ter consciência de todos os problemas que o cigarro traz, tantos físicos quanto psicológicos e não só para você, mas para quem está a sua volta também. Se você já está sentindo que ele está atrapalhando em diversos momentos da sua vida, como no trabalho, procure ajuda para aos poucos, se livrar desse vício tão recorrente no nosso país.

Não atoa, uma de nossas principais palestras em empresas é sobre o tema Alcoolismo, Tabagismo e Outras Drogas que você pode conferir o conteúdo ☛ clicando aqui ☚. Precisamos nos unir cada vez mais para lutar contra os vícios e suas consequências.

Sobre o Autor

Rafael Lobo

Fundador e sócio-diretor na Conceito Zen, Bombeiro Civil com aperfeiçoamento em Segurança do Trabalho, Técnico em Massoterapia e vencedor do Prêmio Reconhecimento Senac, atua desde 2008 com palestras e atividades voltadas para SIPAT e Qualidade de Vida no Trabalho.

Comentários

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *