5 dicas para contratar uma consultoria

Fuja de surpresas indesejáveis na hora de contratar uma consultoria para SIPAT.

5 dicas para contratar uma consultoria para SIPAT

Ao surgir a pauta “SIPAT” durante uma reunião da CIPA é importante que a empresa comece a planejar o desenvolvimento deste evento.

Como já bem sabemos, a SIPAT é uma ferramenta a mais para a conscientização da prevenção de acidentes e doenças no trabalho.

Campanhas sobre segurança do trabalho devem ser feitas diariamente e não serem deixadas somente para o evento.

Destacamos 5 dicas importantes para que você reflita na hora de procurar a consultoria que fará as atividades de sua SIPAT.

1º A CONSULTORIA TEM REFERÊNCIA E BOA REPUTAÇÃO NO MERCADO?

Não faça nenhuma conclusão sobre a reputação de uma empresa apenas pelo site da consultoria.

Não acredite em frases como “somos líder de mercado”, “atuamos há mais de x anos”, “já realizamos mais de “x” SIPAT’s”, entre outras coisas.

Assim como o papel, em um site podemos escrever o que bem entendemos que ele aceitará tudo! É isso mesmo!

Na hora de conhecer melhor a empresa, peça referências de SIPAT’s já realizadas. Mais do que isso, peça o contato (telefone ou e-mail) das últimas empresas onde a consultoria realizou o trabalho e solicite informações. Estes contatos serão fundamentais para que você tenha uma pequena noção da qualidade das apresentações.

2º A CONSULTORIA ESTÁ ENQUADRADA EM QUAL RAMO DE ATIVIDADE?

Assim que tiver boas referências, peça para que a consultoria envie seus dados cadastrais para análise. Desconfie de empresas que colocam obstáculo no envio.

NÃO SEJA CONIVENTE COM FRAUDES!

Empresa enquadrada como “comércio” e afins não é consultoria ou assessoria. Portanto, ao realizar palestras e treinamentos, esta “empresa” comete uma fraude, o que prejudica sua empresa em uma auditoria interna.

Pense na responsabilidade social com a destinação de impostos!

Comércio é comercio e consultoria é consultoria. CAPICHE?

Antes de contratar um palestrante microempreendedor individual (MEI) veja com o financeiro antes se este tipo de enquadramento é aceito pela empresa. Em alguns casos, algumas empresas não realizam este tipo de contrato.

3º QUEM SÃO OS PALESTRANTES QUE FARÃO AS PALESTRAS?

Durante o período de escolha da consultoria, não tenha receio em questionar a formação dos profissionais que realizarão as palestras.

Qual a experiência deste profissional em SIPAT?

Para empresas que trabalham com “banco de palestrantes” é importante que você saiba quem realmente fará a palestra para sua empresa!

É importante questionar a consultoria para não correr o risco de contratá-la achando que contará com um palestrante experiente e no dia da apresentação não é o profissional que a empresa esperava!

Não tenha surpresas! Certifique-se que o responsável pelas apresentações seja realmente alguém com formação, experiência e que fará a diferença em sua SIPAT.

4º QUAIS SÃO OS RESULTADOS QUE SUA EMPRESA ESPERA DA CONSULTORIA?

Qual o objetivo da sua empresa ao contratar uma consultoria para SIPAT?

Converse abertamente com a consultoria. Repasse o histórico e experiências das SIPAT’s já realizadas. O que funcionou, o que não funcionou, o que a empresa não quer em hipótese alguma…

Esclareça o tipo de abordagem desejado nas palestras. A empresa quer uma palestra mais técnica ou uma apresentação com foco comportamental? Evite surpresas!

Saiba exatamente o tipo de abordagem nas apresentações para que a palestra tenha o efeito desejado de acordo com o perfil da sua empresa!

5º PREÇO SERÁ O DIFERENCIAL NA CONTRATAÇÃO DA CONSULTORIA?

Será que quanto mais caro a palestra, melhor o palestrante e a consultoria? Quanto mais barato a palestra, pior o palestrante e a consultoria?

Não avalie uma empresa pelo preço pedido pelas atividades e sim pelo valor oferecido quanto aos serviços. Quando falamos de serviços, preço é algo muito complexo!

Algumas consultorias oferecem brindes como diferencial, mas tome muito cuidado devido a qualidade destes materiais. Escrevemos um artigo com 14 ideias de brindes para SIPAT gratuitos e pagos e que farão sucesso em seu evento.

A melhor dica? Solicite pelo menos 5 orçamentos de consultorias diferentes.

Sugestão de leitura:

CONCLUSÃO NA HORA DE CONTRATAR UMA CONSULTORIA

Avalie bem o que sua empresa necessita e colete informações e referências das empresas que mais lhe chamaram a atenção!

Lembre que a SIPAT é uma ferramenta poderosa para conscientizar os funcionários da importância da prevenção de acidentes e doenças do trabalho.

Na hora de finalizar a contratação da consultoria responsável pelas atividades da SIPAT, faça uma análise de todos os itens aqui comentados e boa sorte!

Tem mais alguma dica? Compartilhe conosco deixando seu comentário!

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Autor

Rafael Lobo

Fundador e sócio-diretor na Conceito Zen, Bombeiro Civil com aperfeiçoamento em Segurança do Trabalho, Técnico em Massoterapia e vencedor do Prêmio Reconhecimento Senac, atua desde 2008 com palestras e atividades voltadas para SIPAT e Qualidade de Vida no Trabalho.

Comentários

  1. Paulo :

    Sensacional mesmo este conteúdo. Aprovo tudo!
    Já passei maus bocados com algumas contratações de empresas na SIPAT e se eu tivesse lido isto antes, com certeza não teria tido problemas! Bom, pelo menos serve de experiência né? kkk

    Abraços,
    Paulo

    • Rafael Lobo :

      Olá Paulo. rs
      Realmente, os apertos devem servir somente de experiências mesmo!

      Qualquer necessidade é só escrever.

      Abraços.

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