Qual a Importância da Gestão do Tempo?

Alguns métodos eficazes são importantes para que você consiga fazer uma melhor gestão do tempo e ser mais produtivo.

O dia a dia das pessoas está cada vez mais corrido em meio a diversas tarefas pessoas e profissionais. Para muitos profissionais, é difícil separar as ocupações, manter a produtividade, qualidade ao mesmo tempo cuidar da vida particular. Nesse contexto, a gestão de tempo ganha uma importância notória, que será apresentada adiante neste texto, juntamente com dicas para ter um controle melhor do seu tempo.

Como fazer a gestão do tempo?

Seguindo alguns passos simples, você conseguirá fazer uma boa gestão de tempo e poderá otimizar todas as suas atividades. Lembre-se: Nem sempre é por falta de tempo que você não realiza todas as tarefas que deseja, algumas vezes, apenas a falta de gestão faz com que o processo seja desacelerado.

Tenha uma agenda

Ter uma agenda não significa necessariamente ter um caderno com datas e calendário para anotar cada compromisso, afinal, hoje em dia as opções são variadas, existindo até mesmo aplicativos e cardenetas mais versáteis para se organizar. É uma forma simples, porém com grande potencial para administrar a sua rotina.

É preciso ter disciplina e se comprometer a atualizá-la sempre que necessário. Tente mantê-la por perto, pois é uma forma de cultivar a familiaridade com o novo hábito.

Homem olhando para o relógio para gerir seu tempo

Organize suas tarefas

Quais são suas principais tarefas profissionais e pessoais? Quais são os prazos? O que exigem de você? São perguntas que precisam ser respondidas para que seja possível organizar as suas tarefas e assim identificar as principais prioridades, entender os prazos e observar o que pode ser feito no seu dia a dia para atendê-las.

Outra questão importante é o foco. Após organizar as prioridades, organize as tarefas em focos únicos e trabalhe elas em universos isolados. Com foco, os resultados logo serão evidentes.

Veja Também: O que é e para que serve Administração do Tempo

Evite adiar

Um grande problema que afeta não só a vida pessoal, como também a profissional, é começar algo e não finalizar, principalmente pela mentalidade de adiar e terminar outro dia, quando este dia chega, muitas vezes o prazo já acabou ou está perto de acabar. Uma vez que suas tarefas estão bem definidas, busque realizadas e evite acumular restos de várias atividades para fazer.

Visualize os possíveis resultados

Quais são os principais obstáculos para os resultados que deseja alcançar? Tente mensurar os seus resultados, levando em consideração as principais falhas e contratempos. Tente se planejar mais e ter disciplina para alcançar seus objetivos, se comprometa consigo mesmo, sua vida pessoal e profissional.

Quais são as vantagens para a vida pessoal e profissional?

Ao aprimorar a sua gestão do tempo, é possível afastar fatores que podem comprometer severamente a sua vida, não apenas a pessoal devido ao estresse, frustração e falta de tempo, como também a profissional, pois todos esses fatores são capazes de afetar a consistência de seu trabalho, a sua produtividade e comprometimento.

Atender a prazos e mostrar responsabilidade são atitudes indispensáveis em qualquer área da vida, a gestão de tempo permite que você se organize e viva de forma mais eficiente e tranquila, uma vez que a pressão é amenizada e a consciência de prazos é estabelecida de forma mais clara conforme novos hábitos vão sendo criados e seguidos ao longo dos dias.

Sem dúvidas, uma gestão de tempo executada de maneira adequada e com disciplina, é capaz de apresentar uma melhor qualidade de vida de forma geral, com mais tarefas executadas no prazo certo, maior foco, mais oportunidades aproveitadas, melhor reputação e um maior controle do que está ocorrendo em sua vida.

Gostou destas dicas? Que tal levar um pouco mais deste assunto para sua empresa? A Conceito Zen tem uma palestra interativa de grande sucesso com o tema Administração do Tempo onde conseguimos levar mais conteúdo prático para nossos clientes com apresentações dinâmicas e humoradas. Para saber mais a respeito desta palestra, clique aqui e acesse o conteúdo.

Qual a Importância da Gestão do Tempo?
5 (100%) 2 votes
0
0
facebook

Autor

Iara Pereira

Psicóloga pós graduada em Gestão de Negócios com formação em Personal & Professional Coaching. Sócia-diretora da Conceito Zen, com mais de dez anos de experiência em Treinamentos e Recursos Humanos, atuou em grandes empresas como TNG, Grupo Mapfre Seguros, Bunge Alimentos e Saint-Gobain do Brasil.

Comentários

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado – Campos obrigatórios estão marcados com *