Os Males Causados Pelas Drogas

O consumo de drogas lícitas e ilícitas prejudicam o organismo de seus usuários e trazem diversos problemas de saúde e psicológicos.

Desde a origem da Conceito Zen uma de nossas grandes preocupações foi levar informação e conscientização aos funcionários das empresas através de nossa palestra sobre drogas.

As drogas são a causa de muitos problemas na vida de diversas pessoas ao redor do mundo. Elas trazem sensação de bem estar, felicidade, coragem, tranquilidade ou diversos outros efeitos. Mas estas sensações iniciais acabam se revertendo em efeitos devastadores a longo prazo, como alterações perigosas no funcionamento de órgãos vitais para o organismo, como os pulmões, coração, fígado, pele e até mesmo o cérebro.

Além destes fatores devastadores, a ingestão de drogas em grande quantidades pode levar a morte por overdose. Os indivíduos viciados nestas substâncias químicas tendem a consumir cada vez mais quantidades para se sentirem felizes, o que pode levar a overdose rapidamente.

os-males-causados-pelas-drogas

Drogas lícitas x drogas ilícitas

E é importante ressaltar que existem drogas que possuem venda proibida em diversos países, como maconha, cocaína, heroica, ecstasy, crack e LSD, chamadas de drogas ilícitas, mas também existem as drogas lícitas, sendo permitida a comercialização, como as bebidas alcoólicas e o cigarro. Ambos os tipos de drogas destroem a saúde do usuário.

As drogas naturais, como a maconha e o ópio, tendem a ser mais consumidas e possuem diversos apoiadores de sua liberação em todo o mundo. Mas nem por serem drogas naturais estão livres de apresentar problemas ao usuário.

Elas podem oferecer, a longo prazo, sintomas depressivos, estimulantes ou que perturbam o sistema nervoso, prejudicando o funcionamento do corpo humano.

As drogas sintéticas e semi-sintéticas, como o ecstasy, o LSD, a heroína, a cocaína e o crack, causam ainda mais estragos no organismo.

Como o efeito das drogas é sentido ainda poucos minutos após o uso, os usuários acreditam que estas substâncias são benéficas para seu organismo, e o vício os impede de perceber os sintomas a longo prazo, pois o consumo em grande escala acaba fornecendo mais sensações boas a curto prazo.

Efeitos das drogas

Os principais efeitos das drogas são a menor capacidade de concentração, raciocínio lento, calma e tranquilidade em excesso, sonolência, reflexos lentos, resistência à dor ou ainda efeitos reversos, como falta de sono, excitação, energia em excesso, perda de apetite, noção de realidade descontrolada, emoções em excesso, alucinações sensoriais, medo, pânico e outros sintomas prejudiciais.

Todos estes fatores influenciam na capacidade de aprendizagem, interação social, rendimento trabalhista e principalmente na capacidade de dirigir, podendo o usuário prejudicar a vida de outras pessoas, além da sua própria.

Fatores externos, como a gravidez, doenças mentais genéticas, doenças cardíacas e outras podem influenciar ainda mais nos efeitos prejudiciais das drogas no organismo do usuário.

Utilizar drogas durante a gravidez, por exemplo, pode levar ao aborto espontâneo, parto prematuro, crescimento alterado da criança, má-formação congênita e diversas complicações na gestação, afetando não apenas a mãe, mas também a criança.

O bebê ainda pode apresentar sintomas de abstinência ao nascer, como choro em excesso, irritabilidade, perda ou aumento de apetite, descontrole na respiração e no sono e outros fatores, sendo necessário auxílio médico de urgência.

Além de influenciar na piora de estado de pacientes que já possuem esquizofrenia, por exemplo, as drogas ainda podem auxiliar no aparecimento desta e outras doenças, como depressão e psicose.

Pensando em todos esses efeitos negativos que as drogas fazem com as pessoas é importante que este tipo de conscientização seja feita também nas empresas.

Autor

Rafael Lobo

Fundador e sócio-diretor na Conceito Zen, Bombeiro Civil com aperfeiçoamento em Segurança do Trabalho, Técnico em Massoterapia e vencedor do Prêmio Reconhecimento Senac, atua desde 2008 com palestras e atividades voltadas para SIPAT e Qualidade de Vida no Trabalho.

Comentários

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado – Campos obrigatórios estão marcados com *

Os Males Causados Pelas Drogas - Conceito Zen