O Que São Primeiros Socorros e Qual Sua Importância

O atendimento realizado no local dos fatos e de maneira improvisada até a chegada do socorro profissional é o princípio de primeiros socorros.

Infelizmente, no Brasil, muitas pessoas ainda não sabem o que são primeiros socorros e qual a importância de se ter um conhecimento básico sobre prestar um auxílio imediato em caso de emergência.

Como o próprio nome já diz os primeiros socorros são medidas tomadas imediatamente, ou logo após, uma pessoa apresentar, por exemplo, sintomas que possam indicar que ela esteja em perigo de morte. Essas medidas visam sanar, ou estabilizar a vítima, até que ela seja atendida por profissionais especializados.

Ter conhecimento sobre algumas técnicas pode salvar vidas. Não precisa ser uma vítima de atropelamento, algo bem simples como engasgar ou situação de desmaio pode colocar uma vida em risco se ela não tiver o atendimento adequado.

Devido a situação apresentada acima, muitas empresas têm disponibilizado o treinamento básico sobre primeiros socorros a seus funcionários. Neste artigo veremos mais sobre como medidas simples como esta podem ajudar a reduzir as consequências em situações que com o conhecimento básico seriam resolvidas na hora.

Logo Primeiros Socorros

Qual a importância no meio corporativo, principalmente em indústrias?

Apesar do ideal é que a vítima seja atendida imediatamente por um médico ou um socorrista profissional, nós sabemos que isso nem sempre é possível. Principalmente nas empresas, onde tudo pode acontecer muito rápido e em questões de segundos um quadro simples pode se agravar.

A chegada desses profissionais da saúde costuma demorar alguns minutos, portanto, alguém com conhecimentos em primeiros socorros pode estabilizar a situação até a chegada de socorro.

Pensando nisto, muitas empresas têm investido na capacitação de alguns colaboradores, através de palestra de primeiros socorros, por exemplo. Além de serem procedimentos que salvam vidas, esses treinamentos envolvem a questão social, e mostram também a preocupação da corporação com a preservação da vida, e a valorização do colaborador como pessoa.

Vale ressaltar que os conhecimentos adquiridos através da palestra não ficarão exclusivos ao ambiente de trabalho, pois os fundamentos básicos serão utilizados no dia a dia pessoal dos funcionários.

Medidas simples que podem salvar vidas!

O ideal é que o primeiro socorro seja realizado por uma pessoa que foi capacitada em um treinamento de primeiros socorros, mas existem algumas medidas que muito simples que podem ser tomadas e que podem mudar todo o final da história. Essas medidas são:

  • Verificar a passagem de ar da vítima.
  • Prestar atenção à sua respiração.
  • Verificar a circulação.

Essas medidas se baseiam no que se chama de três “R”:

  • Rapidez no atendimento.
  • Reconhecimento de lesões.
  • Reparações das lesões.

Como podem ser ajudados os socorristas?

Para que o socorro seja realizado de maneira correta, visando a preservação da saúde da vítima, o profissional socorrista precisa saber de todos os detalhes envolvidos, como por exemplo informações básicas da saúde da vítima, a quanto tempo ela se encontra naquela situação, como foi que tudo aconteceu, e demais auxílios solicitados por eles.

É importante que a pessoa que presta esse primeiro socorro mantenha, principalmente a calma. Só assim ela consegue prestar uma assistência corretamente. Outro ponto importante é estar sempre atento aos sinais que a vítima apresenta, e se possível solicitar auxílio de alguém próximo. O ideal é sempre comunicar um órgão público o mais rápido possível, como o SAMU, por exemplo.

Apesar dessas medidas serem cruciais para o conhecimento de qualquer indivíduo, e efetivamente salvarem uma pessoa, uma análise clínica, realizada por um profissional competente, não é dispensável. Os primeiros socorros podem estabilizar a pessoa até a chegada de um atendimento especializado, mas só um médico vai saber avaliar corretamente o caso.

Caso a pessoa que esteja prestando o primeiro socorro se depare com uma situação e não saiba o que fazer, deve imediatamente ligar para os bombeiros (telefone 193). Eles irão passar orientações por telefone, e que podem proporcional a estabilização do quadro até a chegada do atendimento especializado.

Já deu para perceber a importância de ter alguém preparado por perto em um momento como este, não é? Se você deseja capacitar seu funcionário quanto a isso, veja o conteúdo de nossa palestra de primeiros socorros. Desde 2010 a Conceito Zen é uma empresa especializada em palestras interativas com metodologia reconhecida no mercado.

Autor

Rafael Lobo

Fundador e sócio-diretor na Conceito Zen, Bombeiro Civil com aperfeiçoamento em Segurança do Trabalho, Técnico em Massoterapia e vencedor do Prêmio Reconhecimento Senac, atua desde 2008 com palestras e atividades voltadas para SIPAT e Qualidade de Vida no Trabalho.

Comentários

  1. Alessandra :

    Gostei do conteúdo… obrigada.

    • Rafael Lobo :

      Olá Alessandra.
      Fico muito feliz em saber que gostou do material.

      Abraços,
      Rafael

      • Adriano :

        Gostei do conteúdo Rafael!

  2. Eleutéria :

    Oi Rafael!
    Aprecio bastante o seu conceito sobre os primeiros socorros. É bom saber que tem gente que sabe explicar isso com tanta clareza e objectividade quanto você mostrou.

    Seria pedir demais que me facultasse a data da publicação do seu artigo? É para citar no meu trabalho de investigação.

    Um abraço!
    Eleutéria

    • Rafael Lobo :

      Olá Eleutéria. Tudo bem?
      Muito obrigado pelo seu feedback. Fiquei muito feliz.

      O artigo foi publicado em 01/08/2017.

      Abraços,
      Rafael

  3. Jovita :

    Oi Rafa, gostei do seu conteudo, me ajudou muito na percepção.

    • Rafael Lobo :

      Olá Jovita.

      Fico feliz em saber que pude contribuir em algo.

      Abraços,
      Rafael

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado – Campos obrigatórios estão marcados com *

Veja O Que São Primeiros Socorros e Qual Sua Importância