O que é PCMSO e Para que Serve?

O que é PCMSO, para que serve e qual a finalidade do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional?

Entender o que é PCMSO e para que serve este programa de saúde nas empresas é muito importante para termos um local de trabalho mais seguro.

A sigla PCMSO significa Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional e regulamentada pela NR 7 através da Portaria 3214/78.

Existem muitas ferramentas que garantem a saúde do colaborador, sejam elas orientações, cursos, equipamentos de proteção ou realização de exames.

O PCMSO é um desses programas que procuram gerar mais eficácia na solução dos problemas de trabalho e levar muito mais facilidade a vida da empresa e do funcionário.

Médico mostrando o que é PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional)

Para que serve o PCMSO

O Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional consiste em um projeto que estabelece exames para um colaborador fazer e atestar seu estado físico perfeito para poder entrar em um novo emprego, sair do emprego atual ou fazer exames periodicamente.

Para trabalhar formalmente, a realização desse exame é obrigatória, já que ele registra as condições do trabalhador ao entrar na empresa.

Assim, quando for trocar de cargo ou for desligado por algum motivo, é possível comparar se houve alguma lesão durante o período trabalhado.

Segundo a NR 7, existe uma lista de exames que são obrigatórios nesse programa, sendo eles:

  • admissional
  • periódicos
  • retorno ao trabalho
  • mudança de função ou
  • demissional

Qual o objetivo do PCMSO?

O objetivo do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional e de seus exames é acompanhar, monitorar e até controlar danos contra o trabalhador que podem ser causados devido aos acidentes de trabalho ou ao ambiente laboral.

Além disso, ajuda a encontrar problemas prévios e se prevenir.

Veja Também: O que é saúde ocupacional

É interessante que esse projeto pode ser implementado mesmo com apenas um funcionário, pois os riscos no ambiente de trabalho não diminuem com o número um número menor de colaboradores.

Como realizar um PCMSO?

Para realizar esse dia importante na empresa, os médicos conveniados vão até a sua empresa e conhecem os locais de trabalho e a rotina dos funcionários.

Dessa forma, eles analisam todas as condições do lugar como iluminação, calor, ventilação, etc., e decidem se há ou não condições para trabalhar.

É possível que realizem também algumas alterações para melhorar o estado de segurança do local.

Leia Também: Diferença entre PCMSO e PGR (Programa de Gerenciamento de Riscos)

Depois de cumprir as exigências da norma, é preciso começar a disseminar a ideia de prevenção e preservação da saúde de todos os profissionais.

Além disso, é oferecido um atendimento completo para os trabalhadores e auxílio no aumento de motivação e resultados da empresa.

Quem pode fazer o PCMSO?

Não é qualquer pessoa que pode realizar esse exame.

Somente médicos especializados na Medicina do Trabalho podem atestar as condições do trabalhador para exercer uma função em algum local.

Normalmente, as empresas têm convênio com clínicas de Segurança do Trabalho e mandam os colaboradores direto para elas. Lembre-se que nesse exame, normalmente o custo é do colaborador.

Na hora de fazer o exame, procure responder as respostas com mais atenção possível e corretamente. O médico também irá fazer perguntas para ter um diagnóstico completo.

São os médicos e os exames que determinam se você pode ou não praticar alguma função.

Assim, eles garantem a saúde de toda equipe e cada funcionário da empresa pode crescer junto com ela, trabalhando em um ambiente adequado, feliz e que motiva todos os funcionários.

Sobre o Autor

Rafael Lobo

Fundador e sócio-diretor na Conceito Zen, Bombeiro Civil com aperfeiçoamento em Segurança do Trabalho, Técnico em Massoterapia e vencedor do Prêmio Reconhecimento Senac, atua desde 2008 com palestras e atividades voltadas para SIPAT e Qualidade de Vida no Trabalho.

Comentários

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *