O que é DDS – Diálogo Diário de Segurança

Diálogo Diário de Segurança é a Sigla de DDS que é uma poderosa forma de instruir os funcionários com o objetivo de minimizar possíveis riscos de acidentes no trabalho.

Dentre todas as medidas que são criadas na área de segurança do trabalho para garantir a saúde dos colaboradores, o DDS é uma das mais simples de realizar e que possui um índice positivo e incentivador de resultado. Através de um diálogo, a empresa conversa com o funcionário e motiva todos a prevenirem acidentes no local de trabalho.

Uma frase comum diz que a conversa é a melhor ferramenta para encontrar uma solução ou chegar a um objetivo. E é com esse foco que acontece o DDS – Diálogo Diário de Segurança. Para você entender melhor, ele é uma conversa onde são discutidas instruções sobre prevenção de acidentes no trabalho, como garantir a segurança e até sobre respeito ao meio ambiente.

Nesse momento são oferecidas instruções sobre o local, as atividades que serão exercidas, os equipamentos de segurança que precisam ser utilizados em cada local/atividade, etc.

Diálogo Diário de Segurança - DDS

Qual o objetivo do DDS?

O objetivo do DDS – Diálogo Diário de Segurança é passar a informação sobre segurança e fazer com que o colaborador entenda a importância da prevenção. Além disso, ele ajuda a unir a equipe, criar um momento diferenciado no trabalho e garantir a saúde de todos.

Como o DDS é um conversa no ambiente de trabalho isto permite que os colaboradores também deem suas opiniões e sintam-se ouvidos no que se refere a prevenção de acidentes e doenças do trabalho.

Veja Também: O que é Saúde Ocupacional

Como fazer um DDS?

O DDS precisa acontecer antes do horário de trabalho e deve durar em torno de 5 a 15 minutos. O primeiro requisito que deve ser seguido no dia a dia com DDS é informar a todos os presentes sobre o local, o horário e porquê esse diálogo acontece.

Durante essa conversa, fale sobre as atividades exercidas, quais os fatores de risco, quais as ações que podem ser tomadas para prevenir e procure trazer exemplos de perto, que façam os colaboradores perceberem a importância desse projeto.

Não se estenda durante a conversa para não fazer com que as pessoas parem de prestar a atenção e além disso, fale informalmente, sem palavras complicadas. Trate como uma boa conversa entre amigos.

O Diálogo Diário de Segurança pode ser aplicado por diversas pessoas dentro de uma empresa, seja ela o próprio empregador, um supervisor, profissionais de setores de segurança ou até um funcionário que foi designado e possui as habilidades necessárias para a atividade.

É interessante deixar à disposição do funcionário um calendário com todos os encontros e os assuntos que vão ser abordados. Sempre que possível, traga profissionais qualificados para falar sobre temas específicos e passar mais credibilidade a quem ouve.

Veja Também: Sugestões de Temas para DDS

Qual a importância do DDS?

O diálogo é uma das mais importantes ferramentas para evitar problemas e acidentes no trabalho. É uma das ferramentas que está sendo utilizada com frequência pelos profissionais de segurança do trabalho como uma ajuda para manter a saúde de todos os colaboradores.

Benefícios do DSS

Quando seu funcionário está sempre saudável e não sofre acidentes, a probabilidade dele produzir mais e sua empresa ter um lucro maior, é grande. Além disso, quando a sua empresa conta com plena segurança, você reduz significativamente os custos com assistência médica.

O clima do ambiente de trabalho também melhora, já que os colaboradores ficam mais comprometidos com suas funções e mais satisfeitos com o local onde tiram seu sustento.

O DDS – Diálogo Diário de Segurança é uma alternativa simples e que tem grande adesão pelos colaboradores. Todo mundo gosta de uma boa conversa, e quando a empresa fala de perto com o funcionário, ele se sente muito mais acolhido e motivado para seguir as orientações.

Autor

Rafael Lobo

Fundador e sócio-diretor na Conceito Zen, Bombeiro Civil com aperfeiçoamento em Segurança do Trabalho, Técnico em Massoterapia e vencedor do Prêmio Reconhecimento Senac, atua desde 2008 com palestras e atividades voltadas para SIPAT e Qualidade de Vida no Trabalho.

Comentários

  1. Vinicius Barbosa :

    Gostei do tema e já sei qual é a importância do DDS e benefícios de DDS e gostaria de aprender mais.

    • Rafael Lobo :

      Olá Vinicius.
      Obrigado pelo comentário. Fico muito feliz em saber que nosso conteúdo lhe ajudou.

      Abraços,
      Rafael

  2. Cesar :

    Sempre bom, ver parceiros preocupados com o dia a dia dos colaboradores!

    • Rafael Lobo :

      Olá Cesar.

      É um prazer poder de alguma forma ajudar os prevencionistas!

      Abraços,
      Rafael

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado – Campos obrigatórios estão marcados com *

O que é DDS - Diálogo Diário de Segurança - Conceito Zen