O que é Blitz Postural?

Blitz Postural serve para identificar vícios posturais inadequados e orientar os funcionários sobre como podem corrigi-los e manter sua saúde durante a jornada de trabalho.

identificamos em cada posto de trabalho tanto os aspectos deletérios como adequados que cada colaborador comete no posicionamento e utilização de seus equipamentos. Logo após orientamos a correção e prevenção dos problemas.

A blitz postural apresenta um potencial de ser decisiva para aprimorar o ambiente de serviço. Cada vez mais métodos são aplicados para contribuir com a segurança, saúde e produtividade nas empresas.

É neste contexto que a blitz postural ganha grande importância, afinal, um ambiente de trabalho saudável tem impacto direto nos resultados do seu negócio, favorecendo a produtividade e harmonia entre os colaboradores.

A Conceito Zen realiza a blitz postural nas empresas. Caso tenha interesse em saber mais a respeito desta atividade, clique aqui.

A seguir, confira as principais características em torno da blitz da postura e a sua importância para os negócios:

O que é blitz postural

O que é blitz postural?

A blitz postural ou blitz da postura como também é conhecida consiste em um sistema que visa orientar cada membro do ambiente de serviço em torno do posto ocupado e seus principais aspectos. Nessa orientação, também ocorre a orientação de hábitos mais saudáveis e a identificação e/ou avaliação de possíveis distúrbios posturais que estão presentes.

Vantagens de realizar a blitz postural

A opção da blitz postural é capaz de contribuir com as corporações como um todo, uma vez que se deve considerar que cada membro do ambiente de serviço desempenha um papel importante, logo, ao assegurar orientações e correções de hábitos que não são saudáveis, gera impacto positivo na qualidade de vida, produtividade, disposição e até mesmo na prevenção de problemas de saúde, principalmente relacionados à postura.

Dessa forma, abordar a orientação postural pode contribuir com a prevenção de acidentes e possíveis afastamentos, afinal, deixa o corpo dos trabalhadores mais preparados para corresponder às necessidades físicas de seu posto de trabalho.

É necessário que seja visto como algo básico a ser introduzido nas empresas, afinal, a conscientização deve ocorrer de forma regular, com um processo contínuo que apresente comprometimento e responsabilidade com a saúde de cada colaborador. Neste contexto, é indispensável que a blitz postural seja realizada por profissionais de confiança e capacitados, principalmente para que orientações incorretas não sejam transmitidas e que os principais problemas de postura sejam identificados.

Quais são os principais problemas causados pela má postura?

A má postura causa muito mais do que desconforto, afinal, também afeta as articulações e musculatura. Dessa forma, diversos impasses podem surgir, especialmente no ambiente de trabalho, onde as pessoas passam muitas horas sentadas e em vários casos, de maneira incorreta. Confira a seguir as principais condições desencadeadas por uma postura incorreta:

Lordose: este problema é categorizado pelo desvio patológico da coluna lombar. Aponta-se que posturas incorretas e a obesidade contribuem com o quadro, além da possibilidade de agravá-lo. Um dos indícios mais frequentes neste caso, é a dor nas costas, principalmente ao ficar em pé ou sentado;

Cifose: também recebe o nome de corcundez, refere-se a uma condição em que a curvatura se apresenta de forma anormal. É uma condição muito comum, principalmente nas mulheres. Além disso, quadro mais graves podem apresentar desfigurações e muitas dores.

De forma geral, as causas para grande parte dos desvios patológicos da coluna vertebral, são desconhecidas, No entanto, aponta-se que alguns fatores possam estar fortemente relacionados a estes problemas, como o sedentarismo, posturas incorretas, atividades físicas realizadas de forma inapropriada, obesidade, tumores e traumatismos.

Autor

Rafael Lobo

Fundador e sócio-diretor na Conceito Zen, Bombeiro Civil com aperfeiçoamento em Segurança do Trabalho, Técnico em Massoterapia e vencedor do Prêmio Reconhecimento Senac, atua desde 2008 com palestras e atividades voltadas para SIPAT e Qualidade de Vida no Trabalho.

Comentários

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado – Campos obrigatórios estão marcados com *

O que é Blitz Postural? - Conceito Zen