Ideias para SIPAT na Pandemia

Veja ideias para fazer uma SIPAT durante a Pandemia da Covid-19 e continuar promovendo a saúde e segurança a todos os seus funcionários.

Ter novas ideias para SIPAT na Pandemia é uma das grandes dificuldades no momento, pois já faz algum tempo que fomos impactados pelo novo Coronavírus (Covid-19) e toda a nossa rotina pessoal e profissional foi alterada em decorrência disso.

Todas as empresas que possuem a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) sabem que, conforme determina a NR5, em todos os anos é obrigatório realizar a SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho).

Mesmo quando não estávamos em quarentena, organizar uma SIPAT era uma tarefa de grande responsabilidade para os membros da CIPA.

A dúvida que surge neste momento é: Como ter ideias para SIPAT na Pandemia e com bons resultados que tenham o mesmo efeito positivo aos funcionários da empresa?

Pandemia Coronavírus Covid-19

SIPAT durante a Pandemia

A SIPAT deste ano será diferente tanto para os organizadores (CIPA/SESMT) quanto para os funcionários, pois ambos precisarão se adaptar a essa nova realidade que estamos vivendo atualmente.

Trabalho em home office, escalas mais reduzidas, distanciamento social e novos hábitos de higiene e segurança são os termos mais conhecidos no que é considerado por muitos como o “novo normal”.

A Conceito Zen é uma empresa que realiza atividades para SIPAT em São Paulo desde 2010 e em nossa opinião, a digitalização da SIPAT que aconteceu por conta da Pandemia antecipou um movimento que já estava acontecendo de forma natural.

Na SIPAT presencial é necessário que a empresa pare toda a sua produção para realizar as palestras ou então montar escalas para que haja mais de uma apresentação por dia com menos pessoas.

Com todos os riscos já conhecidos por conta da pandemia, realizar evento que possa gerar grande aglomeração deve ser desconsiderado neste primeiro momento.

Seja somente 1 apresentação ou mais por dia há a necessidade de grande preparação para que ocorra tudo bem no dia da palestra. Porém, como há também a dependência de terceiros na entrega de materiais/brindes ou até mesmo palestrantes, há sempre o risco de atraso e/ou falta o que gera certa ansiedade aos membros da CIPA.

Com a digitalização da SIPAT isto não ocorre mais e realizar a SIPAT na Pandemia tem sido muito mais fácil para as empresas que podem contar com parceiros de outros estados e regiões e ter uma experiência diferente.

Ideias para SIPAT na Pandemia

A Conceito Zen mais uma vez inova e traz 2 possibilidades de realizar as palestras para SIPAT durante a Pandemia da Covid-19.

1. SIPAT ONLINE: A SIPAT online é um formato onde nossos palestrantes realizam as palestras ao vivo. As palestras têm duração aproximada de 50 minutos e há um tempo suficiente no final da apresentação para perguntas e respostas.

A vantagem deste formato online é que a empresa pode determinar um dia e horário específico e todos podem interagir juntos na SIPAT. O que antes era presencial agora se torna online, mas é uma forma de manter a interação entre a equipe.

Por se tratar de palestra ao vivo é possível adaptar o conteúdo de acordo com que sua empresa precisa no momento e proporcionar uma grande experiência para sua empresa na SIPAT deste ano.

No formato online sua empresa pode transmitir as palestras através de alguma ferramenta para quem estiver em home office, mas também para a equipe que estiver trabalhando in loco na empresa.

As ferramentas mais utilizadas para realizar a SIPAT online durante a Pandemia são:

  • Google Meet
  • Zoom
  • Microsoft Tems
  • WebEx

Para conhecer mais sobre os temas de palestras para SIPAT do formato online, clique aqui.

2. SIPAT VIRTUAL: A SIPAT virtual da Conceito Zen também é uma excelente ideia para sua SIPAT durante a Pandemia, pois as palestras já estão previamente gravadas e têm duração aproximada de 20 minutos cada uma. Ao todo, são 12 temas de palestras que abordam saúde, segurança e comportamento.

A grande vantagem deste formato é o menor custo de investimento se comparado ao formato presencial e online ao vivo.

Além da vantagem financeira, como as palestras ficam disponíveis na plataforma (24/7), caso sua empresa esteja com todos os funcionários trabalhando na empresa, você não precisa aglomerar toda a equipe em apenas uma única apresentação. Você pode dividi-la em quantidade suficiente para não gerar aglomeração e proporcionar o mesmo aprendizado com toda a segurança que o momento exige.

Outra ideia para SIPAT na Pandemia utilizando a SIPAT virtual da Conceito Zen é testar os conhecimentos através de nosso quiz. Para quem quiser se aprofundar ainda mais no conteúdo é possível também baixar o resumo de cada palestra.

Os funcionários podem assistir as palestras e realizar o quiz e download dos resumos através do celular, tablet e notebook/desktop. Esta é mais uma ideia que veio para ficar e que você pode aplicar em sua empresa neste ano.

Para conhecer mais a respeito da SIPAT virtual da Conceito Zen, clique aqui.

É realmente necessário fazer a SIPAT na Pandemia?

Conforme já explicado, a NR5 determina que, anualmente, a CIPA e SESMT tem a responsabilidade de organizar uma semana com atividades que gerem a conscientização e orientação quanto a saúde e prevenção de acidentes.

Como estamos numa Pandemia já há algum tempo sempre surge a dúvida sobre se a SIPAT deve ser feita ou não.

Confira as orientações dadas pela Subsecretaria de Inspeção do Trabalho: https://www.gov.br/trabalho/pt-br/inspecao/covid-19-1/covid_19_material_divulgacao_orientacoes_trabalhistas_covid-19_-_gerais.pdf

  • As comissões internas de prevenção de acidentes – CIPA existentes poderão ser mantidas até o fim do período de estado de calamidade pública, podendo ser suspensos os processos eleitorais em curso;
  • Realizar as reuniões da CIPA por meio de videoconferência;
  • SESMT e CIPA, quando existentes, devem instituir e divulgar a todos os trabalhadores um plano de ação com políticas e procedimentos de orientação aos trabalhadores;

Como você pode ter observado, as ações da CIPA e SESMT permanecem ativas. Portanto, as empresas precisam continuar realizando a SIPAT durante a Pandemia.

Para evitar qualquer tipo de aglomeração ou colocar seus funcionários em risco, fazer a SIPAT de forma online ou com palestras gravadas dividindo a equipe em turmas menores são ideias para SIPAT na Pandemia que estão gerando grandes resultados para as empresas.

Autor

Rafael Lobo

Fundador e sócio-diretor na Conceito Zen, Bombeiro Civil com aperfeiçoamento em Segurança do Trabalho, Técnico em Massoterapia e vencedor do Prêmio Reconhecimento Senac, atua desde 2008 com palestras e atividades voltadas para SIPAT e Qualidade de Vida no Trabalho.

Comentários

Nenhum comentário ainda.

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado – Campos obrigatórios estão marcados com *

Veja Ideias para SIPAT na Pandemia - Conceito Zen