Abril Verde – Juntos Pela Saúde e Segurança

Abril Verde é uma campanha de conscientização e orientação com o objetivo de prevenir acidentes e doenças do trabalho.

Criado como um movimento de iniciativa da população, o Abril Verde conta com a participação voluntária e espontânea de pessoas que desejam apontar a necessidade para a implantação de uma nova cultura para a prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. O objetivo é garantir segurança, tranquilidade e melhores condições trabalhistas para todos os brasileiros.

A Conceito Zen é uma empresa fundada em 2010 e especializada em atividades de saúde, bem estar e segurança no trabalho e temos uma palestra (com custo) do tema para levar para as empresas paulistas neste ano. Contamos com palestrantes profissionais e com grande experiência em apresentações comportamentais.

História do Abril Verde

Para conscientizar a população, foi escolhida a cor verde para o mês de Abril, simbolizando a segurança trabalhista. Já o mês de Abril foi escolhido baseando-se no Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho, comemorado no dia 28 de Abril. Em 1969, uma explosão de uma mina da cidade de Farmington, na Virgínia, estado dos Estados Unidos, acabou por matar 78 trabalhadores, caracterizando o episódio como um dos maiores e mais conhecidos acidentes trabalhistas da humanidade.

A cor verde está relacionada aos cursos da área da saúde, e por isso o símbolo da campanha Abril Verde é o laço verde.

Campanha Abril Verde

Abril Verde nas Empresas

O mês de Abril deve ser celebrado dentro do ambiente trabalhista e empresarial como o momento perfeito para melhorar a convivência e também a segurança no local de trabalho. É comum que se realizem diversas atividades ao longo de todo o mês de Abril nas empresas, firmando o Abril Verde como o maior apoio à causa de segurança do trabalho.

As atividades podem estimular e orientar na adoção de diversos procedimentos de segurança e melhoria da saúde dos trabalhadores, através de palestras e dinâmicas de grupo que podem ensinar os funcionários a pensar primeiramente na sua segurança e de seus colegas dentro do seu local de trabalho.

A Conceito Zen leva este tipo de atividade para as empresas paulistas e contamos com uma equipe de palestrantes profissionais e com grande experiência em comportamento com o objetivo de levar a melhor experiência para seus funcionários.

Não temos verba, o que podemos fazer no Abril Verde?

É possível buscar a ajuda do Movimento Abril Verde para que você possa implantar os procedimentos de segurança necessários e também tudo o que se precisa para que a conscientização do trabalhador ocorra.

A dica é que sejam realizados debates, seminários, palestras, mobilizações sociais em grupo e voluntárias, adoção do símbolo da campanha Abril Verde, o laço verde, em todo o ambiente corporativo e também em forma de sinalizações pessoais aos funcionários, iluminação com tons de verde em empresas que possuem este recurso e diversos outros métodos para chamar a atenção da população à prevenção e a segurança trabalhista.

Focar nos acidentes e doenças que permeiam o ambiente de trabalho também pode ser uma solução, indicando aos trabalhadores como fazer para evitar situações de risco, como proceder em caso de acidentes, prevenção de doenças que podem ser obtidas no local, entre outros assuntos a serem abordados.

Com o grande número de acidentes trabalhistas no Brasil, sendo aproximadamente 705 mil a média de situações em apenas um ano, o Abril Verde chega para garantir a proteção e o conhecimento necessários aos funcionários para que a segurança e a integridade física e mental da equipe de trabalho seja preservada.

É de responsabilidade do empresário ou superior de uma empresa ou estabelecimento que conscientize o seu pessoal e realize a ligação de seu local de trabalho com a campanha do Abril Verde, sempre pensando na segurança trabalhista e na importância de se garantir o bem-estar e bons momentos durante a ocupação do ambiente de trabalho aos seus empregados.

Autor

Rafael Lobo

Fundador e sócio-diretor na Conceito Zen, Bombeiro Civil com aperfeiçoamento em Segurança do Trabalho, Técnico em Massoterapia e vencedor do Prêmio Reconhecimento Senac, atua desde 2008 com palestras e atividades voltadas para SIPAT e Qualidade de Vida no Trabalho.

Comentários

  1. Nivaldo :

    Parabéns, gostei muito muito da sua colocação. Sou Nivaldo Barbosa técnico em segurança do trabalho da Paraíba, vamos juntos construir uma campanha prevencionista para toda sociedade.

    • Rafael Lobo :

      Olá Nivaldo.
      Fico feliz que tenha gostado do nosso material.

      Abraços,
      Rafael

  2. Dorval Washington :

    Bom dia sou técnico em segurança do trabalho e eu nao tinha o conhecimento desta campanha, foi enviado para meu email e achei muito interessante e importante esta campanha, ja que temos relatados muitos acidentes de trabalho, as vezes por negligencia do proprio colaborador ou pela falta de boas condiçoes de trabalho, a luta e ardua e todos os dias temos que estarmos atentos e a prevenção e a melhor maneira de antecipar o acidente de trabalho. Agradeço pela informação passada tenhamos um bom dia sem acidente.

    • Rafael Lobo :

      Olá Dorval.
      Fico feliz em ter contribuído de alguma maneira. Realmente, esta campanha é muito importante nas empresas.

      Abraços,
      Rafael

  3. Stephanie :

    Parabéns, pelo trabalho muito bem colocado.

    • Rafael Lobo :

      Obrigado Stephanie.

      Abraços,
      Rafael

  4. Avanilton Jose :

    Eu acho super legal esse conceito sobre o abril verde serve pra todos nos empregados e empresarios abrir os olhos pra tudo isso que o abril verde nos traz.

    • Rafael Lobo :

      Com certeza Avanilton.
      A conscientização deve ser de todos!

      Abraços,
      Rafael

  5. Patrique Savi :

    Parabéns pelo material. Bem explicativo!
    Abraço.

    • Rafael Lobo :

      Muito obrigado Patrique.

      Abraços,
      Rafael

  6. José Almir :

    Parabéns, excelente texto, fiz um post e coloquei em minha pagina do linkedin.

    • Rafael Lobo :

      Obrigado pela divulgação José!

      Abraços,
      Rafael

  7. Lívia Mariana Xavier :

    Gostei muito do seu texto, parabéns!

    • Rafael Lobo :

      Olá Lívia. Tudo bem?

      Obrigado pelo prestígio.

      Abraços,
      Rafael

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado – Campos obrigatórios estão marcados com *

O Que É a Campanha Abril Verde e Qual Seu Significado?