Palestras Gratuitas e SIPAT Custo Zero

Se sua empresa deseja realizar um evento voltado a orientação e conscientização, entenda o porquê você deve fugir das palestras gratuitas para SIPAT.

Realizar uma SIPAT a custo zero pode não ser tão interessante quanto você pensa. Palestras gratuitas para SIPAT podem ser um atrativo para sua empresa, mas você precisa conhecer todos os detalhes para não se surpreender.

Devido às dificuldades financeiras no mercado empresarial e em geral pelo Brasil, quando a CIPA se reúne para iniciar a organização da semana da SIPAT, muitas vezes os membros encontram dificuldades em conseguir verba para a contratação de palestras e brindes para o evento, principalmente quando os gestores não entendem que SIPAT é investimento e traz retorno para a empresa.

Diante desta situação não tão incomum, muitas empresas recorrem a consultorias no mercado que dizem realizar “palestras gratuitas para SIPAT” e prometem realizar “SIPAT a custo Zero“.

O objetivo deste artigo não é denegrir nenhuma empresa que trabalhe com vendas de materiais em SIPAT e sim alertar aos interessados em realizar uma SIPAT como realmente funciona este tipo de contratação e quais são os riscos envolvidos.

Pessoas negociando custo zero

Iniciando o contato com a consultoria

Ao realizar o contato, a empresa contratante fica sabendo das exigências para a realização de tais palestras grátis:

  • A empresa interessada deverá ter um número mínimo de participantes (obrigatório);
  • Durante e ao término de cada palestra, será comercializado um material didático no qual o funcionário decide se adquire ou não o material;
  • Caso o funcionário adquira o material, o valor deverá ser descontado em folha de pagamento (obrigatório).

São nestas condições que estão os maiores problemas na realização de SIPAT a custo zero. Proteja-se. Entenda melhor onde estão os riscos!

Os 3 maiores problemas das palestras gratuitas

Como já citado no início deste artigo não temos nenhuma intenção de denegrir nenhuma empresa que preste o serviço de palestras gratuitas para SIPAT. Nosso objetivo aqui é simplesmente apontar os maiores riscos que sua empresa sofre ao contar com uma SIPAT custo zero.

1 – Necessário um número mínimo de participantes

Sabemos que muitas empresas possuem diversos turnos. Portanto, não podem parar a produção e precisam realizar mais do que uma apresentação por dia.

Devido à produção diária, alguns setores têm dificuldade na liberação dos funcionários o que prejudica o comprometimento no número mínimo de funcionários para a palestra.

Há casos em que se a empresa não conseguir fornecer o número mínimo de participantes combinado, o palestrante simplesmente não realiza a palestra ou então atrasa o início até que os organizadores consigam mais funcionários para atingir o número mínimo.

2 – Ao invés de uma palestra, a apresentação se torna uma venda de produtos

A palestra perde sua essência, que é um profissional experiente abordar um tema previamente escolhido e interagir com os funcionários sobre o assunto trazendo novidades e soluções para o dia a dia tanto na empresa quanto para a vida pessoal.

O que na prática acaba acontecendo é que o palestrante precisa recuperar seu investimento (tempo, locomoção e aquisição do material) e foca sua palestra não em transmitir informações aos funcionários, mas sim vender o livro (ou qualquer outro tipo de material) para “não sair perdendo”.

No “calor da situação”, o funcionário acaba realmente se interessando pelo material, pois o palestrante, com sabedoria, sabe usar artimanhas para aguçar a curiosidade do funcionário e consequente compra do material didático.

Nestes mais de 10 anos realizando palestras em SIPAT, já ouvi relatos em que o palestrante passou a maior parte do tempo da apresentação tentando vender seu material didático.

No fim da apresentação, ele perguntava o nome de um funcionário aleatoriamente e pedia que o funcionário se levantasse. Quando o funcionário respondia o nome, ele questionava se o mesmo iria comprar o material. Em caso afirmativo, o palestrante pedia para que os demais presentes aplaudissem e fizessem uma verdadeira festa.

Logo após a situação acima, o palestrante se dirigia a outro funcionário e fazia o mesmo questionamento. Se caso algum funcionário respondesse que não iria comprar o material, o palestrante pedia para que todos os presentes o vaiassem.

Diante desta primeira exposição negativa, os outros funcionários se sentiam constrangidos e para não passarem vergonha, ao serem questionados pelo palestrante, diziam que iriam comprar o material.

3 – Não há possibilidade de cancelamento da compra

Ao adquirir o material, o funcionário compromete-se com a empresa em que trabalha e com a consultoria, a realizar o pagamento do material.

O problema, é que na maioria das vezes, o material não é rico em informações e as informações contidas no material também não são soluções criativas para o dia a dia, e sim “mais do mesmo”.

Diante desta situação, o funcionário se acha enganado e procura desfazer a compra do material. Ao relatar o problema para sua empresa, a mesma entra em contato com a consultoria que informa que não há como desfazer um contrato assinado por ambas as partes, gerando um mal estar entre funcionário, empresa e consultoria.

No “fim das contas”, a empresa acaba perdendo e muito, pois a SIPAT deve servir como uma semana para se dar ênfase a uma necessidade da empresa e conscientização dos funcionários e acaba se tornando um evento onde os funcionários não tiveram uma instrução de qualidade e aqueles que ainda adquiriram o material da consultoria, acabam insatisfeitos.

Sugestão de leitura:

Dica importante: Antes de contratar qualquer empresa para realizar sua SIPAT, faça uma busca no Google com o nome da empresa para verificar se há reclamações.

Conclusão sobre palestras gratuitas para SIPAT

Para empresas que realmente não dispõe de nenhuma verba para a realização da SIPAT, estas devem procurar com antecedência, instituições como ANVISA, Corpo de Bombeiros, Policia Militar, SESI, SENAI, Convênios médicos e odontológicos, fornecedores de materiais técnicos, ou seja, instituições sérias que possam realizar palestras realmente a custo zero.

O que podemos salientar ainda é que, as palestras realizadas por estas instituições possuem um grande teor técnico e perde-se um pouco da didática com interação e dinamismo com os funcionários.

Quando analisamos detalhadamente o que é SIPAT, entendemos que esta é uma semana para que a empresa oriente e conscientize seus funcionários com informações relevantes e com fontes seguras e não um evento para venda de livros e materiais, não é verdade?

Considere estes acontecimentos e se pergunte: Realmente vale a pena uma SIPAT a custo zero?

Se você, caro leitor, já passou por algumas das situações aqui demonstradas e tem interesse em compartilhar sua experiência, envie seu depoimento através do e-mail contato@conceitozen.com.br

E você, já teve alguma experiência negativa com palestras gratuitas? Comente!

Sobre o Autor

Rafael Lobo

Fundador e sócio-diretor na Conceito Zen, Bombeiro Civil com aperfeiçoamento em Segurança do Trabalho, Técnico em Massoterapia e vencedor do Prêmio Reconhecimento Senac, atua desde 2008 com palestras e atividades voltadas para SIPAT e Qualidade de Vida no Trabalho.

Comentários (12)

  1. Paulo :

    Realmente Rafael, contar com palestras gratuitas para SIPAT pode ser uma tremenda dor de cabeça.
    Já tive a péssima experiência de precisar organizar uma SIPAT sem custo e só tive decepções… palestras sem conteúdo, sem brilho, somente com o interesse em vender materiais no final.
    Bom, pelo menos serviu de alerta para os meus gerentes e nos anos seguintes contamos apenas com palestras pagas mesmo!

    Abraços.

    • Rafael Lobo :

      Poxa Paulo, uma pena que você tenha passado por esta péssima experiência com uma palestra gratuita na sua SIPAT. O que pretendo passar com este artigo é justamente estes probleminhas que geram uma baita dor de cabeça quando a empresa precisa as vezes fazer uma SIPAT sem custo. Mas tudo serve de experiência mesmo né!

      Abraços.

  2. Michael Douglas :

    Bom dia Rafael, sou vice-presidente da CIPA aqui na PepsiCo, é a primeira vez que atuo como membro da CIPA e estou gostando muito, já elaborei algumas campanhas aqui na empresa e tudo tem corrido muito bem com resultados muito satisfatórios e ótimo feedback dos gestores, a semana da SIPAT se aproxima e por ser novato tenho algumas dúvidas em como realizar uma boa SIPAT aqui na empresa, poderia me dar algumas dicas por favor ? desde já te agradeço e Parabéns pelo seu trabalho !!

  3. Diogo :

    Infelizmente, as empresas não querem investir na SIPAT deixando a Deus dará a comissão responsável pela elaboração.

    • Rafael Lobo :

      Olá Diogo. Infelizmente uma minoria ainda não percebeu que a SIPAT é um dos melhores investimentos que a empresa pode fazer em se tratando de orientar e conscientizar os funcionários!

      Nosso trabalho é de formiguinha mesmo!

      Abraços,
      Rafael

  4. Paulo :

    Também não concordo com este sistema custo zero, pois faltam opções dinâmicas de palestras.

    • Rafael Lobo :

      Este é um dos problemas das palestras gratuitas, mas não podemos generalizar, pois ainda há alguns profissionais que realizam grandes apresentações sem custo!

      Abraços,
      Rafael

  5. Severino Júnior :

    Olá! Compreendo muito bem a preocupação em relação ás palestras de custo zero, pois de fato apareçem “profissionais” que não apresentam os conteúdos como deveriam ser de fato para fazer a diferença para os ouvintes. Porém, pessoalmente, como estou iniciando nesta área corporativa – pois já desenvolvo palestras em escolas – preciso fazer palestras a custo zero para divulgar meu trabalho pois as oportunidades são muito poucas para quem ainda não é conhecido, mas confio plenamente no meu potencial e nos resultados. Existem momentos que realmente fico em dúvida se divulgo meu trabalho sem cobrar nada, pois isto pode gerar outras dúvidas em relação ao contratante, e neste ponto gostaria muito da sua opinião Rafael. Obrigado.

    • Rafael Lobo :

      Olá Severino.
      Não há mal algum em realizar palestras gratuitas, eu mesmo já realizei e realizo algumas nos dias de hoje. A questão do artigo trata da “pegadinha” que algumas empresas já caíram e que isto acaba afetando todos nós que trabalhamos na área!

      Abraços,
      Rafael

  6. Alexandre Junior :

    Aqui na minha empresa não queremos nem ouvir falar de palestra gratuita Rafael!

    Acredita que na nossa última SIPAT fizemos um acordo com a empresa (nome editado pelo autor) e eles vieram no primeiro dia, não venderam o número de livros que esperavam e daí não apareceram nos demais dias? Acredita???

    Quando a presidente da CIPA ligou no escritório eles disseram que não compensava mais ir na empresa porque não dava retorno para eles… e o compromisso com os funcionários, zero ne… Tivemos que nos virar nos 30 para preencher as atividades durante a semana. Por isso a partir de agora nós não contamos mais com nenhuma empresa que diz fazer SIPAT gratuita porque se for para deixar os outros na mão é melhor nem contar mais com eles.

    • Rafael Lobo :

      Olá Alexandre.
      Obrigado pelo seu relato.

      Fiz questão de não deixar registrado o nome da empresa que você está reclamando, pois este não é foco do artigo.

      Como já respondi em outros comentários acima, há empresas e empresas no mercado de SIPAT, principalmente as que prometem custo zero.

      Fico triste em saber que também teve uma péssima experiência, mas com certeza isto serve como uma forma de aprendizado para os próximos eventos!

      Abraços,
      Rafael

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