Palestra Primeiros Socorros

Ter conhecimento de primeiros socorros é fundamental para saber o que fazer e o que não fazer diante de situações inesperadas

A palestra de primeiros socorros da Conceito Zen é direcionada para o público leigo das empresas que não possuem um treinamento adequado para lidar com possíveis imprevistos que podem atingir todas as pessoas.

Já se imaginou em uma situação difícil, em que sua decisão pode ser fundamental para a sobrevivência e vida de outra pessoa? Essa é uma experiência que ninguém deseja passar, porém muitas vezes se apresenta e torna-se inevitável no nosso dia a dia.

Nestes casos, ter o conhecimento de primeiros socorros é fundamental. Com poucos recursos, ninguém fará grandes procedimentos, porém o atendimento inicial é fundamental. Fazer a estabilização da vítima, posicionar a pessoa de maneira adequada, dar orientações e evitar problemas posteriores, esses são alguns atributos que podem ser aperfeiçoados.

Objetivos da palestra de primeiros socorros

Em situação extremas, é fundamental a interferência, no entanto, existe uma grande diferença entre ser a solução e um agravante. Muitas atitudes no momento do primeiro socorro podem acabar prejudicando ainda mais a vítima. Movimentos errados, procedimentos inadequados, tudo isso pode ser um complicador no atendimento posterior.

Neste contexto, a palestra aborda os conceitos do primeiro socorro, dando exemplos práticos e dicas gerais do que fazer no momento do atendimento. Confira os assuntos abordados:

Assuntos abordados na palestra

Na palestra “Primeiros Socorros: Como ser a solução eficiente em uma situação inesperada” são abordados os seguintes temas:

  • O que é um primeiro socorro?
  • Como ser uma solução e não mais um problema
  • Identificando o quadro de nossa vítima
  • Entendendo as causas e o que fazer em casos de desmaio e convulsão
  • Procedimentos em casos de PCR (Parada Cardiorrespiratória)
  • Manobras de engasgo e asfixia em bebês, crianças e adultos

A palestra começa com uma introdução consistente do que é o primeiro socorro, explicando quais as medidas essenciais para esse momento. Na etapa sobre ser a solução (e não mais um problema) são mostrados exemplos reais de atitudes que acabam prejudicando ainda mais os casos.

Após entender o que deve ser feito, no geral, e o que não deve ser feito de maneira alguma, são conceituados os tipos de identificação. Entender o que está ocorrendo é muito importante, até no momento de chamar o socorro adequado e passar as informações para a equipe médica que estará em deslocamento.

Desmaios e convulsões são problemas recorrentes e muito delicados e suscetíveis à todos. Por este motivo é importante quebrar alguns mitos e tabus existentes para atender as vítimas que se encontram neste quadro. Os procedimentos para PCR (Parada Cardiorrespiratória) visam manter a vítima o mais estável possível até a chegada do socorro profissional.

Por fim, as manobras de engasgo e asfixia são demonstradas. Essas manobras são muito importantes, tendo em vista que em poucos minutos a vítima pode ter danos cerebrais irreversíveis. Nestes momentos, o desespero acaba atrapalhando. Com as técnicas explicadas, os casos poderão ser solucionados com movimentos específicos para cada situação.

Importante: Esta palestra é didática, ou seja, durante a apresentação utilizamos manequim para simular situações do cotidiano.

Palestras da Conceito Zen

A Conceito Zen é referência no seu ramo de atuação e está devidamente habilitada para a aplicação destas palestras. Todos os treinamentos trazem as técnicas mais modernas e visam a aplicação prática. Os conceitos são exemplificados com casos reais e a condução é feita de maneira interativa com o público.

Confira abaixo uma prévia de como funciona a didática de nossas palestras.

Nossa equipe é formada por profissionais com mais de 10 anos de experiência em treinamentos corporativos. Entre em contato e confira todas as possibilidades referentes a esta e outras palestras.

Palestra Primeiros Socorros
5 (100%) 1 vote
0
0
facebook