O que é Saúde Ocupacional?

Saúde Ocupacional é a responsável pela prevenção e redução de riscos à saúde dos trabalhadores proporcionando condições de qualidade para todos os colaboradores.

Se você é empregado, ou empregador, de alguma empresa de médio ou grande porte com certeza já ouviu falar em saúde ocupacional, mas você sabe do que se trata?

Saúde ocupacional nas empresas é uma área da medicina voltada para cuidar da saúde dos trabalhadores de empresas, ajudando a promover um melhor ambiente de trabalho, e uma melhor qualidade de vida aos empregados e é fiscalizada pelo Ministério do Trabalho.

Há alguns anos a saúde ocupacional já é utilizada em grandes indústrias que trabalham com materiais que podem ser tóxicos ou conter metais pesados, mas ao longo dos anos a saúde ocupacional passou a ser utilizada também em empresas de outros setores e segmentos, que buscavam proporcionar um local de trabalho mais seguro aos seus funcionários já que são o maior patrimônio que uma empresa pode ter.

Nesse artigo você vai saber tudo sobre o que é saúde ocupacional e a sua importância para as empresas brasileiras nos dias atuais. Confira!

O que é saúde ocupacional

Qual a diferença entre medicina ocupacional e saúde ocupacional?

A medicina do trabalho, também conhecida como medicina ocupacional, pode ter se tornado popular nos dias atuais, mas ela já existe desde o século XIX. Ela surgiu praticamente com a revolução industrial, uma vez que nessa época a exploração da mão de obra barata fazia com que os trabalhadores fosse submetido a horas e horas de trabalhos com condições desumanas na maioria das vezes.

Com o número crescente de trabalhadores morrendo em decorrência das péssimas condições de trabalho, foi necessário intervir de alguma maneira para garantir tanto a vida dos operários, quanto as suas condições físicas para exercer suas tarefas, surgiu então a medicina do trabalho.

Com ela foi possível diminuir os problemas de saúde que eram causados por causa das más condições de trabalho e melhorar a saúde dos trabalhadores.

Já o conceito de saúde ocupacional surge logo depois da medicina ocupacional, uma vez que ela está dentro da medicina, porém com objetivos mais específicos voltados para o ambiente de trabalho, como proporcionar locais mais limpos e com menos poluição tóxicas para os trabalhadores, e assim trabalhando diretamente para proporcionar uma melhor saúde ao trabalhador.

Qual a importância da saúde ocupacional?

A saúde ocupacional surgiu da necessidade de criar uma área da saúde especifica para cuidar do bem estar do ambiente de trabalho dos empregados de empresas de médio e grande porte, principalmente as grandes indústrias.

A saúde ocupacional tem como objetivo cuidar exclusivamente dos hábitos que influenciam diretamente o trabalhador. Uma das suas principais funções é a de trabalhar para prevenir doenças de trabalho, e problemas de saúde que podem ser causados por causa do trabalho em qualquer setor.

Assim, empresas que investem na saúde ocupacional estão investindo na promoção de bem estar aos seus empregados, tanto o bem estar físico, quanto o emocional, além de oferecer um local mais propício ao um bom desempenho das funções no trabalho.

Uma empresa que investe em saúde ocupacional está mostrando aos seus empregados que ela se preocupa com eles e com o seu bem estar, além disso, quando se investe na saúde dos empregados, também está sendo investido na empresa, pois trabalhadores aptos e com uma boa saúde, física e mental, desempenham melhor suas funções. Por isso toda empresa precisa investir nessa área.

A saúde ocupacional inicia a partir do momento em que há a contratação de funcionários aptos a exercerem sua atividade isto se dá através do ASO – Atestado de Saúde Ocupacional.

Ações da saúde ocupacional

Como o objetivo da saúde ocupacional é promover o bem estar e melhores condições de trabalho aos funcionários de empresas e indústrias, são desenvolvidas uma série de ações dentro do ambiente de trabalho que estimulem os empregados a participarem e melhorarem o seu dia a dia no trabalho.

Algumas atividades mais comuns são aulas de alongamento, ioga, fisioterapeuta, psicólogos e outros que sempre ficam à disposição dos funcionários.

Na maioria das empresas também é realizado anualmente exames em todos os seus empregados a fim de identificar possíveis doenças que podem ou não ser originadas por causa do trabalho, e caso alguma doença seja identificada já inicia-se de imediato o tratamento.

Além disso, outras ações que acontecem dentro das empresas, como as campanhas de vacinações anuais, contra gripe, hepatite, etc, o estímulo para que sejam feitos exames periódicos indispensáveis  e outras campanhas que podem ocorrer, são realizadas com o objetivo de alertar os funcionários que eles devem cuidar da sua saúde sempre, mesmo fora do trabalho.

Leia Também: Diferença entre Doença Profissional e do Trabalho

Empresas que promovem o conceito de saúde ocupacional também contam com equipes em ambulatórios ou semi ambulatórios para estarem sempre prontas a atender os seus funcionários quando eles precisarem, isso faz com que eles tenham atendimento especializado e rápido.

Outras funções da saúde ocupacional

Outra função da saúde ocupacional é adequar o local de trabalho ao empregado, garantindo que ele não corre riscos enquanto desempenha as suas funções, por isso muitas empresas disponibilizam fisioterapeutas para avaliar a postura de funcionários que trabalham muito tempo sentados, e adequam suas mesas e cadeiras para que eles não sejam prejudicados no futuro.

É a saúde ocupacional a área responsável para verificar se os empregados estão utilizando os equipamentos de segurança corretos, e caso contrário, providenciam adequação dos equipamentos, entre outras coisas.

Além disso, é nesse setor também onde são feitos os exames de admissão e demissão, ou seja, antes de começar a trabalhar em uma empresa, ou a sair dela é atestado que a pessoa está em perfeita saúde, tanto antes quanto depois do emprego.

Sobre o Autor

Rafael Lobo

Fundador e sócio-diretor na Conceito Zen, Bombeiro Civil com aperfeiçoamento em Segurança do Trabalho, Técnico em Massoterapia e vencedor do Prêmio Reconhecimento Senac, atua desde 2008 com palestras e atividades voltadas para SIPAT e Qualidade de Vida no Trabalho.

Comentários (26)

  1. Caio Cesar Souza Lazari :

    Muito bom e simples a compreensão do texto.

    • Rafael Lobo :

      Olá Caio.
      Fico feliz que tenha gostado do artigo.

      Abraços,
      Rafael

      • Maura Adriana :

        A saúde ocupacional no meu país Angola, quase 90% dos trabalhadores desconhecem o tema, quase que nem se fala a respeito da saúde ocupacional.

  2. Antonio Noe Francisco :

    Muito obrigado. Fiquei mais esclarecido após a leitura.

    • Rafael Lobo :

      Olá Antonio.
      Que bom que gostou do nosso material sobre saúde ocupacional.

      Abraços,
      Rafael

  3. Ingrid :

    Trabalho no departamento de RH, e me preocupo com a saúde dos meus colegas sempre fazendo treinamentos direcionados a esse assunto. Muito legal esse artigo. Está de parabéns.

    • Rafael Lobo :

      Olá Ingrid. Tudo bem?
      Que bom que gostou do artigo.

      Abraços,
      Rafael

  4. Marcus Seixas :

    Estou cursando Tecnólogo em Segurança do Trabalho, pesquisando sobre saúde ocupacional encontrei esse texto que me ajudou na compreensão do assunto. Parabéns.

    • Rafael Lobo :

      Olá Marcus.
      Fico feliz em saber que este artigo lhe foi útil.

      Abraços,
      Rafael

    • Liziane :

      Estou estudando sobre o assunto. Ótima definição, super clara e compreensível.
      Parabéns pelo trabalho!

      • Rafael Lobo :

        Olá Liziane.
        Que bom que gostou do artigo.

        Abraços,
        Rafael

  5. Cacilda :

    Terminei o curso de técnico em enfermagem do trabalho. Ainda não foi possível atuar na área, mas gosto muito de ler sobre o assunto.
    Gostei muito do artigo. Você está de parabéns.

    • Rafael Lobo :

      Olá Cacilda.
      Fico feliz que tenha gostado do artigo.

      Abraços,
      Rafael

  6. Cecilia Canivete :

    Ola. Estou fazendo um trabalho sobre saúde ocupacional em Moçambique. O artigo foi me muito útil!

    • Rafael Lobo :

      Olá Cecilia.
      Que legal! Fico feliz em saber que meu artigo conseguiu lhe ajudar!

      Abraços,
      Rafael

      • Hilario Morais :

        Olá. Estou fazendo um curso se saúde publica em Moçambique e encontrei este artigo que ajudou me a compreender sobre saúde ocupacional, obrigado.

  7. Larissa Xavier :

    Muito bom, qual foi a data que você públicou este artigo?

    • Rafael Lobo :

      Olá Larissa. Tudo bem?
      O artigo foi publicado em 26/05/2016.

      Abraços,
      Rafael

  8. Barbara Melo :

    Sou estudante de enfermagem e muito me ajudou as informações aqui postadas.

    • Rafael Lobo :

      Olá Barbara.
      Fico muito feliz em saber que o conteúdo do artigo lhe ajudou.

      Abraços,
      Rafael

  9. Mario :

    Oi. Terminei já a minha formação em gestão ambiental, gostei da materia aqui tratada e estou feliz.

    A partir de Moçambique um Abraço!

    • Rafael Lobo :

      Olá Mario.
      Um grande abraço para você e a todos os prevencionistas de Moçambique!

      Obrigado pela visita.

      Abraços,
      Rafael

  10. Murilas :

    Muito obrigado pelo documento, foi muito útil para mim.

    • Rafael Lobo :

      Olá Murilas.
      Fico feliz em saber que pude ajudar de alguma forma.

      Abraços,
      Rafael

  11. Ernesto Jose Sitoe :

    Oi. Gostei do artigo, me ajudou bastante na elaboração do meu trabalho. Obrigado.

    • Rafael Lobo :

      Olá Ernesto.
      Que bom que pude lhe ajudar. Fico feliz!

      Abraços,
      Rafael

Deixe seu Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *