Como organizar uma SIPAT

Organizar uma SIPAT não é uma tarefa simples. Portanto, toda colaboração e organização antecipada é a chave para que esta ação de segurança no trabalho seja um sucesso.

Como organizar uma SIPATOrganizar uma SIPAT é uma responsabilidade enorme para os membros da CIPA e demanda organização e comprometimento de toda a equipe para que o evento atinja o objetivo proposto.

Podemos dizer que o principal objetivo da SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho) é divulgar e promover a prevenção de acidentes e doenças no trabalho.

Para alcançarmos estas metas, deve-se oferecer atividades que possam orientar e conscientizar os funcionários quanto à importância de se eliminar os acidentes do trabalho, criando-se atitudes positivas para reconhecer e corrigir as algum risco no ambiente de trabalho.

Organizando a SIPAT com antecedência

Engana-se quem pense que organizar uma SIPAT é simples! Muitas empresas pecam, pois deixam a organização da semana da SIPAT para última hora devido a este evento ser obrigatório anualmente, conforme determinado na NR 05 (Norma Regulamentadora responsável pelas diretrizes da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho).

Para fazer uma SIPAT de sucesso e que tenha a participação massiva dos membros da CIPA e dos funcionários, é importante que a empresa defina com antecedência:

  • A equipe que será responsável pela realização da SIPAT;
  • Escolha um membro da CIPA que seja o coordenador da equipe;
  • Distribuição das tarefas para toda a equipe da CIPA;
  • Definir datas para reuniões durante todo o período da atual gestão (CIPA);
  • Verificar com antecedência as empresas que realizam atividades para SIPAT;

Com estas práticas, se garante a organização de tarefas e participação efetiva de todos envolvidos da equipe para a realização da SIPAT.

Para que os funcionários saibam da realização e tenham interesse em participar do evento, faça a divulgação da SIPAT com antecedência! Faixas, avisos nos murais onde há maior circulação de pessoas, intranet, e-mail e cartazes são formas simples e práticas de chamar a atenção dos funcionários e deixá-los informados do evento, bem como sua programação.

Atenção! Pode acontecer de alguns funcionários nunca terem participado de uma SIPAT, portanto, é importante que nos comunicados seja explicado do que se trata este evento e sua importância para a empresa e funcionários como um bem comum em relação a saúde e prevenção de acidentes no trabalho.

Atividades para a SIPAT

Dicas para SIPAT

Promova palestras que farão a diferença no dia a dia dos funcionários! Saia da mesmice! Escolha temas inovadores e atuais como “Segurança no Trabalho com foco Comportamental”, “Qualidade de Vida”, “Prevenção de Acidentes Domésticos”, “Orçamento Doméstico”, “Motivação”…

Para 2016, a Conceito Zen preparou 15 temas de palestras! Veja nossas sugestões para temas de palestras para SIPAT.

Para os temas mais procurados na SIPAT, como “Segurança no Trabalho”, “Qualidade de Vida”, “Meio Ambiente” e “Sexualidade”, nós preparamos uma abordagem diferenciada através do teatro. Nestas apresentações, há um personagem caracterizado que faz a interação com o palestrante e o público.

Quer conhecer mais? Acesse nossa página de peças teatrais para SIPAT.

Alguns exames que não são feitos com frequência, podem ser uma ferramenta fundamental para detectar possíveis problemas de saúde de alguns funcionários. Inclusive estes exames podem ser feitos de forma gratuita pelos convênios ou empresas parceiras ex: Testes de glicemia e aferição da pressão arterial, fonoaudiólogo, exames de vista, exame dentário, avaliações nutricionais, entre outros.

Outras atividades como Quick Massage, Ginástica Laboral e concursos, são uma ótima forma de presentear os participantes da SIPAT.

Para muitos que não conhecem a Quick Massage, esta é uma técnica de massagem feita em uma cadeira própria para sua realização. A pessoa fica sentada em uma posição confortável e recebe uma massagem na cabeça, pescoço, costas, braços e mãos por aproximadamente 15 minutos.

Se você ainda não teve a experiência de receber uma massagem destas, saiba que, cada vez mais no Brasil as empresas a estão utilizando como forma de promover o bem estar para fazer uma SIPAT diferenciada. Veja o vídeo abaixo para ter uma ideia melhor:

A Quick Massage na SIPAT é uma atividade que pode ser realizada como uma forma de brinde para os participantes das ações da semana da SIPAT e pela nossa experiência, é uma atividade que agrada à todos que têm a oportunidade de receber uma sessão destas.

Falando em brinde, escrevemos um artigo com 14 ideias sensacionais de brindes para SIPAT onde compartilhamos algumas ideias bem bacanas para que a empresa possa presentear seus funcionários, mas sem precisar gastar muito a verba para o evento, principalmente agora que sabemos que a verba para esta ação não é das maiores.

Dia a dia da SIPAT

Por mais que haja a organização da SIPAT com antecedência e aparentemente está tudo certo para o evento, é de extrema importância, atentar-se aos detalhes no dia-a-dia na SIPAT. Sugerimos atenção especial a estes detalhes:

  • Verifique e tome os devidos cuidados com o local onde serão realizadas as atividades (limpeza, instalação elétrica, etc);
  • Verifique o funcionamento dos bebedouros e se os mesmos serão suficientes para os participantes;
  • Verifique se os sanitários estão em bom funcionamento;
  • Confira os equipamentos de áudio e vídeo (É importante que o membro escolhido tenha conhecimento sobre estes equipamentos);
  • Confira a lista de premiações e seus respectivos prêmios;
  • Separe os brindes que serão sorteados no dia;
  • Máquina fotográfica para registrar o evento e posterior divulgação;
  • Pilha (ou bateria) reserva para a máquina;
  • Lista de presença

Sugestão de leitura para fazer uma SIPAT melhor

Conclusão sobre como organizar uma SIPAT

A semana da SIPAT não deve ser encarada pela empresa e pelos membros da CIPA como “uma simples semana de eventos e atividades”, mas sim como uma porta de entrada de informações e orientações de profissionais especializados em suas respectivas áreas para garantir o principal patrimônio de todos: A SAÚDE e SEGURANÇA.

Organizando o evento com antecedência e atribuindo tarefas à toda equipe da CIPA, fazer uma SIPAT não será um “bicho de 7 cabeças” e o sucesso da SIPAT será garantido e bem lembrado por todos por um bom tempo, o que ajuda muitas vezes, ressaltar procedimentos internos que não estejam sendo cumpridos 100% pelos colaboradores.

Tem alguma dica de como organizar a SIPAT? Deixe seu comentário!

Como organizar uma SIPAT
4.38 (87.62%) 21 votes

Compartilhe

Autor

Rafael Lobo

Bombeiro Civil com aperfeiçoamento em Segurança do Trabalho e Meio Ambiente.
Fundador e sócio-diretor na Conceito Zen, atua desde 2008 com palestras e atividades voltadas para SIPAT e Qualidade de Vida no Trabalho.

Comentários

  1. Paulo :

    Nossa muito bom Rafael.
    Realmente, organizar uma SIPAT não é fácil e precisa que todos os membros da CIPA participem para que o evento tenha sucesso e resultado.
    Pelo menos nessa questão tive sorte. Toda que vez que surgia a pauta sobre como organizar a SIPAT na empresa durante a reunião, pude contar com outros funcionários que tinham muito mais experiência e sempre deu muito certo!

    • Rafael Lobo :

      Olá Paulo.
      Quando me perguntam como organizar uma SIPAT de sucesso eu sempre respondo de prontidão que precisa da ajuda de todos os participantes da CIPA para que o evento tenha resultados.

      Pela minha experiência de anos neste segmento, realmente, quando todos os membros participam e mais do que isso, fazem com amor, o evento sempre supera as expectativas!

      Abraços.

    • Marcus Oliveira :

      Parabéns Rafael.

      No ultimo dia 20 finalizamos nossa SIPAT.
      Estou em processo de montagem do relatório do mesmo. Você tem algum modelo em que possa me ajudar?

      • Rafael Lobo :

        Olá Marcus. Tudo bem?

        Para comprovar a realização da SIPAT basta que você forme um arquivo (on line ou físico) com a lista de presença das atividades, fotos, cartazes, faixa da SIPAT, etc.

        Todo material serve como prova de que sua empresa realizou a SIPAT.

        Abraços!

  2. Elizangela Soares :

    Olá Rafael Lobo. Tudo Bem?
    Estou cursando Técnico de Segurança do Trabalho e preciso desenvolver uma SIPAT.
    Você pode me ajudar, a como desenvolver a mesma em uma empresa, não sei nem começar…aguardo por gentileza sua ajuda…
    Desde já agradeço……OBRIGADA!!!!!!!

    • Rafael Lobo :

      Olá Elizangela. Tudo bem?
      Após ler o artigo, ficou com alguma dúvida ainda?

      Abraços,
      Rafael

  3. GRACIELLE ESTRELA :

    Olá Rafael,

    Essa semana estou iniciando minha primeira SIPAT.

    Como devo proceder, não tive ajuda da CIPA.

    • Rafael Lobo :

      Olá Gracielle. Tudo bem?
      Fazer a SIPAT sozinho realmente é muito complicado. Porém, tente seguir a risca o conteúdo do artigo, mas tente exigir a participação dos demais membros da CIPA durante as atividades na semana. Por mais que alguns não tenham experiência, sempre dá para contribuir um pouco.

      Abraços,
      Rafael

  4. Marines :

    Olá Rafael, vou organizar uma SIPAT, será que você pode me dar umas dicas de alguns temas?
    Desde já obrigado pela atenção.
    Abraço…

    • Rafael Lobo :

      Olá Marines. Claro que posso te ajudar com temas na organização da sua SIPAT. Aliás, tem um artigo em nosso site que atualizei com diversas dicas de temas atuais que vão lhe ajudar.

      Link: http://www.conceitozen.com.br/sipat-temas.html

      Qualquer outra dúvida estou à disposição.

      Abraços,
      Rafael

Deixe seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado – Campos obrigatórios estão marcados com *